Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/840 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
id |
RCAP_ac29c9fce51c01889a861195c2180617 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/840 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idadePsicologia educacionalEscritaIdade escolarNarrativaDesenvolvimentoMemóriaAnálise de decisãoPsicologia cognitivaEducational psychologyWritingSchool-age childrenNarrativesDevelopmentMemoryDiscourse analysisCognitive psychologyDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO presente estudo teve como objectivos averiguar se o tipo de discurso, narrativo ou descritivo e a execução de uma produção escrita, influenciavam a retenção/recordação de informação em crianças dos 9 aos 11 anos de idade, sobre o acontecimento de uma visita ao Oceanário de Lisboa. A situação experimental englobou uma amostra de 108 crianças, entre os 9 e os 11 anos de idade, provenientes de 4 escolas do Io Ciclo do Ensino Básico. A divisão desta amostra processa-se do seguinte modo: 1 Grupo Narrativo, 1 Grupo Descritivo e 1 Grupo Sem Verbalização. Distinguindo-se dentro de cada grupo, dois subgrupos, pela execução ou não de produção escrita após o acontecimento, prefazendo um total de 6 subgrupos independentes e equivalentes com 18 crianças cada. O mesmo acontecimento foi apresentado de três modos diferentes aos três grupos. A um dos grupos o acontecimento foi acompanhado de uma verbalização do tipo narrativo, a outro a mesma informação foi apresentada de forma descritiva e ao terceiro grupo não foi dada essa informação. Ocorrem três momentos de recolha de dados, onde foi pedido às crianças através da recordação livre, informação respeitante ao acontecimento. Os três momentos são: a Produção Escrita - logo após o acontecimento (a apenas três dos subgrupos), o Io Pós-teste - logo após o acontecimento, e o 2o Pós-teste - uma semana após o acontecimento. As quatro hipóteses de investigação colocadas incidiam sobre a influência da verbalização, o tipo de discurso apresentado e a existência de produção escrita, na quantidade de informação retida/recordada pelas crianças. Assim, esperava-se que as crianças que recordassem mais informação fossem: as sujeitas à verbalização; ao tipo de discurso narrativo; que efectuassem uma produção escrita e ainda a conjugação do tipo de discurso narrativo com a produção escrita. A análise estatística teve como base os testes: Mann Whitney, Wilcoxon e Anova Oneway. Os resultados corroboraram as quatro hipóteses colocadas inicialmente, revelando que as crianças cujo acontecimento foi acompanhado de verbalização, foram as que mais informação recordaram. Ocorrendo o mesmo quando o discurso era do tipo narrativo. Comprovando-se ainda que a produção escrita facilitou a recordação e mais ainda se associada ao tipo de discurso narrativo. Os resultados sugerem que a verbalização, em especial o tipo de discurso apresentado influencia a organização da memória das crianças. Os desempenhos dos três grupos de crianças revelaram-se muito diferentes, tendo as crianças de verbalização narrativa mais beneficiado do tipo de discurso na recordação do acontecimento. A produção escrita revelou-se também benéfica no desenvolvimento e reorganização do pensamento. Este estudo pretende contribuir para realçar a importância da apresentação de informação em experiências de vida, de modo que as crianças possam beneficiar em pleno das informações que lhes são transmitidas.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPARebelo, Sally Franco2011-09-03T14:38:57Z2004-01-01T00:00:00Z2004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:57Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:56.871051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade |
title |
Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade |
spellingShingle |
Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade Rebelo, Sally Franco Psicologia educacional Escrita Idade escolar Narrativa Desenvolvimento Memória Análise de decisão Psicologia cognitiva Educational psychology Writing School-age children Narratives Development Memory Discourse analysis Cognitive psychology |
title_short |
Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade |
title_full |
Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade |
title_fullStr |
Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade |
title_full_unstemmed |
Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade |
title_sort |
Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade |
author |
Rebelo, Sally Franco |
author_facet |
Rebelo, Sally Franco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Sally Franco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Escrita Idade escolar Narrativa Desenvolvimento Memória Análise de decisão Psicologia cognitiva Educational psychology Writing School-age children Narratives Development Memory Discourse analysis Cognitive psychology |
topic |
Psicologia educacional Escrita Idade escolar Narrativa Desenvolvimento Memória Análise de decisão Psicologia cognitiva Educational psychology Writing School-age children Narratives Development Memory Discourse analysis Cognitive psychology |
description |
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01T00:00:00Z 2004-01-01T00:00:00Z 2011-09-03T14:38:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/840 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130048968523776 |