Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Sally Franco
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/840
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_ac29c9fce51c01889a861195c2180617
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/840
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idadePsicologia educacionalEscritaIdade escolarNarrativaDesenvolvimentoMemóriaAnálise de decisãoPsicologia cognitivaEducational psychologyWritingSchool-age childrenNarrativesDevelopmentMemoryDiscourse analysisCognitive psychologyDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO presente estudo teve como objectivos averiguar se o tipo de discurso, narrativo ou descritivo e a execução de uma produção escrita, influenciavam a retenção/recordação de informação em crianças dos 9 aos 11 anos de idade, sobre o acontecimento de uma visita ao Oceanário de Lisboa. A situação experimental englobou uma amostra de 108 crianças, entre os 9 e os 11 anos de idade, provenientes de 4 escolas do Io Ciclo do Ensino Básico. A divisão desta amostra processa-se do seguinte modo: 1 Grupo Narrativo, 1 Grupo Descritivo e 1 Grupo Sem Verbalização. Distinguindo-se dentro de cada grupo, dois subgrupos, pela execução ou não de produção escrita após o acontecimento, prefazendo um total de 6 subgrupos independentes e equivalentes com 18 crianças cada. O mesmo acontecimento foi apresentado de três modos diferentes aos três grupos. A um dos grupos o acontecimento foi acompanhado de uma verbalização do tipo narrativo, a outro a mesma informação foi apresentada de forma descritiva e ao terceiro grupo não foi dada essa informação. Ocorrem três momentos de recolha de dados, onde foi pedido às crianças através da recordação livre, informação respeitante ao acontecimento. Os três momentos são: a Produção Escrita - logo após o acontecimento (a apenas três dos subgrupos), o Io Pós-teste - logo após o acontecimento, e o 2o Pós-teste - uma semana após o acontecimento. As quatro hipóteses de investigação colocadas incidiam sobre a influência da verbalização, o tipo de discurso apresentado e a existência de produção escrita, na quantidade de informação retida/recordada pelas crianças. Assim, esperava-se que as crianças que recordassem mais informação fossem: as sujeitas à verbalização; ao tipo de discurso narrativo; que efectuassem uma produção escrita e ainda a conjugação do tipo de discurso narrativo com a produção escrita. A análise estatística teve como base os testes: Mann Whitney, Wilcoxon e Anova Oneway. Os resultados corroboraram as quatro hipóteses colocadas inicialmente, revelando que as crianças cujo acontecimento foi acompanhado de verbalização, foram as que mais informação recordaram. Ocorrendo o mesmo quando o discurso era do tipo narrativo. Comprovando-se ainda que a produção escrita facilitou a recordação e mais ainda se associada ao tipo de discurso narrativo. Os resultados sugerem que a verbalização, em especial o tipo de discurso apresentado influencia a organização da memória das crianças. Os desempenhos dos três grupos de crianças revelaram-se muito diferentes, tendo as crianças de verbalização narrativa mais beneficiado do tipo de discurso na recordação do acontecimento. A produção escrita revelou-se também benéfica no desenvolvimento e reorganização do pensamento. Este estudo pretende contribuir para realçar a importância da apresentação de informação em experiências de vida, de modo que as crianças possam beneficiar em pleno das informações que lhes são transmitidas.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPARebelo, Sally Franco2011-09-03T14:38:57Z2004-01-01T00:00:00Z2004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:57Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:56.871051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade
title Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade
spellingShingle Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade
Rebelo, Sally Franco
Psicologia educacional
Escrita
Idade escolar
Narrativa
Desenvolvimento
Memória
Análise de decisão
Psicologia cognitiva
Educational psychology
Writing
School-age children
Narratives
Development
Memory
Discourse analysis
Cognitive psychology
title_short Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade
title_full Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade
title_fullStr Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade
title_full_unstemmed Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade
title_sort Era uma vez... uma visita ao oceanário: Efeitos do tipo de discurso e produção escrita na recordação de crianças dos 9 aos 11 anos de idade
author Rebelo, Sally Franco
author_facet Rebelo, Sally Franco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Sally Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Escrita
Idade escolar
Narrativa
Desenvolvimento
Memória
Análise de decisão
Psicologia cognitiva
Educational psychology
Writing
School-age children
Narratives
Development
Memory
Discourse analysis
Cognitive psychology
topic Psicologia educacional
Escrita
Idade escolar
Narrativa
Desenvolvimento
Memória
Análise de decisão
Psicologia cognitiva
Educational psychology
Writing
School-age children
Narratives
Development
Memory
Discourse analysis
Cognitive psychology
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
2004-01-01T00:00:00Z
2011-09-03T14:38:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/840
url http://hdl.handle.net/10400.12/840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130048968523776