Desempenho escolar e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Inês Beatriz Dinis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6672
Resumo: Exame público realizado em 15 de dezembro de 2022, às 13h
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spelling Desempenho escolar e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadasPsicologiaPsicologia clínicaCrianças institucionalizadas - Regulação emocional - Ajustamento socioemocionalTeste psicológico - Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ)Exame público realizado em 15 de dezembro de 2022, às 13hDissertação de mestrado em Psicologia ClínicaO efeito nocivo da institucionalização no desempenho escolar no ajustamento socioemocional e a associação do desempenho escolar com o ajustamento socioemocional encontram-se descritos na literatura. Contudo, são ainda reduzidos os estudos sobre o efeito do desempenho escolar no ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas. O presente estudo tem como objetivo analisar o potencial efeito da institucionalização, do desempenho escolar, da idade e do sexo no ajustamento socioemocional de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Participaram, nesta investigação, 92 crianças (45 institucionalizadas e 47 não institucionalizadas), entre os 6 e os 10 anos de idade (M = 8.20, DP = 1.00). O desempenho escolar e o ajustamento socioemocional foram avaliados com a Escala de Competência Académica da versão portuguesa do Social Skills Rating System – Teacher Form (SSRS-T) e o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Os questionários foram preenchidos pelas/os cuidadoras/es principais das instituições e pelas/os professoras/es titulares de turma, respetivamente, para as crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas no desempenho escolar e nos indicadores do ajustamento socioemocional, quer entre crianças institucionalizadas e não institucionalizadas, quer em função da idade e do sexo. São discutidas as implicações destes resultados para a prática. É enfatizada a importância da implementação de intervenções dirigidas à promoção de práticas institucionais que contribuam para que a experiência de institucionalização potencie a resiliência das crianças com experiências familiares adversas.The negative effect of institutionalization on academic performance and socioemotional adjustment, along with the association between academic performance and socioemotional adjustment, are already described. However, research on the effect of academic performance on socioemotional adjustment in institutionalized children is still scarce. This study aims to analyze the potential effect of institutionalization, academic performance, children’s age and sex on institutionalized and noninstitutionalized children’s socioemotional adjustment. Participants were 92 children (45 institutionalized and 47 noninstitutionalized), aged 6 and 10 years old (M = 8.20, SD = 1.00). Academic performance and socioemotional adjustment were assessed with the Academic Performance Scale of the Portuguese version of the scale of Academic Competence of the Portuguese version of Social Skills Rating System – Teacher Form (SSRS-T) and the Portuguese version of the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), respectively. The questionnaires were completed by the main caregivers of the institutions and by the elementary teacher, respectively, for the institutionalized and non- institutionalized groups. No statistically significant differences were observed in academic performance and socioemotional adjustment either between institutionalized and noninstitutionalized children or regarding age and sex. The practical implications of these results are discussed. The relevance of implementing interventions focused on the promotion of institutional practices which make residential care an experience which enhances resilience in children with family adverse experiences are highlighted.2023-01-06T17:02:31Z2023-01-062022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/6672http://hdl.handle.net/11067/6672TID:203146069porRibeiro, Inês Beatriz Dinisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:05Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:07.141227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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