Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/6640 |
Resumo: | Exame público realizado em 24 de novembro de 2022, às 14H |
id |
RCAP_ca7e94cfd4bb9fceb4c13defc0347fe9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6640 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadasPsicologiaPsicologia clínicaCrianças institucionalizadas - Regulação emocional - Ajustamento socioemocionalTeste psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC)Teste psicológico - Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ)Exame público realizado em 24 de novembro de 2022, às 14HDissertação de mestrado em Psicologia ClínicaAs dificuldades na regulação emocional e as vulnerabilidades no ajustamento socioemocional das crianças institucionalizadas são motivo de marcada preocupação na esfera clínica, social e política, o que justifica a relevância de aprofundar a compreensão sobre os mesmos. Este estudo teve como objetivo analisar o potencial efeito da regulação emocional, da labilidade negativa, da idade e do sexo da criança no ajustamento socioemocional de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Participaram, nesta investigação, 92 crianças (45 institucionalizadas e 47 não institucionalizadas), entre os 6 e os 10 anos (M = 8.30, DP = 1.00). A regulação emocional e a labilidade negativa foram avaliadas com recurso a Emotion Regulation Checklist (ERC) e o ajustamento socioemocional foi aferido com o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Os questionários foram preenchidos pelos cuidadores principais das instituições e pelas/os professoras/es titulares de turma, respetivamente, para as crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Observou-se que as crianças institucionalizadas apresentavam mais labilidade negativa do que as não institucionalizadas e que as raparigas exibiam maiores níveis de labilidade negativa do que os rapazes. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas na regulação emocional e nos indicadores do ajustamento socioemocional entre crianças institucionalizadas e não institucionalizadas, e em função da idade e do sexo. São discutidas as implicações destes resultados para a intervenção psicológica com crianças institucionalizadas.Despite being widely described, institutionalized children’s difficulties in emotion regulation and their socioemotional adjustment problems are issues of great concern in the clinical, social and political spheres, which highlights the relevance of understanding them deeply. This study aimed to analyze the potential effect of emotion regulation, negative lability, children’s age and sex on socioemotional institutionalized and noninstitutionalized children’s adjustment. Participants were 92 children (45 institutionalized and 47 noninstitutionalized) aged between 6 and 10 years old (M = 8.30, SD = 1.00). Emotion regulation and negative lability were assessed with the Emotion Regulation Checklist (ERC), and socioemotional adjustment with the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). The questionnaires were completed by the institutions’ main caregivers and by the teachers, respectively for institutionalized and noninstitutionalized children. Institutionalized children showed more negative lability than noninstitutionalized ones, and girls exhibited more negative lability than boys. No statistically significant differences in emotion regulation and socioemotional adjustment markers were observed, neither between institutionalized and noninstitutionalized children, nor depending on children’s age and sex. Implications for psychological intervention with institutionalized children are discussed.2022-12-15T12:17:32Z2022-12-152022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/6640http://hdl.handle.net/11067/6640TID:203107535porPereira, Ana Rita Baptistainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:48:12Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:02.831654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas |
title |
Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas |
spellingShingle |
Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas Pereira, Ana Rita Baptista Psicologia Psicologia clínica Crianças institucionalizadas - Regulação emocional - Ajustamento socioemocional Teste psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC) Teste psicológico - Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) |
title_short |
Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas |
title_full |
Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas |
title_fullStr |
Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas |
title_full_unstemmed |
Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas |
title_sort |
Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas |
author |
Pereira, Ana Rita Baptista |
author_facet |
Pereira, Ana Rita Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Rita Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Psicologia clínica Crianças institucionalizadas - Regulação emocional - Ajustamento socioemocional Teste psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC) Teste psicológico - Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) |
topic |
Psicologia Psicologia clínica Crianças institucionalizadas - Regulação emocional - Ajustamento socioemocional Teste psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC) Teste psicológico - Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) |
description |
Exame público realizado em 24 de novembro de 2022, às 14H |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15T12:17:32Z 2022-12-15 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/6640 http://hdl.handle.net/11067/6640 TID:203107535 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/6640 |
identifier_str_mv |
TID:203107535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136751022768128 |