Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Rita Baptista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6640
Resumo: Exame público realizado em 24 de novembro de 2022, às 14H
id RCAP_ca7e94cfd4bb9fceb4c13defc0347fe9
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6640
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadasPsicologiaPsicologia clínicaCrianças institucionalizadas - Regulação emocional - Ajustamento socioemocionalTeste psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC)Teste psicológico - Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ)Exame público realizado em 24 de novembro de 2022, às 14HDissertação de mestrado em Psicologia ClínicaAs dificuldades na regulação emocional e as vulnerabilidades no ajustamento socioemocional das crianças institucionalizadas são motivo de marcada preocupação na esfera clínica, social e política, o que justifica a relevância de aprofundar a compreensão sobre os mesmos. Este estudo teve como objetivo analisar o potencial efeito da regulação emocional, da labilidade negativa, da idade e do sexo da criança no ajustamento socioemocional de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Participaram, nesta investigação, 92 crianças (45 institucionalizadas e 47 não institucionalizadas), entre os 6 e os 10 anos (M = 8.30, DP = 1.00). A regulação emocional e a labilidade negativa foram avaliadas com recurso a Emotion Regulation Checklist (ERC) e o ajustamento socioemocional foi aferido com o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Os questionários foram preenchidos pelos cuidadores principais das instituições e pelas/os professoras/es titulares de turma, respetivamente, para as crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Observou-se que as crianças institucionalizadas apresentavam mais labilidade negativa do que as não institucionalizadas e que as raparigas exibiam maiores níveis de labilidade negativa do que os rapazes. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas na regulação emocional e nos indicadores do ajustamento socioemocional entre crianças institucionalizadas e não institucionalizadas, e em função da idade e do sexo. São discutidas as implicações destes resultados para a intervenção psicológica com crianças institucionalizadas.Despite being widely described, institutionalized children’s difficulties in emotion regulation and their socioemotional adjustment problems are issues of great concern in the clinical, social and political spheres, which highlights the relevance of understanding them deeply. This study aimed to analyze the potential effect of emotion regulation, negative lability, children’s age and sex on socioemotional institutionalized and noninstitutionalized children’s adjustment. Participants were 92 children (45 institutionalized and 47 noninstitutionalized) aged between 6 and 10 years old (M = 8.30, SD = 1.00). Emotion regulation and negative lability were assessed with the Emotion Regulation Checklist (ERC), and socioemotional adjustment with the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). The questionnaires were completed by the institutions’ main caregivers and by the teachers, respectively for institutionalized and noninstitutionalized children. Institutionalized children showed more negative lability than noninstitutionalized ones, and girls exhibited more negative lability than boys. No statistically significant differences in emotion regulation and socioemotional adjustment markers were observed, neither between institutionalized and noninstitutionalized children, nor depending on children’s age and sex. Implications for psychological intervention with institutionalized children are discussed.2022-12-15T12:17:32Z2022-12-152022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/6640http://hdl.handle.net/11067/6640TID:203107535porPereira, Ana Rita Baptistainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:48:12Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:02.831654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
title Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
spellingShingle Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
Pereira, Ana Rita Baptista
Psicologia
Psicologia clínica
Crianças institucionalizadas - Regulação emocional - Ajustamento socioemocional
Teste psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC)
Teste psicológico - Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ)
title_short Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
title_full Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
title_fullStr Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
title_full_unstemmed Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
title_sort Regulação emocional, habilidade negativa e ajustamento socioemocional em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas
author Pereira, Ana Rita Baptista
author_facet Pereira, Ana Rita Baptista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Rita Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia clínica
Crianças institucionalizadas - Regulação emocional - Ajustamento socioemocional
Teste psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC)
Teste psicológico - Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ)
topic Psicologia
Psicologia clínica
Crianças institucionalizadas - Regulação emocional - Ajustamento socioemocional
Teste psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC)
Teste psicológico - Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ)
description Exame público realizado em 24 de novembro de 2022, às 14H
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15T12:17:32Z
2022-12-15
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/6640
http://hdl.handle.net/11067/6640
TID:203107535
url http://hdl.handle.net/11067/6640
identifier_str_mv TID:203107535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136751022768128