O impacto no desempenho financeiro, operacional e no dos fornecedores da centralização da gestão das compras de material assistencial de residências assistidas em hospitais: o caso grupo José de Mello

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, João Paulo Morais Sarmento Neto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6286
Resumo: Reconhecendo a centralização das compras como uma estrutura que promove a eficiência e a economia de escala, o grupo José de Mello Residências e Serviços optou por centralizar a compra de material assistencial no grupo José de Mello Saúde com o intuito de reduzir custos. Este trabalho tem como objetivos principais monitorizar a transição para a nova estrutura de compras e avaliar, não só o impacto financeiro, mas também no desempenho operacional e no dos fornecedores. A nova estrutura de compras define-se como uma estrutura híbrida, caracterizada pela centralização da gestão das compras sem centralização dos armazéns. Para além da avaliação da redução de custos diretos, a inclusão de uma dimensão operacional e de desempenho dos fornecedores é importante na compreensão do impacto da centralização em fontes de custos indiretos ou relacionados com qualidade, uma preocupação constante da organização. Como resultados principais, observamos que a centralização da gestão das compras foi acompanhada por uma redução média de 16,5% nos preços de compra, porém refletida numa redução de custos de apenas 2,17% em sete meses. A redução de custos inferior ao esperado pode ser justificada pela incapacidade de obter preços mais competitivos para alguns dos artigos de maior consumo das residências. Por outro lado, a centralização das compras resultou num período médio de espera das encomendas mais longo e mais variável, associado a pior qualidade e a maiores custos indiretos. O estudo conclui que apesar da ligeira redução de custos, a centralização da gestão das compras no grupo José de Mello Saúde não assegura um melhor serviço, principalmente para os artigos exclusivos das residências. Foram identificadas possíveis fontes de custos indiretos e sugeridas ações para promover uma função de compras mais eficiente e sem prejuízo da qualidade.
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