A desconstrução da imagem na comunicação de tribos urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Inês Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58720
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Design de Comunicação de Moda
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spelling A desconstrução da imagem na comunicação de tribos urbanaimagemIEstéticaIdentidadeTribosCulturaImageAestheticsIdentityTribesCultureHumanidades::ArtesDissertação de mestrado integrado em Design de Comunicação de ModaVivemos numa sociedade transbordante de imagens, as novas tecnologias deram a possibilidade do indivíduo comum aceder e produzir imagens em todos os contextos, lugares, e partilhá-las com todo o mundo. A imagem é, hoje, um dado adquirido no nosso quotidiano, fazendo parte das nossas rotinas e da nossa forma de socialização. A moda, reflexo de uma indústria de alto impacto e ritmo acelerado, exige uma mensagem visual de grande eficiência e uma constante reinvenção, cuja imagem deve representar os valores fundamentais da marca e transcender expectativas. Esta investigação começou com a necessidade de descodificar nichos de mercado, de categorizar, de entrar nos seus universos e culturas para, assim, facilitar a compreensão dos universos visuais e estéticos dos consumidores, criando a partir de metodologias que permitam comunicar com cada um deles. Com base em questões como: Serão estes indivíduos tão intransigentes esteticamente? Poderemos avaliá-los como um todo? Poderemos criar uma metodologia que sirva indiscutivelmente para entender os consumidores? Realizou-se um estudo que procurou entender os conceitos de imagem, estética, marca, identidade e tribos urbanas, assim como a sua evolução enquanto panorama contemporâneo, nos campos da filosofia, da moda e do design de comunicação. Esta dissertação está dividida em quatro partes distintas. A primeira parte trata de entender a identidade como marca conceptual e gráfica. A segunda, procura investigar o conceito de Tribo Urbana, a sua evolução conceptual numa realidade contemporânea e na perspetiva de comunicação de imagem de moda. Na terceira parte do trabalho desenvolveu-se uma metodologia de análise de imagem. Na quarta, a análise propriamente dita e a execução de um objeto gráfico, a partir dos dados conclusivos das análises.We live in a society overflowing with images, where new technologies have given the possibility of the common individual to access and produce images in all contexts and places and share them with the whole world. Image is now a given in our daily lives, being part of our routines and our way of socializing. Fashion, being a reflection of an industry of high impact and fast pace, requires a visual message of great efficiency and a constant reinvention. Therefore, its image should represent the core values of the brand and transcend expectations. This research began with the need to decode market niches, categorize, enter their universes and cultures in order to facilitate the understanding of the visual and aesthetic universes of consumers, creating through methodologies that allow to communicate with each of them. Based on such questions as: “are these individuals so aesthetically intransigent? Can we evaluate them as a whole? Can we create a methodology that undoubtedly serve to understand consumers? A study was carried out with the aim to understand the concepts of image, esthetics, brand, identity and urban tribes as well as their evolution as a contemporary panorama, in the fields of philosophy, fashion and communication design. This dissertation is divided in four distinct parts: the first part seeks to understand the identity as a conceptual and graphic brand. The second part seeks to investigate the concept of Urban Tribe, its conceptual evolution in a contemporary reality and in the perspective of fashion image communication. In the third part of the work an image analysis methodology was developed. The fourth part is the image analysis itself and the execution of a graphic object from the conclusive data of the elaborated analyzes.Cunha, JoanaProvidência, BUniversidade do MinhoCastro, Inês Santos20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58720por202140350info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:52.637611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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