O impacto da educação sexual em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8004 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação (Observação e Análise da Relação Educativa), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014 |
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O impacto da educação sexual em contexto escolarEducação sexualImplementaçãoDinamizaçãoAdolescênciaEscolasProfessoresConhecimentosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação (Observação e Análise da Relação Educativa), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014Na presente investigação, pela sua complexidade e pressupostos, recorremos a uma metodologia mista, optando-se por apresentar a investigação qualitativa separadamente da quantitativa. No primeiro estudo, foi nossa intenção avaliar a implementação da Educação Sexual (ES) em contexto escolar, na região do Algarve, recorrendo a uma entrevista semidiretiva, aplicada a sete coordenadores de Educação para a Saúde/Educação Sexual (EpS/ES), a um diretor de agrupamento de escolas (AE) e a um docente de Ciências Naturais, de seis AE. Concluímos que a ES foi integrada nos projetos educativos de todos os AE do estudo e nomeados professorescoordenadores para a EpS/ES. Os AE situados em concelhos com menos residentes partilharam mais fatores no processo de implementação da ES, apresentando um percurso mais próximo das recomendações da lei que regula atualmente a ES em contexto escolar. Apesar de os AE terem demonstrado intenção de implementar a ES de forma transversal e interdisciplinar, tem sido a disciplina de Ciências Naturais que mais tem participado na implementação da ES. De acordo com os objetivos da ES privilegiados pelos AE, a ES realizada teve em vista, sobretudo, a aquisição de conhecimentos, seguindo-se, maioritariamente, o modelo médico-preventivo. As limitações à implementação da ES apontadas passaram pelo pouco apoio do Ministério da Educação e Ciência, e pela falta de formação, de experiência e de à vontade dos docentes nesta área. No segundo estudo, avaliámos a dinamização da ES no 3º ciclo do ensino básico (CEB), aplicando dois inquéritos por questionário, o primeiro a 346 alunos do 10º ano, e o segundo a 55 professores do 3º CEB, em seis AE. O estudo permitiu concluir que têm sido os professores de Ciências Naturais os que mais têm dinamizado a ES, que apenas metade da amostra de professores tem formação específica na área da ES e que poucos concluíram formação especializada/pós-graduação. A dinamização da ES tem sido baseada, sobretudo, no diálogo professor/aluno, sendo que a prevenção da gravidez e das infeções sexualmente transmissíveis continuam a merecer maior destaque por parte dos professores. A importância da ES foi reconhecida por quase todos os alunos, e o grupo de pares foi mencionado como sendo o agente educativo mais importante na sua ES. O terceiro estudo visou identificar as variáveis que melhor explicaram os diferentes níveis de conhecimentos dos alunos face à ES. Para tal, foram aplicados dois inquéritos por questionários, o primeiro a 346 alunos do 10º ano, e o segundo a 55 professores do 3º CEB. Dos resultados destacamos o facto de termos identificado três grupos de alunos com diferentes níveis de conhecimento face à ES: “bom”, “mediano” e “baixo”, sendo que os alunos com bons conhecimentos estão em maioria. A variável que melhor explicou a diferença entre os níveis de conhecimento foi a idade dos alunos, sendo que os alunos mais novos (<16 anos) são os que possuem mais conhecimentos. Também a formação específica na área da ES e a formação especializada/pós-graduação dos professores que dinamizaram a ES explicaram de alguma forma os diferentes níveis de conhecimento. Apesar das limitações decorrentes das amostras estudadas, podemos afirmar que esta investigação contribuiu para um conhecimento mais completo e contextualizado da implementação e dinamização da ES na região do Algarve, permitiu caracterizar a formação dos professores e avaliar os conhecimentos dos alunos face à ES, identificando as variáveis que melhor explicaram os diferentes níveis de conhecimento.Valadas, SandraSapientiaPaulos, Liliana Sofia Sequeira2016-04-15T09:53:09Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8004TID:202464857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:12Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:14.642018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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