O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino da luta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Paulo Jorge
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/286
Resumo: Mestrado em Gestão da Formação Desportiva
id RCAP_ac40c4d77ca932a9b9eaf8c0d30c1ebf
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/286
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino da lutaLutaDidácticaTarefasTreino desportivo - metodologiaWrestlingDidacticCoachingTasksConhecimento pedagógico do conteúdoPedagogic contents knowledgeMethodologiesMestrado em Gestão da Formação DesportivaEste estudo procurou investigar as concepções dos treinadores de Luta, procurando determinar as características do seu pensamento acerca das metodologias de ensino a adoptar no processo de ensino-aprendizagem com jovens. O estudo baseou-se no modelo de Grossman (1990) sobre o conhecimento profissional para o ensino e nos quadros teóricos de Vickers (1990) e de Rink (1993)relativos ao conhecimento pedagógico dos conteúdos e aos aspectos de natureza pedagógica, implicados no processo de instrução. Caracterizou-se por assentar numa metodologia qualitativa, de estudo de caso, inquirindo-se 6 expertos da modalidade, a partir da aplicação de uma entrevista em profundidade, com base num guião semiestruturado. A análise revelou que as fontes de conhecimento profissional são diversificadas, incluindo formação académica e experiência profissional como as fontes principais de acesso ao conhecimento profissional. As concepções dos expertos apresentam evidentes similaridades acerca de aspectos essenciais da didáctica da modalidade, nomeadamente, acerca das progressões pedagógicas a adoptar, do nível de extensão, profundidade, sequência e ênfase na organização didáctica dos conteúdos. O modo de estruturação do ensino das habilidades técnicas da Luta é realizado tendo em consideração o intercruzamento entre o nível de prática dos atletas e os respectivos escalões etários. Diversos aspectos ligados ao refinamento das habilidades e às situações de aplicação são destacados nos modelos de ensino descritos. As similaridades encontradas permitem estabelecer um modelo de ensino desta modalidade, tendo-se destacado,também, as dissemelhanças que caracterizam as aproximações pessoais de cada um dos expertos.This study aimed to investigate which are the wrestling coaches conceptions about teaching technical skills, looking to determine the thought characteristics concerning the teaching methodologies to adopt in the process of teach-learning with young wrestlers. The study was based in Grossman (1990) model of the education professional knowledge and the theoretical frame work of Vickers (1990) and Rink (1993) relative to the pedagogical content knowledge as well the pedagogical aspects implied in instruction process. It was characterized in a qualitative methodology, case study, inquiring 6 sport experts, using an depth interview, based in a semi-structuralized guide. The analysis findings pointed out the diversity of professional knowledge, including formation and professional academic experience as the principal sources to the professional knowledge access. The experts conceptions presents evident similarities evidences concerning essential wrestling didactic aspects, mainly: pedagogical progressions to adopt, the extension level, depth, sequence and emphasis in the didactic contents organization. The structure of wrestling techniques teaching abilities, is carried through having in consideration the crossed enters the athletes level and age level. Diverse refinement aspects of abilities and application situations are detached in the described teaching models. The similarities allow to establish a wrestling teaching model, having also detached, differences that characterize the personal approaches of each one of the experts.Rosado, António Fernando BoletoRepositório da Universidade de LisboaMartins, Paulo Jorge2008-12-09T11:06:03Z2008-03-132008-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:31:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:44.598312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino da luta
title O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino da luta
spellingShingle O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino da luta
Martins, Paulo Jorge
Luta
Didáctica
Tarefas
Treino desportivo - metodologia
Wrestling
Didactic
Coaching
Tasks
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Pedagogic contents knowledge
Methodologies
title_short O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino da luta
title_full O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino da luta
title_fullStr O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino da luta
title_full_unstemmed O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino da luta
title_sort O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino da luta
author Martins, Paulo Jorge
author_facet Martins, Paulo Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosado, António Fernando Boleto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Paulo Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Luta
Didáctica
Tarefas
Treino desportivo - metodologia
Wrestling
Didactic
Coaching
Tasks
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Pedagogic contents knowledge
Methodologies
topic Luta
Didáctica
Tarefas
Treino desportivo - metodologia
Wrestling
Didactic
Coaching
Tasks
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Pedagogic contents knowledge
Methodologies
description Mestrado em Gestão da Formação Desportiva
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-09T11:06:03Z
2008-03-13
2008-03-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/286
url http://hdl.handle.net/10400.5/286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130960239788032