Vinculação em crianças institucionalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Júlia Sofia Melo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2729
Resumo: O objectivo deste trabalho foi elaborar uma pesquisa sobre vinculação em crianças institucionalizadas. Para tal fez-se a pesquisa em artigos científicos e teses. A análise e reflexão dos dados aponta para: (1) a privação dos cuidados parentais apresenta frequentemente efeitos negativos em meio institucional; (2) as crianças institucionalizadas apresentam valores inferiores de segurança e coerência, na representação da vinculação; (3) quanto maior a sensibilidade dos cuidadores maior a segurança vinculativa; (4) a ausência de formação por parte dos cuidadores pode proporcionar uma influência negativa no estabelecimento de vinculação; (5) o contexto institucional apresenta factores protectores, e ao mesmo tempo factores que reprimem o desenvolvimento normativo das crianças; (6) existe indícios de transmissão intergeracional dos estilos de vinculação; (7) as crianças que incorrem em algum tipo de abuso apresentam uma probabilidade superior de desenvolver Distúrbio Reactivo de Vinculação; (8) os cuidados de risco podem proporcionar níveis mais elevados de comportamento socialmente indiscriminado e problemas de conduta no futuro; (9) a prevalência de DRV entre crianças que têm um historial de maus-tratos seguido de acolhimento, parece estar a aumentar substancialmente; (10) a adopção permite o desenvolvimento de vinculação segura.
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