O ensino a distância na disciplina de Formação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Margarida Pinto de Gouveia Rego
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18782
Resumo: O presente trabalho espelha a prática reflexiva realizada ao longo de dois anos de percurso académico. No primeiro capítulo, apresenta-se uma breve evolução histórica do Ensino Especializado de Música em Portugal e as suas implicações no que concerne à identidade, quadro concetual e objetivos da disciplina de Formação Musical. Após esta contextualização, segue-se o segundo capítulo, direcionado à Prática de Ensino Supervisionada, englobando a caracterização do polo de estágio e as principais dimensões que mereceram uma reflexão mais aprofundada. Destaca-se o caráter singular do ano letivo 2019-2020, pelo surgimento da doença pandémica COVID-19, e a necessidade de rápida adaptação, que teve implicações diretas na Prática de Ensino Supervisionada, dada a alteração para o modelo de Ensino a Distância aquando da passagem para o terceiro período letivo. Tal impulsionou a escolha do tema do Projeto de Investigação, que é apresentado no terceiro capítulo do presente relatório, entitulado O ensino a distância na disciplina de Formação Musical. Através de um estudo exploratório, procurou-se perceber de que forma foi feita a adaptação a este modelo que, não sendo novo, se configura, em nosso entender, desconhecido. Desta forma, pretendeu-se aferir ao lugar que este modelo ocupa no que respeita à área disciplinar de Formação Musical. Recorrendo à recolha de dados através de inquéritos, pretendeu-se levantar questões que visam constituir o ponto de partida para estudos futuros mais aprofundados sobre este modelo, que poderá ter vindo para ficar ou ter repercussões significativas no panorama educativo nacional e internacional, com foco na disciplina de Formação Musical.
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