Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Nuno Miguel Pinto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castilho, M.L.C., Paixão, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6391
Resumo: A presente investigação incide sobre a utilização das canções tradicionais da Beira Baixa na disciplina de Formação Musical, no Ensino Especializado da Música. O problema que se pretendeu investigar está relacionado com a confirmação de que, muitas vezes, os jovens desconhecem o seu próprio património musical. Assim, questionou-se se as canções tradicionais contribuiriam para desenvolver o interesse e a motivação para a aprendizagem da Formação Musical e se poderiam ser um recurso para implementar estratégias. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as grelhas de observação, os resumos reflexivos, os inquéritos por questionário e as referências bibliográficas. As evidências aqui apresentadas, recolhidas através dos inquéritos por questionário, dizem respeito a resultados parciais do estudo desenvolvido. As estratégias adotadas, tendo como recurso as canções tradicionais da Beira Baixa, conduziram a uma melhoria significativa das competências e do interesse e motivação dos alunos de Formação Musical. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer beneficios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima, a participação e os hábitos de estudo.
id RCAP_3cf7762b6e298d42521b799002ac29c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musicalTraditional music from Beira Baixa : application and contributions into teaching music educationPrática de ensino supervisionadaFormação musicalCanção tradicionalBeira BaixaSupervised teaching practiceMusical educationTraditional songA presente investigação incide sobre a utilização das canções tradicionais da Beira Baixa na disciplina de Formação Musical, no Ensino Especializado da Música. O problema que se pretendeu investigar está relacionado com a confirmação de que, muitas vezes, os jovens desconhecem o seu próprio património musical. Assim, questionou-se se as canções tradicionais contribuiriam para desenvolver o interesse e a motivação para a aprendizagem da Formação Musical e se poderiam ser um recurso para implementar estratégias. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as grelhas de observação, os resumos reflexivos, os inquéritos por questionário e as referências bibliográficas. As evidências aqui apresentadas, recolhidas através dos inquéritos por questionário, dizem respeito a resultados parciais do estudo desenvolvido. As estratégias adotadas, tendo como recurso as canções tradicionais da Beira Baixa, conduziram a uma melhoria significativa das competências e do interesse e motivação dos alunos de Formação Musical. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer beneficios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima, a participação e os hábitos de estudo.ABSTRACT : The present research focuses on the use of traditional songs of Beira Baixa in the discipline of Musical Education in specialized instruction in music. The problem that we want to study is related to the fact that, many times, young people are unaware of their own musical culture.Thus, questioned whether the traditional songs would help to develop the interest and motivation for the learning of Musical Education and whether they could be a resource to implement strategies.It was used as instruments of research the grilles of observation, the reflective summaries, surveys by questionnaire and the bibliographic references. The evidence presented here, collected via the questionnaire surveys, relate the partial results of the study developed. The strategies adopted, having as a feature the traditional songs of Beira Baixa, led to a significant improvement of the skills and interest and motivation of students of Musical Education.The results obtained throughout the study, with the traditional songs of Beira Baixa, indicated that its implementation, in the classes of Musical Formation, can bring benefits or positive effects, improving educational attainment, self-esteem, the participation and the habits of studyIPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPinheiro, Nuno Miguel PintoCastilho, M.L.C.Paixão, Fátima2019-02-12T12:13:13Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6391porPINHEIRO, Nuno Miguel Pinto ; CASTILHO, M.L.C.; PAIXÃO, Maria de Fátima (2018) - Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN1646 - 9054. Vol. XI, nº 22, p. 1-7.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-06T01:45:59Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:03.185084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical
Traditional music from Beira Baixa : application and contributions into teaching music education
title Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical
spellingShingle Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical
Pinheiro, Nuno Miguel Pinto
Prática de ensino supervisionada
Formação musical
Canção tradicional
Beira Baixa
Supervised teaching practice
Musical education
Traditional song
title_short Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical
title_full Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical
title_fullStr Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical
title_full_unstemmed Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical
title_sort Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical
author Pinheiro, Nuno Miguel Pinto
author_facet Pinheiro, Nuno Miguel Pinto
Castilho, M.L.C.
Paixão, Fátima
author_role author
author2 Castilho, M.L.C.
Paixão, Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Nuno Miguel Pinto
Castilho, M.L.C.
Paixão, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Formação musical
Canção tradicional
Beira Baixa
Supervised teaching practice
Musical education
Traditional song
topic Prática de ensino supervisionada
Formação musical
Canção tradicional
Beira Baixa
Supervised teaching practice
Musical education
Traditional song
description A presente investigação incide sobre a utilização das canções tradicionais da Beira Baixa na disciplina de Formação Musical, no Ensino Especializado da Música. O problema que se pretendeu investigar está relacionado com a confirmação de que, muitas vezes, os jovens desconhecem o seu próprio património musical. Assim, questionou-se se as canções tradicionais contribuiriam para desenvolver o interesse e a motivação para a aprendizagem da Formação Musical e se poderiam ser um recurso para implementar estratégias. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as grelhas de observação, os resumos reflexivos, os inquéritos por questionário e as referências bibliográficas. As evidências aqui apresentadas, recolhidas através dos inquéritos por questionário, dizem respeito a resultados parciais do estudo desenvolvido. As estratégias adotadas, tendo como recurso as canções tradicionais da Beira Baixa, conduziram a uma melhoria significativa das competências e do interesse e motivação dos alunos de Formação Musical. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer beneficios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima, a participação e os hábitos de estudo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-02-12T12:13:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6391
url http://hdl.handle.net/10400.11/6391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PINHEIRO, Nuno Miguel Pinto ; CASTILHO, M.L.C.; PAIXÃO, Maria de Fátima (2018) - Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN1646 - 9054. Vol. XI, nº 22, p. 1-7.
1646 - 9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130832531619840