Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6086 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma investigação sobre a própria prática desenvolvida por dois futuros professores, no contexto da sua formação inicial. No estudo, procura-se compreender as potencialidades da utilização de tarefas matemáticas baseadas em humor gráfico (tiras de Banda Desenhada) para o ensino e a aprendizagem da Matemática no 5.º ano de escolaridade. Em particular, visa-se compreender: (i) a adesão dos alunos às tarefas e ao humor gráfico; (ii) as dificuldades encontradas pelos alunos na sua interpretação e resolução; e (iii) as funções do humor na aprendizagem da Matemática. A análise dos dados recolhidos através de observação direta, apoiada por gravações áudio e vídeo, e técnica documental revela boas potencialidades destas tarefas para a aprendizagem da Matemática, tendo os alunos aderido bem às propostas apresentadas, levando-os a terem emoções positivas, a pensar e a comunicar. Em paralelo, os alunos mostram algumas dificuldades na interpretação do humor, talvez porque este tipo de propostas não era habitual para eles. |
id |
RCAP_ac64d40bb5d57766cfb3ad2cac48c0ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6086 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Humor gráfico, criatividade e ensino da MatemáticaMatemáticahumor gráficotarefas matemáticasformação inicial de professoresEste artigo apresenta uma investigação sobre a própria prática desenvolvida por dois futuros professores, no contexto da sua formação inicial. No estudo, procura-se compreender as potencialidades da utilização de tarefas matemáticas baseadas em humor gráfico (tiras de Banda Desenhada) para o ensino e a aprendizagem da Matemática no 5.º ano de escolaridade. Em particular, visa-se compreender: (i) a adesão dos alunos às tarefas e ao humor gráfico; (ii) as dificuldades encontradas pelos alunos na sua interpretação e resolução; e (iii) as funções do humor na aprendizagem da Matemática. A análise dos dados recolhidos através de observação direta, apoiada por gravações áudio e vídeo, e técnica documental revela boas potencialidades destas tarefas para a aprendizagem da Matemática, tendo os alunos aderido bem às propostas apresentadas, levando-os a terem emoções positivas, a pensar e a comunicar. Em paralelo, os alunos mostram algumas dificuldades na interpretação do humor, talvez porque este tipo de propostas não era habitual para eles.FCT/IPVEscola Superior de Educação de Viana do CasteloRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMenezes, LuísBalula, João PauloMatos, IsabelSimões, DabielCarvalho, Marta2020-01-03T15:04:51Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6086porMenezes, L., Balula, J. P., Matos, I. A., Simões, D., & Carvalho, M. (2019). Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática. In A.Barbosa e outros (Eds.), Livro de Atas do CRIA 2019 - 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old (pp 206-217). ). Escola Superior de Educação de Viana do Castelo: Viana do Castelo.978-989-8756-24-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:22Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:04.532981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática |
title |
Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática |
spellingShingle |
Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática Menezes, Luís Matemática humor gráfico tarefas matemáticas formação inicial de professores |
title_short |
Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática |
title_full |
Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática |
title_fullStr |
Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática |
title_full_unstemmed |
Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática |
title_sort |
Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática |
author |
Menezes, Luís |
author_facet |
Menezes, Luís Balula, João Paulo Matos, Isabel Simões, Dabiel Carvalho, Marta |
author_role |
author |
author2 |
Balula, João Paulo Matos, Isabel Simões, Dabiel Carvalho, Marta |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Luís Balula, João Paulo Matos, Isabel Simões, Dabiel Carvalho, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática humor gráfico tarefas matemáticas formação inicial de professores |
topic |
Matemática humor gráfico tarefas matemáticas formação inicial de professores |
description |
Este artigo apresenta uma investigação sobre a própria prática desenvolvida por dois futuros professores, no contexto da sua formação inicial. No estudo, procura-se compreender as potencialidades da utilização de tarefas matemáticas baseadas em humor gráfico (tiras de Banda Desenhada) para o ensino e a aprendizagem da Matemática no 5.º ano de escolaridade. Em particular, visa-se compreender: (i) a adesão dos alunos às tarefas e ao humor gráfico; (ii) as dificuldades encontradas pelos alunos na sua interpretação e resolução; e (iii) as funções do humor na aprendizagem da Matemática. A análise dos dados recolhidos através de observação direta, apoiada por gravações áudio e vídeo, e técnica documental revela boas potencialidades destas tarefas para a aprendizagem da Matemática, tendo os alunos aderido bem às propostas apresentadas, levando-os a terem emoções positivas, a pensar e a comunicar. Em paralelo, os alunos mostram algumas dificuldades na interpretação do humor, talvez porque este tipo de propostas não era habitual para eles. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-03T15:04:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6086 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Menezes, L., Balula, J. P., Matos, I. A., Simões, D., & Carvalho, M. (2019). Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática. In A.Barbosa e outros (Eds.), Livro de Atas do CRIA 2019 - 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old (pp 206-217). ). Escola Superior de Educação de Viana do Castelo: Viana do Castelo. 978-989-8756-24-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130910647386112 |