Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Luís
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Balula, João Paulo, Matos, Isabel, Simões, Dabiel, Carvalho, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6086
Resumo: Este artigo apresenta uma investigação sobre a própria prática desenvolvida por dois futuros professores, no contexto da sua formação inicial. No estudo, procura-se compreender as potencialidades da utilização de tarefas matemáticas baseadas em humor gráfico (tiras de Banda Desenhada) para o ensino e a aprendizagem da Matemática no 5.º ano de escolaridade. Em particular, visa-se compreender: (i) a adesão dos alunos às tarefas e ao humor gráfico; (ii) as dificuldades encontradas pelos alunos na sua interpretação e resolução; e (iii) as funções do humor na aprendizagem da Matemática. A análise dos dados recolhidos através de observação direta, apoiada por gravações áudio e vídeo, e técnica documental revela boas potencialidades destas tarefas para a aprendizagem da Matemática, tendo os alunos aderido bem às propostas apresentadas, levando-os a terem emoções positivas, a pensar e a comunicar. Em paralelo, os alunos mostram algumas dificuldades na interpretação do humor, talvez porque este tipo de propostas não era habitual para eles.
id RCAP_ac64d40bb5d57766cfb3ad2cac48c0ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6086
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Humor gráfico, criatividade e ensino da MatemáticaMatemáticahumor gráficotarefas matemáticasformação inicial de professoresEste artigo apresenta uma investigação sobre a própria prática desenvolvida por dois futuros professores, no contexto da sua formação inicial. No estudo, procura-se compreender as potencialidades da utilização de tarefas matemáticas baseadas em humor gráfico (tiras de Banda Desenhada) para o ensino e a aprendizagem da Matemática no 5.º ano de escolaridade. Em particular, visa-se compreender: (i) a adesão dos alunos às tarefas e ao humor gráfico; (ii) as dificuldades encontradas pelos alunos na sua interpretação e resolução; e (iii) as funções do humor na aprendizagem da Matemática. A análise dos dados recolhidos através de observação direta, apoiada por gravações áudio e vídeo, e técnica documental revela boas potencialidades destas tarefas para a aprendizagem da Matemática, tendo os alunos aderido bem às propostas apresentadas, levando-os a terem emoções positivas, a pensar e a comunicar. Em paralelo, os alunos mostram algumas dificuldades na interpretação do humor, talvez porque este tipo de propostas não era habitual para eles.FCT/IPVEscola Superior de Educação de Viana do CasteloRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMenezes, LuísBalula, João PauloMatos, IsabelSimões, DabielCarvalho, Marta2020-01-03T15:04:51Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6086porMenezes, L., Balula, J. P., Matos, I. A., Simões, D., & Carvalho, M. (2019). Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática. In A.Barbosa e outros (Eds.), Livro de Atas do CRIA 2019 - 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old (pp 206-217). ). Escola Superior de Educação de Viana do Castelo: Viana do Castelo.978-989-8756-24-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:22Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:04.532981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática
title Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática
spellingShingle Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática
Menezes, Luís
Matemática
humor gráfico
tarefas matemáticas
formação inicial de professores
title_short Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática
title_full Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática
title_fullStr Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática
title_full_unstemmed Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática
title_sort Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática
author Menezes, Luís
author_facet Menezes, Luís
Balula, João Paulo
Matos, Isabel
Simões, Dabiel
Carvalho, Marta
author_role author
author2 Balula, João Paulo
Matos, Isabel
Simões, Dabiel
Carvalho, Marta
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Luís
Balula, João Paulo
Matos, Isabel
Simões, Dabiel
Carvalho, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
humor gráfico
tarefas matemáticas
formação inicial de professores
topic Matemática
humor gráfico
tarefas matemáticas
formação inicial de professores
description Este artigo apresenta uma investigação sobre a própria prática desenvolvida por dois futuros professores, no contexto da sua formação inicial. No estudo, procura-se compreender as potencialidades da utilização de tarefas matemáticas baseadas em humor gráfico (tiras de Banda Desenhada) para o ensino e a aprendizagem da Matemática no 5.º ano de escolaridade. Em particular, visa-se compreender: (i) a adesão dos alunos às tarefas e ao humor gráfico; (ii) as dificuldades encontradas pelos alunos na sua interpretação e resolução; e (iii) as funções do humor na aprendizagem da Matemática. A análise dos dados recolhidos através de observação direta, apoiada por gravações áudio e vídeo, e técnica documental revela boas potencialidades destas tarefas para a aprendizagem da Matemática, tendo os alunos aderido bem às propostas apresentadas, levando-os a terem emoções positivas, a pensar e a comunicar. Em paralelo, os alunos mostram algumas dificuldades na interpretação do humor, talvez porque este tipo de propostas não era habitual para eles.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-03T15:04:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6086
url http://hdl.handle.net/10400.19/6086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Menezes, L., Balula, J. P., Matos, I. A., Simões, D., & Carvalho, M. (2019). Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática. In A.Barbosa e outros (Eds.), Livro de Atas do CRIA 2019 - 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old (pp 206-217). ). Escola Superior de Educação de Viana do Castelo: Viana do Castelo.
978-989-8756-24-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130910647386112