Humor no ensino da Matemática: Oportunidades para a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/5366 |
Resumo: | As tarefas matemáticas construídas a partir de situações humorísticas, como tiras de banda desenhada e cartoons, têm boas condições para corresponder a esta visão do ensino que se apresentou, já que: (i) as situações humorísticas envolvendo a Matemática, tal como as apresentamos a seguir, baseiam-se em incongruências matemáticas engraçadas de alguma maneira, que os alunos têm de resolver, ou seja, estas situações colocam os alunos perante desequilíbrios cognitivos que assumem uma natureza problemática, a que têm de dar resposta; (ii) na resolução das tarefas, os alunos são chamados a usar os seus conhecimentos matemáticos prévios para interpretar a situação humorística que lhes é colocada e, eventualmente, rir com ela — os alunos são depois desafiados a desenvolver o seu conhecimento matemático através da colocação de questões que aprofundam a compreensão da situação humorística apresentada. Neste artigo, procuramos evidenciar estas ideias a partir da tarefa “Quando o 2.º não é grande coisa…” construída no âmbito do projeto HUMAT – Humor in Mathematics Teaching. |
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Humor no ensino da Matemática: Oportunidades para a aprendizagemHumor gráficoEnsino da MatemáticaTarefas matemáticasAs tarefas matemáticas construídas a partir de situações humorísticas, como tiras de banda desenhada e cartoons, têm boas condições para corresponder a esta visão do ensino que se apresentou, já que: (i) as situações humorísticas envolvendo a Matemática, tal como as apresentamos a seguir, baseiam-se em incongruências matemáticas engraçadas de alguma maneira, que os alunos têm de resolver, ou seja, estas situações colocam os alunos perante desequilíbrios cognitivos que assumem uma natureza problemática, a que têm de dar resposta; (ii) na resolução das tarefas, os alunos são chamados a usar os seus conhecimentos matemáticos prévios para interpretar a situação humorística que lhes é colocada e, eventualmente, rir com ela — os alunos são depois desafiados a desenvolver o seu conhecimento matemático através da colocação de questões que aprofundam a compreensão da situação humorística apresentada. Neste artigo, procuramos evidenciar estas ideias a partir da tarefa “Quando o 2.º não é grande coisa…” construída no âmbito do projeto HUMAT – Humor in Mathematics Teaching.Associação de Professores de MatemáticaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMenezes, LuísFerreira, Fernanda2019-02-01T15:17:13Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5366porMenezes, L., & Ferreira, F. (2018). Humor no ensino da Matemática: Oportunidades para a aprendizagem. Educação e Matemática, 149/150,53-59.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:01Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:43.557768Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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