O perfil de atuação dos assistentes sociais que exercem funções no contexto de Escolas TEIP na NUTS II – Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fragoso, Maria de Jesus Caeiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/6182
Resumo: O presente trabalho pretende compreender qual o perfil de atuação dos Assistentes Sociais que exercem funções no âmbito escolar, mais propriamente em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, na NUTS II - Alentejo. Este estudo tem como objetivo geral “Caracterizar o Perfil de atuação dos Assistentes Sociais no Contexto de escolas TEIP na NUTS II - Alentejo”. Para dar respostas ao objetivo referido anteriormente foram realizadas leituras exploratórias e entrevistas a estes Assistentes Sociais. Após o término do estudo, de um modo geral, foi possível perceber que os Assistentes Sociais são bastante importantes no meio escolar, pois conseguem ter uma perspetiva e uma intervenção diferenciada de outros técnicos, na medida em que os Assistentes Sociais numa escola não intervêm apenas com alunos, a sua intervenção é também direcionada para toda a comunidade educativa e famílias dos alunos. Os Assistentes Sociais encontram-se inseridos numa rede multidisciplinar no contexto escolar e realizam também um trabalho em rede com os parceiros das mais diversificadas áreas da sociedade. É de extrema importância abordar temas como este, pois apesar de existirem, apenas em algumas escolas, Assistentes Sociais há vários anos, é ainda muito baixa a representação destes profissionais no âmbito escolar.
id RCAP_ac6517bd01658b473e88c971add67d54
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6182
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil de atuação dos assistentes sociais que exercem funções no contexto de Escolas TEIP na NUTS II – AlentejoAssistente socialContexto escolar e intervençãoO presente trabalho pretende compreender qual o perfil de atuação dos Assistentes Sociais que exercem funções no âmbito escolar, mais propriamente em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, na NUTS II - Alentejo. Este estudo tem como objetivo geral “Caracterizar o Perfil de atuação dos Assistentes Sociais no Contexto de escolas TEIP na NUTS II - Alentejo”. Para dar respostas ao objetivo referido anteriormente foram realizadas leituras exploratórias e entrevistas a estes Assistentes Sociais. Após o término do estudo, de um modo geral, foi possível perceber que os Assistentes Sociais são bastante importantes no meio escolar, pois conseguem ter uma perspetiva e uma intervenção diferenciada de outros técnicos, na medida em que os Assistentes Sociais numa escola não intervêm apenas com alunos, a sua intervenção é também direcionada para toda a comunidade educativa e famílias dos alunos. Os Assistentes Sociais encontram-se inseridos numa rede multidisciplinar no contexto escolar e realizam também um trabalho em rede com os parceiros das mais diversificadas áreas da sociedade. É de extrema importância abordar temas como este, pois apesar de existirem, apenas em algumas escolas, Assistentes Sociais há vários anos, é ainda muito baixa a representação destes profissionais no âmbito escolar.2024-02-16T10:32:47Z2023-09-13T00:00:00Z2023-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/6182TID:203452461porFragoso, Maria de Jesus Caeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:20:11Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:48.811680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil de atuação dos assistentes sociais que exercem funções no contexto de Escolas TEIP na NUTS II – Alentejo
title O perfil de atuação dos assistentes sociais que exercem funções no contexto de Escolas TEIP na NUTS II – Alentejo
spellingShingle O perfil de atuação dos assistentes sociais que exercem funções no contexto de Escolas TEIP na NUTS II – Alentejo
Fragoso, Maria de Jesus Caeiro
Assistente social
Contexto escolar e intervenção
title_short O perfil de atuação dos assistentes sociais que exercem funções no contexto de Escolas TEIP na NUTS II – Alentejo
title_full O perfil de atuação dos assistentes sociais que exercem funções no contexto de Escolas TEIP na NUTS II – Alentejo
title_fullStr O perfil de atuação dos assistentes sociais que exercem funções no contexto de Escolas TEIP na NUTS II – Alentejo
title_full_unstemmed O perfil de atuação dos assistentes sociais que exercem funções no contexto de Escolas TEIP na NUTS II – Alentejo
title_sort O perfil de atuação dos assistentes sociais que exercem funções no contexto de Escolas TEIP na NUTS II – Alentejo
author Fragoso, Maria de Jesus Caeiro
author_facet Fragoso, Maria de Jesus Caeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fragoso, Maria de Jesus Caeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Assistente social
Contexto escolar e intervenção
topic Assistente social
Contexto escolar e intervenção
description O presente trabalho pretende compreender qual o perfil de atuação dos Assistentes Sociais que exercem funções no âmbito escolar, mais propriamente em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, na NUTS II - Alentejo. Este estudo tem como objetivo geral “Caracterizar o Perfil de atuação dos Assistentes Sociais no Contexto de escolas TEIP na NUTS II - Alentejo”. Para dar respostas ao objetivo referido anteriormente foram realizadas leituras exploratórias e entrevistas a estes Assistentes Sociais. Após o término do estudo, de um modo geral, foi possível perceber que os Assistentes Sociais são bastante importantes no meio escolar, pois conseguem ter uma perspetiva e uma intervenção diferenciada de outros técnicos, na medida em que os Assistentes Sociais numa escola não intervêm apenas com alunos, a sua intervenção é também direcionada para toda a comunidade educativa e famílias dos alunos. Os Assistentes Sociais encontram-se inseridos numa rede multidisciplinar no contexto escolar e realizam também um trabalho em rede com os parceiros das mais diversificadas áreas da sociedade. É de extrema importância abordar temas como este, pois apesar de existirem, apenas em algumas escolas, Assistentes Sociais há vários anos, é ainda muito baixa a representação destes profissionais no âmbito escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13T00:00:00Z
2023-09-13
2024-02-16T10:32:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12207/6182
TID:203452461
url https://hdl.handle.net/20.500.12207/6182
identifier_str_mv TID:203452461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137758652923905