Relações entre pais e filhos na velhice : o caso dos idosos institucionalizados no Lar S. Vicente de Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Pereira de Sousa e
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8090
Resumo: Com o objetivo de conhecer os determinantes das relações entre pais e filhos na velhice, nomeadamente, se estas dependem das interações entre ambos ao longo da vida, desenvolvemos um estudo, no Lar de S. Vicente de Paulo, no qual participaram sete idosos e os filhos responsáveis pela sua institucionalização. O método escolhido foi o Estudo de Caso e a recolha de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas cujo guião abordou três fases distintas da vida dos idosos: 1ª) pré-institucionalização; 2ª) processo de institucionalização; 3ª) e pós-institucionalização. Os resultados obtidos permitem concluir que as relações entre os idosos institucionalizados e os filhos adultos responsáveis pela institucionalização, assentam na noção, que estes últimos têm, de dever para com os primeiros assegurando-lhes cuidados na velhice. Conclui-se ainda que as relações com os filhos ao longo da vida não determinam, necessariamente, as relações nas idades avançadas pois pais que não desenvolveram relações próximas com os filhos quando estes eram crianças e jovens, recebem cuidados e afetos na velhice. Sublinhe-se, no entanto, que apenas foram consideradas neste estudo as relações dos idosos com os filhos responsáveis pela sua institucionalização. O impacto das relações familiares ao longo da vida, nas relações que os idosos estabelecem na velhice com os restantes filhos, não foi considerado. As implicações deste estudo para a prática, prendem-se com a possibilidade de, face aos resultados, promover a melhoria e o alargamento das relações familiares dos idosos institucionalizados no Lar S. Vicente de Paulo. Os resultados são também fundamentais porque permitem aos técnicos da instituição ter uma posição crítica em relação aos conhecimentos que possuem e permitem a aquisição de novos saberes que possibilitam alcançar soluções capazes de responder aos problemas.
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