A criação do reconhecimento de adquiridos experienciais (RVCC) em Portugal - uma etnografia critica em educação de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Rosanna
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/14093
Resumo: Nesta monografia dedicar-nos-emos à análise e interpretação dos dados resultantes de uma investigação empírica aprofundada, cujo objectivo transversal visou a compreensão de como são e como se processam as lógicas de acção na governação subnacional da educação e formação de adultos. Assim, atendendo às múltiplas especificidades do contexto português cujo panorama sócio-histórico de políticas públicas para o sector emitiu, em apenas três décadas, distintos mandatos e suscitou, como vimos noutro lugar (ver Barros, 2009a), um considerável hibridismo de orientações no que que concerne ao modo de produção de politicas sociais, torna-se ainda mais pertinente, do ponto de vista analítico, considerar que a dimensão politica de todas as decisões em educação apresenta uma "topografia complexa" (cf. Lima, 1999a: 77), na qua não se pode ignorar que existe para além do nível estatal a possível "capacidade de intervir na formulação das políticas e, depois, ainda a capacidade de traduzir as políticas de formas distintas" (Lima, 1998d:23). Na medida em que as práticas locais podem desencadear processos de construção efectiva e de reconstrução simbólica das decisões político-administrativas centrais, e dadas as características do sistema nacional de RVCC recentemente introduzido no panorama educacional português, interessou-nos procurar os possíveis dilemas que se colocam a um certo tipo de associativismo, com tradição reconhecida de intervenção crítica em educação de adultos, na exploração, deliberada ou não da sua própria margem relativa de acção, cujo potencial consiste na possibilidade de contrariar certa orientações de política.
id RCAP_ac89e415bfcfff5b22687f9d0035588f
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14093
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criação do reconhecimento de adquiridos experienciais (RVCC) em Portugal - uma etnografia critica em educação de adultosNesta monografia dedicar-nos-emos à análise e interpretação dos dados resultantes de uma investigação empírica aprofundada, cujo objectivo transversal visou a compreensão de como são e como se processam as lógicas de acção na governação subnacional da educação e formação de adultos. Assim, atendendo às múltiplas especificidades do contexto português cujo panorama sócio-histórico de políticas públicas para o sector emitiu, em apenas três décadas, distintos mandatos e suscitou, como vimos noutro lugar (ver Barros, 2009a), um considerável hibridismo de orientações no que que concerne ao modo de produção de politicas sociais, torna-se ainda mais pertinente, do ponto de vista analítico, considerar que a dimensão politica de todas as decisões em educação apresenta uma "topografia complexa" (cf. Lima, 1999a: 77), na qua não se pode ignorar que existe para além do nível estatal a possível "capacidade de intervir na formulação das políticas e, depois, ainda a capacidade de traduzir as políticas de formas distintas" (Lima, 1998d:23). Na medida em que as práticas locais podem desencadear processos de construção efectiva e de reconstrução simbólica das decisões político-administrativas centrais, e dadas as características do sistema nacional de RVCC recentemente introduzido no panorama educacional português, interessou-nos procurar os possíveis dilemas que se colocam a um certo tipo de associativismo, com tradição reconhecida de intervenção crítica em educação de adultos, na exploração, deliberada ou não da sua própria margem relativa de acção, cujo potencial consiste na possibilidade de contrariar certa orientações de política.Chiado EditoraSapientiaBarros, Rosanna2020-07-16T08:47:02Z2011-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/14093por978-989-52-8532-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:26:19Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:05:09.040459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criação do reconhecimento de adquiridos experienciais (RVCC) em Portugal - uma etnografia critica em educação de adultos
title A criação do reconhecimento de adquiridos experienciais (RVCC) em Portugal - uma etnografia critica em educação de adultos
spellingShingle A criação do reconhecimento de adquiridos experienciais (RVCC) em Portugal - uma etnografia critica em educação de adultos
Barros, Rosanna
title_short A criação do reconhecimento de adquiridos experienciais (RVCC) em Portugal - uma etnografia critica em educação de adultos
title_full A criação do reconhecimento de adquiridos experienciais (RVCC) em Portugal - uma etnografia critica em educação de adultos
title_fullStr A criação do reconhecimento de adquiridos experienciais (RVCC) em Portugal - uma etnografia critica em educação de adultos
title_full_unstemmed A criação do reconhecimento de adquiridos experienciais (RVCC) em Portugal - uma etnografia critica em educação de adultos
title_sort A criação do reconhecimento de adquiridos experienciais (RVCC) em Portugal - uma etnografia critica em educação de adultos
author Barros, Rosanna
author_facet Barros, Rosanna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Rosanna
description Nesta monografia dedicar-nos-emos à análise e interpretação dos dados resultantes de uma investigação empírica aprofundada, cujo objectivo transversal visou a compreensão de como são e como se processam as lógicas de acção na governação subnacional da educação e formação de adultos. Assim, atendendo às múltiplas especificidades do contexto português cujo panorama sócio-histórico de políticas públicas para o sector emitiu, em apenas três décadas, distintos mandatos e suscitou, como vimos noutro lugar (ver Barros, 2009a), um considerável hibridismo de orientações no que que concerne ao modo de produção de politicas sociais, torna-se ainda mais pertinente, do ponto de vista analítico, considerar que a dimensão politica de todas as decisões em educação apresenta uma "topografia complexa" (cf. Lima, 1999a: 77), na qua não se pode ignorar que existe para além do nível estatal a possível "capacidade de intervir na formulação das políticas e, depois, ainda a capacidade de traduzir as políticas de formas distintas" (Lima, 1998d:23). Na medida em que as práticas locais podem desencadear processos de construção efectiva e de reconstrução simbólica das decisões político-administrativas centrais, e dadas as características do sistema nacional de RVCC recentemente introduzido no panorama educacional português, interessou-nos procurar os possíveis dilemas que se colocam a um certo tipo de associativismo, com tradição reconhecida de intervenção crítica em educação de adultos, na exploração, deliberada ou não da sua própria margem relativa de acção, cujo potencial consiste na possibilidade de contrariar certa orientações de política.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01
2011-01-01T00:00:00Z
2020-07-16T08:47:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/14093
url http://hdl.handle.net/10400.1/14093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-52-8532-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Chiado Editora
publisher.none.fl_str_mv Chiado Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133289996353536