Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jéssica Dias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=1LGgyfN6
Resumo: A transição para o ensino superior representa para os estudantes um conjunto de desafios ao nível pessoal, social e institucional. O Curso de Licenciatura em Enfermagem acentua tais dificuldades, dado os múltiplos fatores potencialmente stressores e/ou ansiogénicos, especificamente no que respeita ao contexto de ensino clínico e à vivência da pandemia por COVID-19. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do Programa de Relaxamento Muscular Progressivo ?Aprender a Relaxar? na redução do stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem seguidos na consulta de ansiedade do Serviço de Saúde Escolar. Para o efeito foi concebido, testado e implementado o Programa ?Aprender a Relaxar? que tem por base a aplicação das técnicas de respiração diafragmática e relaxamento muscular progressivo. Foi realizado um estudo pré-experimental de cariz longitudinal, no qual se incluíram 7 estudantes de enfermagem seguidos na consulta de ansiedade do Serviço de Saúde Escolar da instituição de ensino. A avaliação da eficácia foi realizada em três momentos: inicial, final e follow-up (4 semanas após a implementação), através da aplicação da Escala de Perceção de Stresse e do Questionário de Autoavaliação de Ansiedade de Zung. O Programa consiste em 8 sessões, implementadas individualmente por videochamada através do Zoom Video Communications, ao longo de 5 semanas. Os resultados indicam que houve uma redução dos níveis de stresse entre a avaliação inicial e a avaliação final (p=0,069) e uma diminuição estatisticamente significativa entre a avaliação inicial e o follow-up (p=0,033). Quanto à ansiedade verificou-se uma diminuição estatisticamente significativa entre a avaliação inicial e a avaliação final (p=0,033) e entre a avaliação inicial e o follow-up (p=0,006). Em ambas as variáveis não se observaram diferenças entre a avaliação final e o follow-up (p=1,000). O Programa ?Aprender a Relaxar?, demonstrou ser um recurso terapêutico que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica tem ao seu dispor para aplicar nesta população, dada a sua eficácia na gestão do stresse e autocontrolo da ansiedade e sintomatologia associada.
id RCAP_ac8c0c71e82950e5c7c9fd7690f0c5a2
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:13068
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivostresseansiedadeestudante de enfermagemrelaxamentoenfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatriaA transição para o ensino superior representa para os estudantes um conjunto de desafios ao nível pessoal, social e institucional. O Curso de Licenciatura em Enfermagem acentua tais dificuldades, dado os múltiplos fatores potencialmente stressores e/ou ansiogénicos, especificamente no que respeita ao contexto de ensino clínico e à vivência da pandemia por COVID-19. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do Programa de Relaxamento Muscular Progressivo ?Aprender a Relaxar? na redução do stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem seguidos na consulta de ansiedade do Serviço de Saúde Escolar. Para o efeito foi concebido, testado e implementado o Programa ?Aprender a Relaxar? que tem por base a aplicação das técnicas de respiração diafragmática e relaxamento muscular progressivo. Foi realizado um estudo pré-experimental de cariz longitudinal, no qual se incluíram 7 estudantes de enfermagem seguidos na consulta de ansiedade do Serviço de Saúde Escolar da instituição de ensino. A avaliação da eficácia foi realizada em três momentos: inicial, final e follow-up (4 semanas após a implementação), através da aplicação da Escala de Perceção de Stresse e do Questionário de Autoavaliação de Ansiedade de Zung. O Programa consiste em 8 sessões, implementadas individualmente por videochamada através do Zoom Video Communications, ao longo de 5 semanas. Os resultados indicam que houve uma redução dos níveis de stresse entre a avaliação inicial e a avaliação final (p=0,069) e uma diminuição estatisticamente significativa entre a avaliação inicial e o follow-up (p=0,033). Quanto à ansiedade verificou-se uma diminuição estatisticamente significativa entre a avaliação inicial e a avaliação final (p=0,033) e entre a avaliação inicial e o follow-up (p=0,006). Em ambas as variáveis não se observaram diferenças entre a avaliação final e o follow-up (p=1,000). O Programa ?Aprender a Relaxar?, demonstrou ser um recurso terapêutico que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica tem ao seu dispor para aplicar nesta população, dada a sua eficácia na gestão do stresse e autocontrolo da ansiedade e sintomatologia associada.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2023-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://web.esenfc.pt/?url=1LGgyfN6porhttp://web.esenfc.pt/?url=1LGgyfN6Costa, Jéssica Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-09T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:13068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:22.702725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo
title Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo
spellingShingle Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo
Costa, Jéssica Dias
stresse
ansiedade
estudante de enfermagem
relaxamento
enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatria
title_short Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo
title_full Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo
title_fullStr Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo
title_full_unstemmed Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo
title_sort Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo
author Costa, Jéssica Dias
author_facet Costa, Jéssica Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jéssica Dias
dc.subject.por.fl_str_mv stresse
ansiedade
estudante de enfermagem
relaxamento
enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatria
topic stresse
ansiedade
estudante de enfermagem
relaxamento
enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatria
description A transição para o ensino superior representa para os estudantes um conjunto de desafios ao nível pessoal, social e institucional. O Curso de Licenciatura em Enfermagem acentua tais dificuldades, dado os múltiplos fatores potencialmente stressores e/ou ansiogénicos, especificamente no que respeita ao contexto de ensino clínico e à vivência da pandemia por COVID-19. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do Programa de Relaxamento Muscular Progressivo ?Aprender a Relaxar? na redução do stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem seguidos na consulta de ansiedade do Serviço de Saúde Escolar. Para o efeito foi concebido, testado e implementado o Programa ?Aprender a Relaxar? que tem por base a aplicação das técnicas de respiração diafragmática e relaxamento muscular progressivo. Foi realizado um estudo pré-experimental de cariz longitudinal, no qual se incluíram 7 estudantes de enfermagem seguidos na consulta de ansiedade do Serviço de Saúde Escolar da instituição de ensino. A avaliação da eficácia foi realizada em três momentos: inicial, final e follow-up (4 semanas após a implementação), através da aplicação da Escala de Perceção de Stresse e do Questionário de Autoavaliação de Ansiedade de Zung. O Programa consiste em 8 sessões, implementadas individualmente por videochamada através do Zoom Video Communications, ao longo de 5 semanas. Os resultados indicam que houve uma redução dos níveis de stresse entre a avaliação inicial e a avaliação final (p=0,069) e uma diminuição estatisticamente significativa entre a avaliação inicial e o follow-up (p=0,033). Quanto à ansiedade verificou-se uma diminuição estatisticamente significativa entre a avaliação inicial e a avaliação final (p=0,033) e entre a avaliação inicial e o follow-up (p=0,006). Em ambas as variáveis não se observaram diferenças entre a avaliação final e o follow-up (p=1,000). O Programa ?Aprender a Relaxar?, demonstrou ser um recurso terapêutico que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica tem ao seu dispor para aplicar nesta população, dada a sua eficácia na gestão do stresse e autocontrolo da ansiedade e sintomatologia associada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=1LGgyfN6
url http://web.esenfc.pt/?url=1LGgyfN6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=1LGgyfN6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137237027258368