Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://web.esenfc.pt/?url=1LGgyfN6 |
Resumo: | A transição para o ensino superior representa para os estudantes um conjunto de desafios ao nível pessoal, social e institucional. O Curso de Licenciatura em Enfermagem acentua tais dificuldades, dado os múltiplos fatores potencialmente stressores e/ou ansiogénicos, especificamente no que respeita ao contexto de ensino clínico e à vivência da pandemia por COVID-19. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do Programa de Relaxamento Muscular Progressivo ?Aprender a Relaxar? na redução do stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem seguidos na consulta de ansiedade do Serviço de Saúde Escolar. Para o efeito foi concebido, testado e implementado o Programa ?Aprender a Relaxar? que tem por base a aplicação das técnicas de respiração diafragmática e relaxamento muscular progressivo. Foi realizado um estudo pré-experimental de cariz longitudinal, no qual se incluíram 7 estudantes de enfermagem seguidos na consulta de ansiedade do Serviço de Saúde Escolar da instituição de ensino. A avaliação da eficácia foi realizada em três momentos: inicial, final e follow-up (4 semanas após a implementação), através da aplicação da Escala de Perceção de Stresse e do Questionário de Autoavaliação de Ansiedade de Zung. O Programa consiste em 8 sessões, implementadas individualmente por videochamada através do Zoom Video Communications, ao longo de 5 semanas. Os resultados indicam que houve uma redução dos níveis de stresse entre a avaliação inicial e a avaliação final (p=0,069) e uma diminuição estatisticamente significativa entre a avaliação inicial e o follow-up (p=0,033). Quanto à ansiedade verificou-se uma diminuição estatisticamente significativa entre a avaliação inicial e a avaliação final (p=0,033) e entre a avaliação inicial e o follow-up (p=0,006). Em ambas as variáveis não se observaram diferenças entre a avaliação final e o follow-up (p=1,000). O Programa ?Aprender a Relaxar?, demonstrou ser um recurso terapêutico que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica tem ao seu dispor para aplicar nesta população, dada a sua eficácia na gestão do stresse e autocontrolo da ansiedade e sintomatologia associada. |
id |
RCAP_ac8c0c71e82950e5c7c9fd7690f0c5a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:13068 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivostresseansiedadeestudante de enfermagemrelaxamentoenfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatriaA transição para o ensino superior representa para os estudantes um conjunto de desafios ao nível pessoal, social e institucional. O Curso de Licenciatura em Enfermagem acentua tais dificuldades, dado os múltiplos fatores potencialmente stressores e/ou ansiogénicos, especificamente no que respeita ao contexto de ensino clínico e à vivência da pandemia por COVID-19. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do Programa de Relaxamento Muscular Progressivo ?Aprender a Relaxar? na redução do stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem seguidos na consulta de ansiedade do Serviço de Saúde Escolar. Para o efeito foi concebido, testado e implementado o Programa ?Aprender a Relaxar? que tem por base a aplicação das técnicas de respiração diafragmática e relaxamento muscular progressivo. Foi realizado um estudo pré-experimental de cariz longitudinal, no qual se incluíram 7 estudantes de enfermagem seguidos na consulta de ansiedade do Serviço de Saúde Escolar da instituição de ensino. A avaliação da eficácia foi realizada em três momentos: inicial, final e follow-up (4 semanas após a implementação), através da aplicação da Escala de Perceção de Stresse e do Questionário de Autoavaliação de Ansiedade de Zung. O Programa consiste em 8 sessões, implementadas individualmente por videochamada através do Zoom Video Communications, ao longo de 5 semanas. Os resultados indicam que houve uma redução dos níveis de stresse entre a avaliação inicial e a avaliação final (p=0,069) e uma diminuição estatisticamente significativa entre a avaliação inicial e o follow-up (p=0,033). Quanto à ansiedade verificou-se uma diminuição estatisticamente significativa entre a avaliação inicial e a avaliação final (p=0,033) e entre a avaliação inicial e o follow-up (p=0,006). Em ambas as variáveis não se observaram diferenças entre a avaliação final e o follow-up (p=1,000). O Programa ?Aprender a Relaxar?, demonstrou ser um recurso terapêutico que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica tem ao seu dispor para aplicar nesta população, dada a sua eficácia na gestão do stresse e autocontrolo da ansiedade e sintomatologia associada.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2023-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://web.esenfc.pt/?url=1LGgyfN6porhttp://web.esenfc.pt/?url=1LGgyfN6Costa, Jéssica Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-09T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:13068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:22.702725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo |
title |
Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo |
spellingShingle |
Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo Costa, Jéssica Dias stresse ansiedade estudante de enfermagem relaxamento enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatria |
title_short |
Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo |
title_full |
Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo |
title_fullStr |
Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo |
title_full_unstemmed |
Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo |
title_sort |
Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Estudo da eficácia de um programa de relaxamento muscular progressivo |
author |
Costa, Jéssica Dias |
author_facet |
Costa, Jéssica Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Jéssica Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
stresse ansiedade estudante de enfermagem relaxamento enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatria |
topic |
stresse ansiedade estudante de enfermagem relaxamento enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatria |
description |
A transição para o ensino superior representa para os estudantes um conjunto de desafios ao nível pessoal, social e institucional. O Curso de Licenciatura em Enfermagem acentua tais dificuldades, dado os múltiplos fatores potencialmente stressores e/ou ansiogénicos, especificamente no que respeita ao contexto de ensino clínico e à vivência da pandemia por COVID-19. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do Programa de Relaxamento Muscular Progressivo ?Aprender a Relaxar? na redução do stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem seguidos na consulta de ansiedade do Serviço de Saúde Escolar. Para o efeito foi concebido, testado e implementado o Programa ?Aprender a Relaxar? que tem por base a aplicação das técnicas de respiração diafragmática e relaxamento muscular progressivo. Foi realizado um estudo pré-experimental de cariz longitudinal, no qual se incluíram 7 estudantes de enfermagem seguidos na consulta de ansiedade do Serviço de Saúde Escolar da instituição de ensino. A avaliação da eficácia foi realizada em três momentos: inicial, final e follow-up (4 semanas após a implementação), através da aplicação da Escala de Perceção de Stresse e do Questionário de Autoavaliação de Ansiedade de Zung. O Programa consiste em 8 sessões, implementadas individualmente por videochamada através do Zoom Video Communications, ao longo de 5 semanas. Os resultados indicam que houve uma redução dos níveis de stresse entre a avaliação inicial e a avaliação final (p=0,069) e uma diminuição estatisticamente significativa entre a avaliação inicial e o follow-up (p=0,033). Quanto à ansiedade verificou-se uma diminuição estatisticamente significativa entre a avaliação inicial e a avaliação final (p=0,033) e entre a avaliação inicial e o follow-up (p=0,006). Em ambas as variáveis não se observaram diferenças entre a avaliação final e o follow-up (p=1,000). O Programa ?Aprender a Relaxar?, demonstrou ser um recurso terapêutico que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica tem ao seu dispor para aplicar nesta população, dada a sua eficácia na gestão do stresse e autocontrolo da ansiedade e sintomatologia associada. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=1LGgyfN6 |
url |
http://web.esenfc.pt/?url=1LGgyfN6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=1LGgyfN6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137237027258368 |