O desenvolvimento psicomotor de crianças caboverdianas em idade pré-escolar e as suas famílias : um retrato da precariedade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14306 |
Resumo: | O rastreio do desenvolvimento e a intervenção precoce junto de crianças em risco psicossocial constituem medidas determinantes no futuro das nações. O presente estudo, de tipo descritivo, foi realizado com o propósito de caracterizar o desenvolvimento psicomotor de um grupo de 30 crianças cabo-verdianas da Cidade da Praia, em situação de precariedade, com idades compreendidas entre os 41 a 60 meses, caraterizar as suas famílias do ponto de vista sociodemográfico assim como algumas das práticas educativas parentais. Para tal foram utilizados a Schedule of Growing Skills II e o AAPI II, tendo participado ainda as educadoras do pré-escolar, que colaboraram na identificação precoce de comportamentos atípicos preenchendo o TABS. Dos resultados é de destacar que 37% das crianças apresentaram atraso no desenvolvimento psicomotor com valores significativos (Atraso Global de Desenvolvimento), sendo os domínios mais afetados as competências cognitivas, visuais e interação social. Estas crianças apresentaram também indicadores de risco em termos do Indice de temperamento e autorregulação, com particular enfoque no tipo desligado. Constatou-se ainda a, existência de factores de risco no que se refere às práticas educativas parentais, nomeadamente nas expetativas relativamente ao desenvolvimento das crianças. Conclui-se que a avaliação do desenvolvimento psicomotor das crianças de idades baixas e a análise de fatores de ordem psicossocial na família são procedimentos fundamentais com vista ao rastreio precoce de problemas ou condições de risco de desenvolvimento. Sem resposta articulada para muitas destas crianças, a criação de um sistema integrado de intervenção precoce parece uma aposta urgente a nível politico em articulação com os setores da saúde, educação e apoio social, para os próximos anos em CaboVerde. |
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O desenvolvimento psicomotor de crianças caboverdianas em idade pré-escolar e as suas famílias : um retrato da precariedadeDesenvolvimento psicomotorRisco psicossocialRastreio do desenvolvimentoAtraso global de desenvolvimentoIntervenção precocePráticas parentaisSchedule of Growing Skills IIAAPI IITABSPsychomotor DevelopmentPsychosocial RiskDevelopmental ScreeningGlobal Developmental DelayEarly InterventionParental PracticesSchedule of Growing Skills IIAAPI IITABSDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO rastreio do desenvolvimento e a intervenção precoce junto de crianças em risco psicossocial constituem medidas determinantes no futuro das nações. O presente estudo, de tipo descritivo, foi realizado com o propósito de caracterizar o desenvolvimento psicomotor de um grupo de 30 crianças cabo-verdianas da Cidade da Praia, em situação de precariedade, com idades compreendidas entre os 41 a 60 meses, caraterizar as suas famílias do ponto de vista sociodemográfico assim como algumas das práticas educativas parentais. Para tal foram utilizados a Schedule of Growing Skills II e o AAPI II, tendo participado ainda as educadoras do pré-escolar, que colaboraram na identificação precoce de comportamentos atípicos preenchendo o TABS. Dos resultados é de destacar que 37% das crianças apresentaram atraso no desenvolvimento psicomotor com valores significativos (Atraso Global de Desenvolvimento), sendo os domínios mais afetados as competências cognitivas, visuais e interação social. Estas crianças apresentaram também indicadores de risco em termos do Indice de temperamento e autorregulação, com particular enfoque no tipo desligado. Constatou-se ainda a, existência de factores de risco no que se refere às práticas educativas parentais, nomeadamente nas expetativas relativamente ao desenvolvimento das crianças. Conclui-se que a avaliação do desenvolvimento psicomotor das crianças de idades baixas e a análise de fatores de ordem psicossocial na família são procedimentos fundamentais com vista ao rastreio precoce de problemas ou condições de risco de desenvolvimento. Sem resposta articulada para muitas destas crianças, a criação de um sistema integrado de intervenção precoce parece uma aposta urgente a nível politico em articulação com os setores da saúde, educação e apoio social, para os próximos anos em CaboVerde.Screening for development and early intervention among children at psychosocial risk are key determinants of nations' future. The present descriptive study was carried out with the purpose of characterizing the psychomotor development of a group of 30 Cape Verdean children from Praia City in a precarious situation, aged between 41 and 60 months, to characterize their family’s sociodemographically as well as some of their parental educational practices. The instruments were the Schedule of Growing Skills II, the AAPI II, and the pre-school educators, who collaborated in the early identification of atypical behaviors, completed the TABS. Global Developmental Delay (GDD) was detected for 37% of the children and the most affected developmental domains were: cognitive, visual and social interaction skills. These children also presented risk indicators in terms of temperament and self-regulation, with particular focus on detached. It was also identified the existence of risk factors with regard to parental educational practices, especially in parental expectations regarding the development of children. We concluded that the assessment of the psychomotor development of young children and the analysis of psychosocial factors in the family are fundamental procedures for screening and early detection of developmental disturbances or risk. In the absence of services for these children, the creation of an Early Intervention System seems a urgent an fundamental investment for political and integrated health, education an social services in Cape Verde.Brandão, Maria Teresa Perlico MachadoRepositório da Universidade de LisboaPina, Cariny Teresa Mascarenhas2017-11-21T11:50:42Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14306TID:201770300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:09.595435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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