Avaliação externa das escolas em Portugal. Que impacto e efeitos na escola e na sala de aula?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Isabel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Saragoça, José, Silvestre, Maria José, Gomes, Sónia
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8675
Resumo: Portugal iniciou, em 2007, um Programa de Avaliação Externa das Escolas, sob a responsabilidade da Inspeção-Geral de Educação. Atualmente está em curso o segundo ciclo de avaliação. Desta avaliação externa resulta um Relatório que é enviado para as escolas ao qual estas podem responder com um Contraditório. O trabalho que apresentamos é parte de um estudo desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação em curso, intitulado «Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior». A partir da análise dos Contraditórios aos Relatórios oficiais procurámos respostas para duas questões: A avaliação externa teve impacto na escola e conduziu as escolas a implementarem mudanças na organização e em contexto de sala de aula? Se sim, que mudanças foram planeadas e/ou implementadas? Metodologicamente, recorremos à análise de conteúdo dos Contraditórios, a partir de uma matriz de categorização previamente estabelecida em torno de duas variáveis: «impacto e efeitos do Relatório na escola» e «impacto e efeitos do Relatório na sala de aula». Os principais resultados evidenciam que, em geral, os Relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas.
id RCAP_ac96c1bbb290cadf7d386d406b33892c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8675
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação externa das escolas em Portugal. Que impacto e efeitos na escola e na sala de aula?avaliação externa de escolassala de aulaContraditóriosimpactoescolaPortugal iniciou, em 2007, um Programa de Avaliação Externa das Escolas, sob a responsabilidade da Inspeção-Geral de Educação. Atualmente está em curso o segundo ciclo de avaliação. Desta avaliação externa resulta um Relatório que é enviado para as escolas ao qual estas podem responder com um Contraditório. O trabalho que apresentamos é parte de um estudo desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação em curso, intitulado «Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior». A partir da análise dos Contraditórios aos Relatórios oficiais procurámos respostas para duas questões: A avaliação externa teve impacto na escola e conduziu as escolas a implementarem mudanças na organização e em contexto de sala de aula? Se sim, que mudanças foram planeadas e/ou implementadas? Metodologicamente, recorremos à análise de conteúdo dos Contraditórios, a partir de uma matriz de categorização previamente estabelecida em torno de duas variáveis: «impacto e efeitos do Relatório na escola» e «impacto e efeitos do Relatório na sala de aula». Os principais resultados evidenciam que, em geral, os Relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas.2013-08-19T16:01:39Z2013-08-192013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/8675http://hdl.handle.net/10174/8675porFialho, I.; Saragoça, J.; Silvestre, M. J. & Gomes, S. (2013, 3 e 4 de julho). Avaliação externa das escolas em Portugal. Que impacto e efeitos na escola e na sala de aula?. Comunicação oral apresentada no I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação, realizado na Praia, Cabo Verde.Praia - Cabo VerdesimnaonaoDPEifialho@gmail.comjsaragoca@uevora.ptmariajosesg.silvestre@gmail.comscsdgomes@gmail.com229Fialho, IsabelSaragoça, JoséSilvestre, Maria JoséGomes, Sóniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:55.631898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação externa das escolas em Portugal. Que impacto e efeitos na escola e na sala de aula?
title Avaliação externa das escolas em Portugal. Que impacto e efeitos na escola e na sala de aula?
spellingShingle Avaliação externa das escolas em Portugal. Que impacto e efeitos na escola e na sala de aula?
Fialho, Isabel
avaliação externa de escolas
sala de aula
Contraditórios
impacto
escola
title_short Avaliação externa das escolas em Portugal. Que impacto e efeitos na escola e na sala de aula?
title_full Avaliação externa das escolas em Portugal. Que impacto e efeitos na escola e na sala de aula?
title_fullStr Avaliação externa das escolas em Portugal. Que impacto e efeitos na escola e na sala de aula?
title_full_unstemmed Avaliação externa das escolas em Portugal. Que impacto e efeitos na escola e na sala de aula?
title_sort Avaliação externa das escolas em Portugal. Que impacto e efeitos na escola e na sala de aula?
author Fialho, Isabel
author_facet Fialho, Isabel
Saragoça, José
Silvestre, Maria José
Gomes, Sónia
author_role author
author2 Saragoça, José
Silvestre, Maria José
Gomes, Sónia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Isabel
Saragoça, José
Silvestre, Maria José
Gomes, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação externa de escolas
sala de aula
Contraditórios
impacto
escola
topic avaliação externa de escolas
sala de aula
Contraditórios
impacto
escola
description Portugal iniciou, em 2007, um Programa de Avaliação Externa das Escolas, sob a responsabilidade da Inspeção-Geral de Educação. Atualmente está em curso o segundo ciclo de avaliação. Desta avaliação externa resulta um Relatório que é enviado para as escolas ao qual estas podem responder com um Contraditório. O trabalho que apresentamos é parte de um estudo desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação em curso, intitulado «Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior». A partir da análise dos Contraditórios aos Relatórios oficiais procurámos respostas para duas questões: A avaliação externa teve impacto na escola e conduziu as escolas a implementarem mudanças na organização e em contexto de sala de aula? Se sim, que mudanças foram planeadas e/ou implementadas? Metodologicamente, recorremos à análise de conteúdo dos Contraditórios, a partir de uma matriz de categorização previamente estabelecida em torno de duas variáveis: «impacto e efeitos do Relatório na escola» e «impacto e efeitos do Relatório na sala de aula». Os principais resultados evidenciam que, em geral, os Relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-19T16:01:39Z
2013-08-19
2013-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8675
http://hdl.handle.net/10174/8675
url http://hdl.handle.net/10174/8675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fialho, I.; Saragoça, J.; Silvestre, M. J. & Gomes, S. (2013, 3 e 4 de julho). Avaliação externa das escolas em Portugal. Que impacto e efeitos na escola e na sala de aula?. Comunicação oral apresentada no I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação, realizado na Praia, Cabo Verde.
Praia - Cabo Verde
sim
nao
nao
DPE
ifialho@gmail.com
jsaragoca@uevora.pt
mariajosesg.silvestre@gmail.com
scsdgomes@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136512845021184