Interdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque,Pascoal Diogo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira,António Gomes, Barreira,Carlos Manuel Folgado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100217
Resumo: RESUMO Pretendeu-se compreender a evolução/involução das classificações atribuídas ao domínio “Resultados” em duas escolas próximas geograficamente (E1 e E2), com base em relatórios e contraditórios de avaliação externa de escola, procurando averiguar a existência ou não de coincidências nas apreciações realizadas nas duas avaliações, bem como de influências dos outros domínios. Efetuou-se uma análise de um corpus composto de nove documentos centrado nos relatórios de avaliação externa e nos contraditórios das duas instituições pesquisadas, no âmbito dos dois ciclos de avaliação já concluídos em Portugal (2006-2011 e 2011-2017). Considerando as duas escolas, para a subida generalizada das classificações no domínio “Resultados” contribuíram as evidências registadas no fator/campo de análise relativo aos resultados académicos, bem como as práticas evidenciadas nos domínios “Prestação do serviço educativo” e “Liderança e gestão”.
id EAA-1_a1f925e8b7f69bcfd527b2893bee3b44
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782020000100217
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Interdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolaresavaliação externa de escolasrelatórioscontraditóriosresultadosRESUMO Pretendeu-se compreender a evolução/involução das classificações atribuídas ao domínio “Resultados” em duas escolas próximas geograficamente (E1 e E2), com base em relatórios e contraditórios de avaliação externa de escola, procurando averiguar a existência ou não de coincidências nas apreciações realizadas nas duas avaliações, bem como de influências dos outros domínios. Efetuou-se uma análise de um corpus composto de nove documentos centrado nos relatórios de avaliação externa e nos contraditórios das duas instituições pesquisadas, no âmbito dos dois ciclos de avaliação já concluídos em Portugal (2006-2011 e 2011-2017). Considerando as duas escolas, para a subida generalizada das classificações no domínio “Resultados” contribuíram as evidências registadas no fator/campo de análise relativo aos resultados académicos, bem como as práticas evidenciadas nos domínios “Prestação do serviço educativo” e “Liderança e gestão”.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100217Revista Brasileira de Educação v.25 2020reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782020250022info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque,Pascoal DiogoFerreira,António GomesBarreira,Carlos Manuel Folgadopor2020-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782020000100217Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2020-05-06T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolares
title Interdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolares
spellingShingle Interdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolares
Albuquerque,Pascoal Diogo
avaliação externa de escolas
relatórios
contraditórios
resultados
title_short Interdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolares
title_full Interdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolares
title_fullStr Interdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolares
title_full_unstemmed Interdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolares
title_sort Interdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolares
author Albuquerque,Pascoal Diogo
author_facet Albuquerque,Pascoal Diogo
Ferreira,António Gomes
Barreira,Carlos Manuel Folgado
author_role author
author2 Ferreira,António Gomes
Barreira,Carlos Manuel Folgado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque,Pascoal Diogo
Ferreira,António Gomes
Barreira,Carlos Manuel Folgado
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação externa de escolas
relatórios
contraditórios
resultados
topic avaliação externa de escolas
relatórios
contraditórios
resultados
description RESUMO Pretendeu-se compreender a evolução/involução das classificações atribuídas ao domínio “Resultados” em duas escolas próximas geograficamente (E1 e E2), com base em relatórios e contraditórios de avaliação externa de escola, procurando averiguar a existência ou não de coincidências nas apreciações realizadas nas duas avaliações, bem como de influências dos outros domínios. Efetuou-se uma análise de um corpus composto de nove documentos centrado nos relatórios de avaliação externa e nos contraditórios das duas instituições pesquisadas, no âmbito dos dois ciclos de avaliação já concluídos em Portugal (2006-2011 e 2011-2017). Considerando as duas escolas, para a subida generalizada das classificações no domínio “Resultados” contribuíram as evidências registadas no fator/campo de análise relativo aos resultados académicos, bem como as práticas evidenciadas nos domínios “Prestação do serviço educativo” e “Liderança e gestão”.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100217
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782020250022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.25 2020
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492839985152