Reputação em organizações públicas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/21345 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida. |
id |
RCAP_ac97b94dda05c8f4c7187b31fbcd1527 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/21345 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reputação em organizações públicas brasileirasReputaçãoOrganizações públicasImagem organizacionalIdentidade organizacionalCultura organizacionalDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.Em um contexto de mudança da sociedade brasileira surgem novas demandas às organizações públicas. Como consequência, uma reflexão sobre os fatores que influenciam a percepção do cidadão em relação ao serviço público nacional torna-se fundamental para a ampliação de mecanismos de interação com a sociedade, bem como a melhoria e modernização da gestão pública. Nesse sentido, este trabalho investiga a avaliação da reputação das organizações públicas brasileiras, mais especificamente, a reputação do Ministério Público do Estado do Amazonas, perante seu público interno. Trata-se, portanto de um estudo exploratório, que utiliza como fundamentos, conceitos relacionados a cultura, identidade e imagem organizacionais, além da abordagem centrada na reputação. Os resultados obtidos indicam que o MPE-AM possui uma reputação favorável perante seu público interno, explicada essencialmente pelas dimensões «serviços» e «cidadania», ambas de influência positiva, e «ambiente de trabalho», de influência negativa. Algumas características da instituição foram identificadas como, prestar serviços importantes para sociedade; ter respeito à autoridade; ser ética; contribuir para o desenvolvimento social; não se preocupar com a saúde e bem-estar aos funcionários; e, não oferecer oportunidades iguais a todos os funcionários. Por fim, identificaram-se os atributos mais relevantes para construção da reputação e imagem do MPE-AM, tais como: fazer boa aplicação do dinheiro público; oferecer serviço de qualidade; atender necessidades do cidadão; prestar serviços importantes para sociedade; ser ético; ser justo em sua condução; disponibilizar atos e contas públicas para o público em geral; ser ambientalmente responsável; ter foco em políticas de inclusão social, redução de desigualdades e fortalecimento da cidadania; ter baixa efetividade no controle da corrupção fora da instituição1; e, ser bem administrado.FEUC2012-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/21345http://hdl.handle.net/10316/21345porPahins, Sílvia Letícia Lara - Reputação em organizações públicas brasileiras. Coimbra, 2012Pahins, Sílvia Letícia Larainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:32.159357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reputação em organizações públicas brasileiras |
title |
Reputação em organizações públicas brasileiras |
spellingShingle |
Reputação em organizações públicas brasileiras Pahins, Sílvia Letícia Lara Reputação Organizações públicas Imagem organizacional Identidade organizacional Cultura organizacional |
title_short |
Reputação em organizações públicas brasileiras |
title_full |
Reputação em organizações públicas brasileiras |
title_fullStr |
Reputação em organizações públicas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Reputação em organizações públicas brasileiras |
title_sort |
Reputação em organizações públicas brasileiras |
author |
Pahins, Sílvia Letícia Lara |
author_facet |
Pahins, Sílvia Letícia Lara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pahins, Sílvia Letícia Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reputação Organizações públicas Imagem organizacional Identidade organizacional Cultura organizacional |
topic |
Reputação Organizações públicas Imagem organizacional Identidade organizacional Cultura organizacional |
description |
Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/21345 http://hdl.handle.net/10316/21345 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/21345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pahins, Sílvia Letícia Lara - Reputação em organizações públicas brasileiras. Coimbra, 2012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FEUC |
publisher.none.fl_str_mv |
FEUC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133741880180736 |