Reputação em organizações públicas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pahins, Sílvia Letícia Lara
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/21345
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.
id RCAP_ac97b94dda05c8f4c7187b31fbcd1527
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/21345
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reputação em organizações públicas brasileirasReputaçãoOrganizações públicasImagem organizacionalIdentidade organizacionalCultura organizacionalDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.Em um contexto de mudança da sociedade brasileira surgem novas demandas às organizações públicas. Como consequência, uma reflexão sobre os fatores que influenciam a percepção do cidadão em relação ao serviço público nacional torna-se fundamental para a ampliação de mecanismos de interação com a sociedade, bem como a melhoria e modernização da gestão pública. Nesse sentido, este trabalho investiga a avaliação da reputação das organizações públicas brasileiras, mais especificamente, a reputação do Ministério Público do Estado do Amazonas, perante seu público interno. Trata-se, portanto de um estudo exploratório, que utiliza como fundamentos, conceitos relacionados a cultura, identidade e imagem organizacionais, além da abordagem centrada na reputação. Os resultados obtidos indicam que o MPE-AM possui uma reputação favorável perante seu público interno, explicada essencialmente pelas dimensões «serviços» e «cidadania», ambas de influência positiva, e «ambiente de trabalho», de influência negativa. Algumas características da instituição foram identificadas como, prestar serviços importantes para sociedade; ter respeito à autoridade; ser ética; contribuir para o desenvolvimento social; não se preocupar com a saúde e bem-estar aos funcionários; e, não oferecer oportunidades iguais a todos os funcionários. Por fim, identificaram-se os atributos mais relevantes para construção da reputação e imagem do MPE-AM, tais como: fazer boa aplicação do dinheiro público; oferecer serviço de qualidade; atender necessidades do cidadão; prestar serviços importantes para sociedade; ser ético; ser justo em sua condução; disponibilizar atos e contas públicas para o público em geral; ser ambientalmente responsável; ter foco em políticas de inclusão social, redução de desigualdades e fortalecimento da cidadania; ter baixa efetividade no controle da corrupção fora da instituição1; e, ser bem administrado.FEUC2012-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/21345http://hdl.handle.net/10316/21345porPahins, Sílvia Letícia Lara - Reputação em organizações públicas brasileiras. Coimbra, 2012Pahins, Sílvia Letícia Larainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:32.159357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reputação em organizações públicas brasileiras
title Reputação em organizações públicas brasileiras
spellingShingle Reputação em organizações públicas brasileiras
Pahins, Sílvia Letícia Lara
Reputação
Organizações públicas
Imagem organizacional
Identidade organizacional
Cultura organizacional
title_short Reputação em organizações públicas brasileiras
title_full Reputação em organizações públicas brasileiras
title_fullStr Reputação em organizações públicas brasileiras
title_full_unstemmed Reputação em organizações públicas brasileiras
title_sort Reputação em organizações públicas brasileiras
author Pahins, Sílvia Letícia Lara
author_facet Pahins, Sílvia Letícia Lara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pahins, Sílvia Letícia Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Reputação
Organizações públicas
Imagem organizacional
Identidade organizacional
Cultura organizacional
topic Reputação
Organizações públicas
Imagem organizacional
Identidade organizacional
Cultura organizacional
description Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/21345
http://hdl.handle.net/10316/21345
url http://hdl.handle.net/10316/21345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pahins, Sílvia Letícia Lara - Reputação em organizações públicas brasileiras. Coimbra, 2012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133741880180736