A estrutura do mercado: a concorrência perfeita e a concorrência imperfeita. A teoria dos jogos e a estratégia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donário, Arlindo Alegre
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Ricardo Borges dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/3167
Resumo: O grau de concorrência de um mercado depende de vários factores, entre os quais se destacam: • o número de vendedores de um produto, • a facilidade de entrada e saída do mercado, • o nível de informação partilhada pelos vendedores, • os custos de transacção, do controlo do preço. Assim, o espectro da concorrência varia entre a concorrência perfeita num extremo e o monopólio no outro, encontrando-se a meio deste espectro a concorrência monopolística e o oligopólio, cujo grau de concorrência é variável dentro destas últimas estruturas do mercado. No monopólio existe um elevado poder de determinação do preço desde que não seja regulado pelo Estado. É habitual dividir a estrutura do mercado em quatro principais modelos, relativamente ao grau de concorrência que uma empresa enfrenta. Uma empresa actuando em elevada concorrência comporta-se diferentemente de uma empresa que enfrenta pouca ou nenhuma concorrência.
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