CARATERÍSTICAS DO WEBSITE DE E-COMMERCE QUE INFLUENCIAM A COMPRA ONLINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Cortez
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104909
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_ac9b4423fde9d01c080c0f0563b7d235
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling CARATERÍSTICAS DO WEBSITE DE E-COMMERCE QUE INFLUENCIAM A COMPRA ONLINEE-COMMERCE WEBSITE FEATURES THAT INFLUENCE THE ONLINE PURCHASEe-commercewebsite de e-commercequalidade de informaçãodesigne-commercee-commerce websiteinformation qualitydesignRelatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de EconomiaAno após ano, o e-commerce tem apresentado resultados de crescimento notáveis, suscitando interesse e originando a necessidade das organizações se adaptarem ao contexto do mundo digital através da criação de websites de e-commerce, de forma a chegarem ao consumidor. Considerando que o comportamento do consumidor online pode ser influenciado por uma multiplicidade de fatores, o presente trabalho aborda particularmente as caraterísticas que um website de e-commerce deve apresentar para impulsionar a compra online.Este Relatório de Estágio inicia-se com a apresentação da entidade de acolhimento – Cutipol – seguida da descrição das tarefas que desenvolvi ao longo do estágio, realizado entre o dia 6 de dezembro de 2021 e 21 de Abril de 2022, com a finalidade de terminar o Mestrado em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio foi conduzido através de três grandes objetivos: (1) o serviço de apoio ao cliente em e- commerce, (2) a gestão de catálogo de produtos da plataforma de e-commerce e (3) a criação de conteúdos escritos e gráficos para o website de e-commerce. Porém, o enfoque deste trabalho corresponde ao terceiro objetivo, visto que foi o qual desenvolvi ao longo de mais tempo, oferendo, por isso, mais contribuições à empresa.Aliando a natureza das tarefas que desenvolvi no estágio ao meu interesse pessoal pelo tema, centrei a revisão de literatura deste trabalho no e-commerce, definindo o conceito, enunciando os seus tipos e as suas vantagens e desvantagens. Avancei para a questão do website de e-commerce com o intuito de compreender quais são as caraterísticas que este deve apresentar para impulsionar a compra online, concluindo, através da literatura, que de facto a qualidade de informação e o design do website, juntos, são dois importantes fatores significativos para a eficácia do website.Year after year e-commerce has shown remarkable growth results raising interest and creating the need for organizations to adapt to the digital world context through the creation of e-commerce websites in order to reach the consumer. Whereas online consumer behavior can be influenced by a multiplicity of factors, this work approaches the characteristics that an e-commerce website should have to drive online shopping.This Internship Report begins with the presentation of the host organization - Cutipol - followed by the description of the tasks that I developed during the internship, which took place between December 6, 2021, and April 21, 2022, in order to finish the master’s degree in marketing by the Faculty of Economics from the University of Coimbra. The internship was conducted through three main objectives: (1) e-commerce customer help desk, (2) e- commerce platform product catalog management, and (3) the creation of written and graphical content for the e-commerce website. Nevertheless, the focus of this work corresponds to the third objective since it was the one I developed over a longer period, thus offering more contributions to the company.Combining the nature of the tasks I developed in the internship with my personal interest in the subject, I focused the literature review of this work on e-commerce, defining the concept, stating its types and its advantages and disadvantages. I then proceeded to the issue of the e- commerce website in order to understand what are the characteristics that it should have to boost the online purchase, concluding through the literature that, in fact, the quality of the information and the design of the website, altogether, are two important factors significant for the effectiveness of the website.2022-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104909http://hdl.handle.net/10316/104909TID:203190688porSilva, Mariana Cortezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-27T22:06:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:21:32.192471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv CARATERÍSTICAS DO WEBSITE DE E-COMMERCE QUE INFLUENCIAM A COMPRA ONLINE
E-COMMERCE WEBSITE FEATURES THAT INFLUENCE THE ONLINE PURCHASE
title CARATERÍSTICAS DO WEBSITE DE E-COMMERCE QUE INFLUENCIAM A COMPRA ONLINE
spellingShingle CARATERÍSTICAS DO WEBSITE DE E-COMMERCE QUE INFLUENCIAM A COMPRA ONLINE
Silva, Mariana Cortez
e-commerce
website de e-commerce
qualidade de informação
design
e-commerce
e-commerce website
information quality
design
title_short CARATERÍSTICAS DO WEBSITE DE E-COMMERCE QUE INFLUENCIAM A COMPRA ONLINE
title_full CARATERÍSTICAS DO WEBSITE DE E-COMMERCE QUE INFLUENCIAM A COMPRA ONLINE
title_fullStr CARATERÍSTICAS DO WEBSITE DE E-COMMERCE QUE INFLUENCIAM A COMPRA ONLINE
title_full_unstemmed CARATERÍSTICAS DO WEBSITE DE E-COMMERCE QUE INFLUENCIAM A COMPRA ONLINE
title_sort CARATERÍSTICAS DO WEBSITE DE E-COMMERCE QUE INFLUENCIAM A COMPRA ONLINE
author Silva, Mariana Cortez
author_facet Silva, Mariana Cortez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana Cortez
dc.subject.por.fl_str_mv e-commerce
website de e-commerce
qualidade de informação
design
e-commerce
e-commerce website
information quality
design
topic e-commerce
website de e-commerce
qualidade de informação
design
e-commerce
e-commerce website
information quality
design
description Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104909
http://hdl.handle.net/10316/104909
TID:203190688
url http://hdl.handle.net/10316/104909
identifier_str_mv TID:203190688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134105754927104