A importância das práticas de Employer Branding na retenção de talento em contexto de teletrabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41840 |
Resumo: | A retenção de talento é um tema que tem ganho cada vez mais relevância uma vez que o mercado laboral vive nos dias de hoje uma realidade muito competitiva. Por conseguinte, considera-se que o Employer Branding pode ajudar as empresas a manter os seus melhores colaboradores e deste modo, garantir a sua vantagem competitiva. O objetivo da presente dissertação é analisar a importância das práticas de Employer Branding na retenção de talento no contexto de teletrabalho, através do engagement. A metodologia adotada baseia-se na análise quantitativa através de um inquérito realizado a 117 indivíduos que se encontram em situação de teletrabalho. No que respeita aos resultados, estes demonstram que existe uma relação forte entre as práticas de Employer Branding e a retenção de talento, e entre o engagement e a retenção de talento. No entanto, apesar de haver uma ligação entre as práticas de Employer Branding e o engagement, esta não é estatisticamente significativa. |
id |
RCAP_acb6e99b0e6ecc10cfa66f921d394f98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41840 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância das práticas de Employer Branding na retenção de talento em contexto de teletrabalhoEmployer BrandingRetenção de TalentoEngagementTeletrabalhoA retenção de talento é um tema que tem ganho cada vez mais relevância uma vez que o mercado laboral vive nos dias de hoje uma realidade muito competitiva. Por conseguinte, considera-se que o Employer Branding pode ajudar as empresas a manter os seus melhores colaboradores e deste modo, garantir a sua vantagem competitiva. O objetivo da presente dissertação é analisar a importância das práticas de Employer Branding na retenção de talento no contexto de teletrabalho, através do engagement. A metodologia adotada baseia-se na análise quantitativa através de um inquérito realizado a 117 indivíduos que se encontram em situação de teletrabalho. No que respeita aos resultados, estes demonstram que existe uma relação forte entre as práticas de Employer Branding e a retenção de talento, e entre o engagement e a retenção de talento. No entanto, apesar de haver uma ligação entre as práticas de Employer Branding e o engagement, esta não é estatisticamente significativa.Talent retention is a topic that is gaining more and more impact because the labor market is nowadays a very competitive reality. Thus, it is considered that Employer Branding can help corporations retaining their best employees and thus ensure their competitive advantage. The aim of this dissertation is to understand the impact of Employer Branding practices on talent retention in the context of teleworking, through engagement. The methodology employed was based on quantitative analysis through a survey of 117 individuals who are working from home. The results show that there is a strong relationship between Employer Branding practices and talent retention, and between engagement and talent retention. However, although there is a link between Employer Branding practices and engagement, it is not statistically significant.Cruz, Ana PaulaRepositório ComumOliveira, Ana Catarina Faria2022-09-22T14:42:10Z2022-06-29T00:00:00Z2022-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41840203064992porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-29T15:45:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:28.291675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das práticas de Employer Branding na retenção de talento em contexto de teletrabalho |
title |
A importância das práticas de Employer Branding na retenção de talento em contexto de teletrabalho |
spellingShingle |
A importância das práticas de Employer Branding na retenção de talento em contexto de teletrabalho Oliveira, Ana Catarina Faria Employer Branding Retenção de Talento Engagement Teletrabalho |
title_short |
A importância das práticas de Employer Branding na retenção de talento em contexto de teletrabalho |
title_full |
A importância das práticas de Employer Branding na retenção de talento em contexto de teletrabalho |
title_fullStr |
A importância das práticas de Employer Branding na retenção de talento em contexto de teletrabalho |
title_full_unstemmed |
A importância das práticas de Employer Branding na retenção de talento em contexto de teletrabalho |
title_sort |
A importância das práticas de Employer Branding na retenção de talento em contexto de teletrabalho |
author |
Oliveira, Ana Catarina Faria |
author_facet |
Oliveira, Ana Catarina Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Ana Paula Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Catarina Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Employer Branding Retenção de Talento Engagement Teletrabalho |
topic |
Employer Branding Retenção de Talento Engagement Teletrabalho |
description |
A retenção de talento é um tema que tem ganho cada vez mais relevância uma vez que o mercado laboral vive nos dias de hoje uma realidade muito competitiva. Por conseguinte, considera-se que o Employer Branding pode ajudar as empresas a manter os seus melhores colaboradores e deste modo, garantir a sua vantagem competitiva. O objetivo da presente dissertação é analisar a importância das práticas de Employer Branding na retenção de talento no contexto de teletrabalho, através do engagement. A metodologia adotada baseia-se na análise quantitativa através de um inquérito realizado a 117 indivíduos que se encontram em situação de teletrabalho. No que respeita aos resultados, estes demonstram que existe uma relação forte entre as práticas de Employer Branding e a retenção de talento, e entre o engagement e a retenção de talento. No entanto, apesar de haver uma ligação entre as práticas de Employer Branding e o engagement, esta não é estatisticamente significativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-22T14:42:10Z 2022-06-29T00:00:00Z 2022-06-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41840 203064992 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41840 |
identifier_str_mv |
203064992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130561066827776 |