Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Outeirinho, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/83128
Resumo: Based on two French textbooks which had several editions over the first half of the 20th century, this article seeks to identify a set of real or symbolic relations between men and women, marked by gender, reflected in these textbooks. Those relations are founded on an educational concept of the school that reproduces and perpetuates traditional distinct social roles, as well as a binary view of the masculine and the feminine, the textbook functioning as a medium in the transmission of a worldview, inevitably guiding the learner.
id RCAP_acc9f42401e69fb553270be0f05bcc93
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/83128
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XXHumanidadesHumanitiesBased on two French textbooks which had several editions over the first half of the 20th century, this article seeks to identify a set of real or symbolic relations between men and women, marked by gender, reflected in these textbooks. Those relations are founded on an educational concept of the school that reproduces and perpetuates traditional distinct social roles, as well as a binary view of the masculine and the feminine, the textbook functioning as a medium in the transmission of a worldview, inevitably guiding the learner.20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/83128por0873-366XOuteirinho, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T12:37:57Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/83128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:23:48.911730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX
title Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX
spellingShingle Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX
Outeirinho, Maria de Fátima
Humanidades
Humanities
title_short Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX
title_full Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX
title_fullStr Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX
title_full_unstemmed Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX
title_sort Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX
author Outeirinho, Maria de Fátima
author_facet Outeirinho, Maria de Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Outeirinho, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Humanidades
Humanities
topic Humanidades
Humanities
description Based on two French textbooks which had several editions over the first half of the 20th century, this article seeks to identify a set of real or symbolic relations between men and women, marked by gender, reflected in these textbooks. Those relations are founded on an educational concept of the school that reproduces and perpetuates traditional distinct social roles, as well as a binary view of the masculine and the feminine, the textbook functioning as a medium in the transmission of a worldview, inevitably guiding the learner.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/83128
url https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/83128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-366X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135540451213312