Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/83128 |
Resumo: | Based on two French textbooks which had several editions over the first half of the 20th century, this article seeks to identify a set of real or symbolic relations between men and women, marked by gender, reflected in these textbooks. Those relations are founded on an educational concept of the school that reproduces and perpetuates traditional distinct social roles, as well as a binary view of the masculine and the feminine, the textbook functioning as a medium in the transmission of a worldview, inevitably guiding the learner. |
id |
RCAP_acc9f42401e69fb553270be0f05bcc93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/83128 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XXHumanidadesHumanitiesBased on two French textbooks which had several editions over the first half of the 20th century, this article seeks to identify a set of real or symbolic relations between men and women, marked by gender, reflected in these textbooks. Those relations are founded on an educational concept of the school that reproduces and perpetuates traditional distinct social roles, as well as a binary view of the masculine and the feminine, the textbook functioning as a medium in the transmission of a worldview, inevitably guiding the learner.20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/83128por0873-366XOuteirinho, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T12:37:57Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/83128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:23:48.911730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX |
title |
Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX |
spellingShingle |
Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX Outeirinho, Maria de Fátima Humanidades Humanities |
title_short |
Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX |
title_full |
Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX |
title_fullStr |
Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX |
title_full_unstemmed |
Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX |
title_sort |
Questões de género em manuais para o ensino do francês nas primeiras décadas do século XX |
author |
Outeirinho, Maria de Fátima |
author_facet |
Outeirinho, Maria de Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Outeirinho, Maria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanidades Humanities |
topic |
Humanidades Humanities |
description |
Based on two French textbooks which had several editions over the first half of the 20th century, this article seeks to identify a set of real or symbolic relations between men and women, marked by gender, reflected in these textbooks. Those relations are founded on an educational concept of the school that reproduces and perpetuates traditional distinct social roles, as well as a binary view of the masculine and the feminine, the textbook functioning as a medium in the transmission of a worldview, inevitably guiding the learner. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/83128 |
url |
https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/83128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-366X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135540451213312 |