Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/8091 |
Resumo: | Este artigo é parte de uma investigação mais ampla sobre os fundamentos e práticas de orientação dos trabalhos finais de cursos em modalidades on-line [dissertações, teses, monografias, projetos experimentais], com foco sobre instituições educacionais superiores em Portugal e no Brasil. No presente, a reflexão assenta-se sobre as interações on-line desenvolvidas durante estas orientações. A partir da análise de conteúdo em entrevistas com oito professores, pretendeu-se um mapeamento das preferências e práticas de interações, analisando aspectos que envolvem os canais comunicacionais e seus recursos e tipos; os tempos e modos para interações síncronas e assíncronas e a sua periodicidade; a formação de redes sociais e comunidades de aprendizagem; e os substratos das relações entre os indivíduos e da criação de redes comunicacionais com finalidades de aprendizagem. Os resultados apontam algumas diretivas para a educação on-line, como contributos da pesquisa. |
id |
RCAP_accc528be53f0c95aa94c0a21edff094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8091 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em PortugalOnline interactions in the orientation activities of final works: a study of the advisors in Brazil and PortugalInterações on-lineOrientação de trabalhos finaisFormação de professoresOnline interactionsFinal works orientationTeacher developmentEste artigo é parte de uma investigação mais ampla sobre os fundamentos e práticas de orientação dos trabalhos finais de cursos em modalidades on-line [dissertações, teses, monografias, projetos experimentais], com foco sobre instituições educacionais superiores em Portugal e no Brasil. No presente, a reflexão assenta-se sobre as interações on-line desenvolvidas durante estas orientações. A partir da análise de conteúdo em entrevistas com oito professores, pretendeu-se um mapeamento das preferências e práticas de interações, analisando aspectos que envolvem os canais comunicacionais e seus recursos e tipos; os tempos e modos para interações síncronas e assíncronas e a sua periodicidade; a formação de redes sociais e comunidades de aprendizagem; e os substratos das relações entre os indivíduos e da criação de redes comunicacionais com finalidades de aprendizagem. Os resultados apontam algumas diretivas para a educação on-line, como contributos da pesquisa.This article is part of a wider research of the foundations and practices of orientation of the final works in online modalities [dissertations, theses, monographs, projects], focusing on higher educational institutions in Portugal and Brazil. At present, the reflection is based on the online interactions developed during these works, verifying the possibilities between advisors and students, between advisors and of these and the supervision of the courses. From the analysis of content in interviews with eight guiding teachers, it was intended a mapping of preferences and practices of interactions, analyzing aspects that involve the communication channels and their resources and types; times and modes for synchronous and asynchronous interactions and their periodicity; the formation of social networks and learning communities; and the substrates of the relationships and the creation of communication networks for learning purposes. The results point out some guidelines for online education as research contributions.Repositório AbertoConstantino, Paulo Roberto PradoHenriques, Susana2019-04-11T09:28:42Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8091porConstantino, Paulo Roberto Prato; Henriques, Susana - Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal. "Revista Diálogo Educacional" [Em linha]. ISSN 1518-3483 (Print) 1981-416X (Online). Vol. 19, nº 60 (jan./mar. 2019), p. 117-1361518-348310.7213/1981-416X.19.060.DS06info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:28:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:13.876518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal Online interactions in the orientation activities of final works: a study of the advisors in Brazil and Portugal |
title |
Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal |
spellingShingle |
Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal Constantino, Paulo Roberto Prado Interações on-line Orientação de trabalhos finais Formação de professores Online interactions Final works orientation Teacher development |
title_short |
Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal |
title_full |
Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal |
title_fullStr |
Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal |
title_full_unstemmed |
Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal |
title_sort |
Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal |
author |
Constantino, Paulo Roberto Prado |
author_facet |
Constantino, Paulo Roberto Prado Henriques, Susana |
author_role |
author |
author2 |
Henriques, Susana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Constantino, Paulo Roberto Prado Henriques, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interações on-line Orientação de trabalhos finais Formação de professores Online interactions Final works orientation Teacher development |
topic |
Interações on-line Orientação de trabalhos finais Formação de professores Online interactions Final works orientation Teacher development |
description |
Este artigo é parte de uma investigação mais ampla sobre os fundamentos e práticas de orientação dos trabalhos finais de cursos em modalidades on-line [dissertações, teses, monografias, projetos experimentais], com foco sobre instituições educacionais superiores em Portugal e no Brasil. No presente, a reflexão assenta-se sobre as interações on-line desenvolvidas durante estas orientações. A partir da análise de conteúdo em entrevistas com oito professores, pretendeu-se um mapeamento das preferências e práticas de interações, analisando aspectos que envolvem os canais comunicacionais e seus recursos e tipos; os tempos e modos para interações síncronas e assíncronas e a sua periodicidade; a formação de redes sociais e comunidades de aprendizagem; e os substratos das relações entre os indivíduos e da criação de redes comunicacionais com finalidades de aprendizagem. Os resultados apontam algumas diretivas para a educação on-line, como contributos da pesquisa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-11T09:28:42Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/8091 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/8091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Constantino, Paulo Roberto Prato; Henriques, Susana - Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal. "Revista Diálogo Educacional" [Em linha]. ISSN 1518-3483 (Print) 1981-416X (Online). Vol. 19, nº 60 (jan./mar. 2019), p. 117-136 1518-3483 10.7213/1981-416X.19.060.DS06 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135061627371520 |