PSICOLOGIA ESCOLAR NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36687 |
Resumo: | Nos últimos anos a Psicologia vem expandindo seu campo de atuação atingindo o âmbito das políticas públicas educacionais. O objetivo do estudo é investigar a atuação do psicólogo na avaliação de políticas públicas de educação, verificando sua inserção nos diferentes tipos de políticas, e os desafios dessa prática nesses dispositivos educacionais. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, contanto com a realização de entrevistas com quarenta e dois profissionais inseridos na rede pública de educação. A partir da análise foi constatado que a maioria dos psicólogos realizam avaliação através de protocolos da instituição, instrumentos e relatórios de atividades, no entanto ainda se restringem à análise da eficácia das políticas após implementadas. |
id |
RCAP_acd7e15c3ce44ae375412ddbd4ccfbfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36687 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃOAvaliação; políticas públicas de educação; psicologia escolarNos últimos anos a Psicologia vem expandindo seu campo de atuação atingindo o âmbito das políticas públicas educacionais. O objetivo do estudo é investigar a atuação do psicólogo na avaliação de políticas públicas de educação, verificando sua inserção nos diferentes tipos de políticas, e os desafios dessa prática nesses dispositivos educacionais. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, contanto com a realização de entrevistas com quarenta e dois profissionais inseridos na rede pública de educação. A partir da análise foi constatado que a maioria dos psicólogos realizam avaliação através de protocolos da instituição, instrumentos e relatórios de atividades, no entanto ainda se restringem à análise da eficácia das políticas após implementadas.ISPGAYARepositório ComumAraújo, MariaCarvalho, LeilanirNegreiros, Fauston2021-06-07T11:38:05Z2021-05-312021-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36687porAraújo, M., Carvalho, L., Negreiros, F. (2021).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:38.679054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO |
title |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO Araújo, Maria Avaliação; políticas públicas de educação; psicologia escolar |
title_short |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO |
title_full |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO |
title_sort |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO |
author |
Araújo, Maria |
author_facet |
Araújo, Maria Carvalho, Leilanir Negreiros, Fauston |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Leilanir Negreiros, Fauston |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Maria Carvalho, Leilanir Negreiros, Fauston |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; políticas públicas de educação; psicologia escolar |
topic |
Avaliação; políticas públicas de educação; psicologia escolar |
description |
Nos últimos anos a Psicologia vem expandindo seu campo de atuação atingindo o âmbito das políticas públicas educacionais. O objetivo do estudo é investigar a atuação do psicólogo na avaliação de políticas públicas de educação, verificando sua inserção nos diferentes tipos de políticas, e os desafios dessa prática nesses dispositivos educacionais. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, contanto com a realização de entrevistas com quarenta e dois profissionais inseridos na rede pública de educação. A partir da análise foi constatado que a maioria dos psicólogos realizam avaliação através de protocolos da instituição, instrumentos e relatórios de atividades, no entanto ainda se restringem à análise da eficácia das políticas após implementadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07T11:38:05Z 2021-05-31 2021-05-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36687 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araújo, M., Carvalho, L., Negreiros, F. (2021). |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137238946152448 |