Determinantes do turismo de negócios internacionais : uma análise confirmatória de dados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2849 |
Resumo: | O turismo de negócios é um segmento turístico em grande crescimentoque tem concedido aos países uma multiplicidade de benefícios de natureza económica, social e cultural. Neste contexto, torna-se imperativoaprofundar o conhecimento sobreos determinantes decrescimento de curto e médio prazo do turismo de negócios à escala mundial, de modo a ser propostoaos paísesorientações estratégicasque os auxiliem a melhoraro seu desempenho junto deste segmento turístico.Arevisão de literatura permitiu identificaras variáveis (determinantes)controláveispela ação dos atores institucionaisdos destinos de negóciose viabilizou a estimação de um modelo de regressão múltiplacom recurso ao software Eviews 6.0. A amostra obtida foiconstituída por dados de 136 países a nível mundial, relativos à taxa de crescimento entre os anos 2005 e 2009e adveiode bases de dados do World Travel and Tourism Council e do World Bank. O estudo mostra que o desenvolvimento de políticas para incrementar o crescimento no curto e médio prazo das viagens e turismo de negócios deve implicar medidas que estimulem o investimento privado em capital fixo turístico, o turismo de lazer e o grau de abertura comercial do país em relação ao exterior. |
id |
RCAP_acda1f47e8ded59573025efc55f0442e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2849 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Determinantes do turismo de negócios internacionais : uma análise confirmatória de dadosTurismo de negóciosTurismo de reuniõesTurismo de convençõesModelo econométricoO turismo de negócios é um segmento turístico em grande crescimentoque tem concedido aos países uma multiplicidade de benefícios de natureza económica, social e cultural. Neste contexto, torna-se imperativoaprofundar o conhecimento sobreos determinantes decrescimento de curto e médio prazo do turismo de negócios à escala mundial, de modo a ser propostoaos paísesorientações estratégicasque os auxiliem a melhoraro seu desempenho junto deste segmento turístico.Arevisão de literatura permitiu identificaras variáveis (determinantes)controláveispela ação dos atores institucionaisdos destinos de negóciose viabilizou a estimação de um modelo de regressão múltiplacom recurso ao software Eviews 6.0. A amostra obtida foiconstituída por dados de 136 países a nível mundial, relativos à taxa de crescimento entre os anos 2005 e 2009e adveiode bases de dados do World Travel and Tourism Council e do World Bank. O estudo mostra que o desenvolvimento de políticas para incrementar o crescimento no curto e médio prazo das viagens e turismo de negócios deve implicar medidas que estimulem o investimento privado em capital fixo turístico, o turismo de lazer e o grau de abertura comercial do país em relação ao exterior.2022-11-21T11:43:15Z2016-01-01T00:00:00Z20162022-10-09T10:57:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2849por2238-2925Carvalho, PedroMárquez, Miguel A.Díaz-Méndez, Montserratinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:09Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:01.878701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinantes do turismo de negócios internacionais : uma análise confirmatória de dados |
title |
Determinantes do turismo de negócios internacionais : uma análise confirmatória de dados |
spellingShingle |
Determinantes do turismo de negócios internacionais : uma análise confirmatória de dados Carvalho, Pedro Turismo de negócios Turismo de reuniões Turismo de convenções Modelo econométrico |
title_short |
Determinantes do turismo de negócios internacionais : uma análise confirmatória de dados |
title_full |
Determinantes do turismo de negócios internacionais : uma análise confirmatória de dados |
title_fullStr |
Determinantes do turismo de negócios internacionais : uma análise confirmatória de dados |
title_full_unstemmed |
Determinantes do turismo de negócios internacionais : uma análise confirmatória de dados |
title_sort |
Determinantes do turismo de negócios internacionais : uma análise confirmatória de dados |
author |
Carvalho, Pedro |
author_facet |
Carvalho, Pedro Márquez, Miguel A. Díaz-Méndez, Montserrat |
author_role |
author |
author2 |
Márquez, Miguel A. Díaz-Méndez, Montserrat |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Pedro Márquez, Miguel A. Díaz-Méndez, Montserrat |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo de negócios Turismo de reuniões Turismo de convenções Modelo econométrico |
topic |
Turismo de negócios Turismo de reuniões Turismo de convenções Modelo econométrico |
description |
O turismo de negócios é um segmento turístico em grande crescimentoque tem concedido aos países uma multiplicidade de benefícios de natureza económica, social e cultural. Neste contexto, torna-se imperativoaprofundar o conhecimento sobreos determinantes decrescimento de curto e médio prazo do turismo de negócios à escala mundial, de modo a ser propostoaos paísesorientações estratégicasque os auxiliem a melhoraro seu desempenho junto deste segmento turístico.Arevisão de literatura permitiu identificaras variáveis (determinantes)controláveispela ação dos atores institucionaisdos destinos de negóciose viabilizou a estimação de um modelo de regressão múltiplacom recurso ao software Eviews 6.0. A amostra obtida foiconstituída por dados de 136 países a nível mundial, relativos à taxa de crescimento entre os anos 2005 e 2009e adveiode bases de dados do World Travel and Tourism Council e do World Bank. O estudo mostra que o desenvolvimento de políticas para incrementar o crescimento no curto e médio prazo das viagens e turismo de negócios deve implicar medidas que estimulem o investimento privado em capital fixo turístico, o turismo de lazer e o grau de abertura comercial do país em relação ao exterior. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2022-11-21T11:43:15Z 2022-10-09T10:57:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2849 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2238-2925 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131516628893696 |