Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Pedro Miguel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Méndez, Montserrat Díaz, Márquez, Miguel Ángel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3115
Resumo: O turismo de negócios é um segmento turístico em grande crescimento que tem concedido aos países uma multiplicidade de benefícios de natureza económica, social e cultural. Neste contexto, torna-se imperativo aprofundar o conhecimento sobre os determinantes de crescimento de curto e médio prazo do turismo de negócios à escala mundial, de modo a ser proposto aos países orientações estratégicas que os auxiliem a melhorar o seu desempenho junto deste segmento turístico. A revisão de literatura permitiu identificar as variáveis (determinantes) controláveis pela ação dos atores institucionais dos destinos de negócios e viabilizou a estimação de um modelo de regressão múltipla com recurso ao software Eviews 6.0. A amostra obtida foi constituída por dados de 136 países a nível mundial, relativos à taxa de crescimento entre os anos 2005 e 2009 e adveio de bases de dados do World Travel and Tourism Council e do World Bank. O estudo mostra que o desenvolvimento de políticas para incrementar o crescimento no curto e médio prazo das viagens e turismo de negócios deve implicar medidas que estimulem o investimento privado em capital fixo turístico, o turismo de lazer e o grau de abertura comercial do país em relação ao exterior.
id UFJF-2_b1298522551177dc4d10d2a01b3f104f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/3115
network_acronym_str UFJF-2
network_name_str Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
repository_id_str
spelling Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dadosTurismo de NegóciosTurismo de ReuniõesTurismo de ConvençõesO turismo de negócios é um segmento turístico em grande crescimento que tem concedido aos países uma multiplicidade de benefícios de natureza económica, social e cultural. Neste contexto, torna-se imperativo aprofundar o conhecimento sobre os determinantes de crescimento de curto e médio prazo do turismo de negócios à escala mundial, de modo a ser proposto aos países orientações estratégicas que os auxiliem a melhorar o seu desempenho junto deste segmento turístico. A revisão de literatura permitiu identificar as variáveis (determinantes) controláveis pela ação dos atores institucionais dos destinos de negócios e viabilizou a estimação de um modelo de regressão múltipla com recurso ao software Eviews 6.0. A amostra obtida foi constituída por dados de 136 países a nível mundial, relativos à taxa de crescimento entre os anos 2005 e 2009 e adveio de bases de dados do World Travel and Tourism Council e do World Bank. O estudo mostra que o desenvolvimento de políticas para incrementar o crescimento no curto e médio prazo das viagens e turismo de negócios deve implicar medidas que estimulem o investimento privado em capital fixo turístico, o turismo de lazer e o grau de abertura comercial do país em relação ao exterior.Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado anonimamente por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3115Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, N.2, Maio/Ago., 2016 - Edição Temática: trabalhos selecionados IV Congresso Internacional de Turismo/CIT (Guimarães/Portugal), pp.1-110; 49-57Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, N.2, Maio/Ago., 2016 - Edição Temática: trabalhos selecionados IV Congresso Internacional de Turismo/CIT (Guimarães/Portugal), pp.1-110; 49-57Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, N.2, Maio/Ago., 2016 - Edição Temática: trabalhos selecionados IV Congresso Internacional de Turismo/CIT (Guimarães/Portugal), pp.1-110; 49-572238-2925reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticosinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3115/1112Copyright (c) 2016 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABETinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Pedro MiguelMéndez, Montserrat DíazMárquez, Miguel Ángel2018-10-24T10:48:34Zoai:periodicos.ufjf.br:article/3115Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/oairevista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br2238-29252238-2925opendoar:2018-10-24T10:48:34Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados
title Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados
spellingShingle Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados
Carvalho, Pedro Miguel
Turismo de Negócios
Turismo de Reuniões
Turismo de Convenções
title_short Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados
title_full Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados
title_fullStr Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados
title_full_unstemmed Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados
title_sort Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados
author Carvalho, Pedro Miguel
author_facet Carvalho, Pedro Miguel
Méndez, Montserrat Díaz
Márquez, Miguel Ángel
author_role author
author2 Méndez, Montserrat Díaz
Márquez, Miguel Ángel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Pedro Miguel
Méndez, Montserrat Díaz
Márquez, Miguel Ángel
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo de Negócios
Turismo de Reuniões
Turismo de Convenções
topic Turismo de Negócios
Turismo de Reuniões
Turismo de Convenções
description O turismo de negócios é um segmento turístico em grande crescimento que tem concedido aos países uma multiplicidade de benefícios de natureza económica, social e cultural. Neste contexto, torna-se imperativo aprofundar o conhecimento sobre os determinantes de crescimento de curto e médio prazo do turismo de negócios à escala mundial, de modo a ser proposto aos países orientações estratégicas que os auxiliem a melhorar o seu desempenho junto deste segmento turístico. A revisão de literatura permitiu identificar as variáveis (determinantes) controláveis pela ação dos atores institucionais dos destinos de negócios e viabilizou a estimação de um modelo de regressão múltipla com recurso ao software Eviews 6.0. A amostra obtida foi constituída por dados de 136 países a nível mundial, relativos à taxa de crescimento entre os anos 2005 e 2009 e adveio de bases de dados do World Travel and Tourism Council e do World Bank. O estudo mostra que o desenvolvimento de políticas para incrementar o crescimento no curto e médio prazo das viagens e turismo de negócios deve implicar medidas que estimulem o investimento privado em capital fixo turístico, o turismo de lazer e o grau de abertura comercial do país em relação ao exterior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado anonimamente por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3115
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3115/1112
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF
dc.source.none.fl_str_mv Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, N.2, Maio/Ago., 2016 - Edição Temática: trabalhos selecionados IV Congresso Internacional de Turismo/CIT (Guimarães/Portugal), pp.1-110; 49-57
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, N.2, Maio/Ago., 2016 - Edição Temática: trabalhos selecionados IV Congresso Internacional de Turismo/CIT (Guimarães/Portugal), pp.1-110; 49-57
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, N.2, Maio/Ago., 2016 - Edição Temática: trabalhos selecionados IV Congresso Internacional de Turismo/CIT (Guimarães/Portugal), pp.1-110; 49-57
2238-2925
reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
collection Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
repository.name.fl_str_mv Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br
_version_ 1798044892369256448