Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais Brasileiros de Estudos Turísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3115 |
Resumo: | O turismo de negócios é um segmento turístico em grande crescimento que tem concedido aos países uma multiplicidade de benefícios de natureza económica, social e cultural. Neste contexto, torna-se imperativo aprofundar o conhecimento sobre os determinantes de crescimento de curto e médio prazo do turismo de negócios à escala mundial, de modo a ser proposto aos países orientações estratégicas que os auxiliem a melhorar o seu desempenho junto deste segmento turístico. A revisão de literatura permitiu identificar as variáveis (determinantes) controláveis pela ação dos atores institucionais dos destinos de negócios e viabilizou a estimação de um modelo de regressão múltipla com recurso ao software Eviews 6.0. A amostra obtida foi constituída por dados de 136 países a nível mundial, relativos à taxa de crescimento entre os anos 2005 e 2009 e adveio de bases de dados do World Travel and Tourism Council e do World Bank. O estudo mostra que o desenvolvimento de políticas para incrementar o crescimento no curto e médio prazo das viagens e turismo de negócios deve implicar medidas que estimulem o investimento privado em capital fixo turístico, o turismo de lazer e o grau de abertura comercial do país em relação ao exterior. |
id |
UFJF-2_b1298522551177dc4d10d2a01b3f104f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/3115 |
network_acronym_str |
UFJF-2 |
network_name_str |
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos |
repository_id_str |
|
spelling |
Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dadosTurismo de NegóciosTurismo de ReuniõesTurismo de ConvençõesO turismo de negócios é um segmento turístico em grande crescimento que tem concedido aos países uma multiplicidade de benefícios de natureza económica, social e cultural. Neste contexto, torna-se imperativo aprofundar o conhecimento sobre os determinantes de crescimento de curto e médio prazo do turismo de negócios à escala mundial, de modo a ser proposto aos países orientações estratégicas que os auxiliem a melhorar o seu desempenho junto deste segmento turístico. A revisão de literatura permitiu identificar as variáveis (determinantes) controláveis pela ação dos atores institucionais dos destinos de negócios e viabilizou a estimação de um modelo de regressão múltipla com recurso ao software Eviews 6.0. A amostra obtida foi constituída por dados de 136 países a nível mundial, relativos à taxa de crescimento entre os anos 2005 e 2009 e adveio de bases de dados do World Travel and Tourism Council e do World Bank. O estudo mostra que o desenvolvimento de políticas para incrementar o crescimento no curto e médio prazo das viagens e turismo de negócios deve implicar medidas que estimulem o investimento privado em capital fixo turístico, o turismo de lazer e o grau de abertura comercial do país em relação ao exterior.Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado anonimamente por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3115Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, N.2, Maio/Ago., 2016 - Edição Temática: trabalhos selecionados IV Congresso Internacional de Turismo/CIT (Guimarães/Portugal), pp.1-110; 49-57Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, N.2, Maio/Ago., 2016 - Edição Temática: trabalhos selecionados IV Congresso Internacional de Turismo/CIT (Guimarães/Portugal), pp.1-110; 49-57Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, N.2, Maio/Ago., 2016 - Edição Temática: trabalhos selecionados IV Congresso Internacional de Turismo/CIT (Guimarães/Portugal), pp.1-110; 49-572238-2925reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticosinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3115/1112Copyright (c) 2016 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABETinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Pedro MiguelMéndez, Montserrat DíazMárquez, Miguel Ángel2018-10-24T10:48:34Zoai:periodicos.ufjf.br:article/3115Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/oairevista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br2238-29252238-2925opendoar:2018-10-24T10:48:34Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados |
title |
Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados |
spellingShingle |
Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados Carvalho, Pedro Miguel Turismo de Negócios Turismo de Reuniões Turismo de Convenções |
title_short |
Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados |
title_full |
Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados |
title_fullStr |
Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados |
title_full_unstemmed |
Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados |
title_sort |
Determinantes do Turismo de Negócios Internacionais: uma análise confirmatória de dados |
author |
Carvalho, Pedro Miguel |
author_facet |
Carvalho, Pedro Miguel Méndez, Montserrat Díaz Márquez, Miguel Ángel |
author_role |
author |
author2 |
Méndez, Montserrat Díaz Márquez, Miguel Ángel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Pedro Miguel Méndez, Montserrat Díaz Márquez, Miguel Ángel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo de Negócios Turismo de Reuniões Turismo de Convenções |
topic |
Turismo de Negócios Turismo de Reuniões Turismo de Convenções |
description |
O turismo de negócios é um segmento turístico em grande crescimento que tem concedido aos países uma multiplicidade de benefícios de natureza económica, social e cultural. Neste contexto, torna-se imperativo aprofundar o conhecimento sobre os determinantes de crescimento de curto e médio prazo do turismo de negócios à escala mundial, de modo a ser proposto aos países orientações estratégicas que os auxiliem a melhorar o seu desempenho junto deste segmento turístico. A revisão de literatura permitiu identificar as variáveis (determinantes) controláveis pela ação dos atores institucionais dos destinos de negócios e viabilizou a estimação de um modelo de regressão múltipla com recurso ao software Eviews 6.0. A amostra obtida foi constituída por dados de 136 países a nível mundial, relativos à taxa de crescimento entre os anos 2005 e 2009 e adveio de bases de dados do World Travel and Tourism Council e do World Bank. O estudo mostra que o desenvolvimento de políticas para incrementar o crescimento no curto e médio prazo das viagens e turismo de negócios deve implicar medidas que estimulem o investimento privado em capital fixo turístico, o turismo de lazer e o grau de abertura comercial do país em relação ao exterior. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado anonimamente por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3115 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3115/1112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, N.2, Maio/Ago., 2016 - Edição Temática: trabalhos selecionados IV Congresso Internacional de Turismo/CIT (Guimarães/Portugal), pp.1-110; 49-57 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, N.2, Maio/Ago., 2016 - Edição Temática: trabalhos selecionados IV Congresso Internacional de Turismo/CIT (Guimarães/Portugal), pp.1-110; 49-57 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, N.2, Maio/Ago., 2016 - Edição Temática: trabalhos selecionados IV Congresso Internacional de Turismo/CIT (Guimarães/Portugal), pp.1-110; 49-57 2238-2925 reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticos instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos |
collection |
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos |
repository.name.fl_str_mv |
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br |
_version_ |
1798044892369256448 |