"Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com recurso às TIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/14243 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa) |
id |
RCAP_acdb8c1aa19ea4b805a28b00ce1ddcce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14243 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com recurso às TIC371.68Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa)Este estudo visou estudar a contribuição das TIC, nomeadamente do portátil Magalhães, no contexto de uma actividade ancorada nos princípios da integração curricular, de forma a criar experiências de aprendizagem motivadoras, desafiantes e inovadoras para crianças do 2º ano de escolaridade. O estudo visou a construção e o desenvolvimento da actividade integradora relativa a uma das questões geradoras do Projecto Curricular de Turma “O nosso sonho cor-de-verde” que tinha como centro nuclear de investigação e de motivação “Nós e a Natureza: Como transformar o meio ambiente num arco-íris?”. A actividade integradora foi antecedida por uma fase de pré-projecto e, seguidamente, organizada em três fases onde foram desenvolvidas de forma integrada, várias actividades que incluíram o desenvolvimento de competências em todas as áreas curriculares, mas também com preocupações de aquisição de competências transversais havendo o recurso frequente às TIC em geral e ao portátil Magalhães em particular. Tal facto, justifica-se porque se considera que o recurso a novas ferramentas e a novos métodos pedagógicos deve acompanhar as mudanças inerentes ao progresso científico e tecnológico respondendo, assim, aos desafios do século XXI por via de um ensino de qualidade e do sucesso educativo. O presente estudo orienta-se por uma abordagem qualitativa, onde se pretende fazer um estudo exploratório, descritivo de todo um processo de desenvolvimento de uma actividade de integração curricular das TIC. Para a recolha de dados foram utilizados diferentes instrumentos previstos nesta abordagem metodológica, tais como: a observação participante, as notas de campo e, ainda, os documentos e trabalhos produzidos pelos alunos e respectivas publicações. Como resultado deste estudo podem destacar-se as evidências encontradas ao nível da integração curricular, da motivação, do desenvolvimento de competências e da aquisição e consolidação de aprendizagens. Verifica-se ainda que a construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com recurso às TIC potencia a aquisição e desenvolvimento de competências ao nível do saber, saber-fazer, saber-ser e saber-estar perspectivadas de forma mais global, abrangente e funcional.This paper aims to understand the how TIC (including the computer Magalhães) contributes for learning, curricular integration and innovation in education, in children at second class, in the context of an integrative activity. The study meant to build and develop integrative activities the Class Curricular Project “Our dream green-colored”. This project had as nuclear research and motivation following problem "We and Nature: How to transform the environment in a rainbow? “ The integrative activity was preceded by a pre-project and then organized into three phases which were developed in an integrated approach a range of activities that included developing skills in all curriculum areas disciplinary, not disciplinary, but also concerns the acquisition of horizontal skills having the extensive use of TIC in general and in particular laptop Magalhães. This happens because of the use of new tools and new teaching methods must be follow by the changes wrought by scientific and technological progress, responding in this way to the challenges of the twenty-first century through quality teaching and educational success. This study is guided by a qualitative approach, which aims to make an exploratory study, where whole process of developing a curricular integrated activity of TIC. For data collection were used different techniques and tools provided in this methodological approach, such as participant observation, field notes and also documents produced by the students and their publications. As a result of this study can stand out from the evidence found at the level of curriculum integration, motivation, skills development and acquisition and consolidation of learning. As a result of this study we can stand out the evidences found at level of curriculum integration, motivation, skills development and acquisition and learning consolidations. Was verified as well that the constructions and development of an integrative activity, using as a resource the TIC, enhances the acquisition and development of skills at several levels such as knowledge, know-how, know-being and knowing how to be, conceptualized in a more global, comprehensive and functional.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deRamos, AltinaUniversidade do MinhoPereira, Andreia Raquel Vieira20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:10.656448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com recurso às TIC |
title |
"Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com recurso às TIC |
spellingShingle |
"Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com recurso às TIC Pereira, Andreia Raquel Vieira 371.68 |
title_short |
"Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com recurso às TIC |
title_full |
"Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com recurso às TIC |
title_fullStr |
"Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com recurso às TIC |
title_full_unstemmed |
"Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com recurso às TIC |
title_sort |
"Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com recurso às TIC |
author |
Pereira, Andreia Raquel Vieira |
author_facet |
Pereira, Andreia Raquel Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Ramos, Altina Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Andreia Raquel Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
371.68 |
topic |
371.68 |
description |
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa) |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/14243 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/14243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132705565179904 |