Capital humano e desempenho organizacional: aplicação da técnica PLS no sector hoteleiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12963 |
Resumo: | Mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios |
id |
RCAP_ace7df7cb17c21b821535352c05f2321 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12963 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Capital humano e desempenho organizacional: aplicação da técnica PLS no sector hoteleiroCapital humanoCapital intelectualDesempenho organizacionalHuman capitalIntellectual capitalOrganizational performanceMestrado em Controlo de Gestão e dos NegóciosA crescente importância atribuída ao capital humano e o impacto que o mesmo apresenta no desempenho organizacional tem merecido a atenção e dedicação não somente dos investigadores, como também a relevância acrescida dos dirigentes das empresas. Encontrar formas de medição da influência que esta componente do capital intelectual origina na performance empresarial é uma instigação desafiante para muitos. Perante o reconhecimento evidente da importância que o capital humano provoca no desempenho organizacional e sendo representado como um fator benéfico no sucesso organizacional, o objetivo primordial desta dissertação consistiu em apurar um melhor entendimento dos efeitos que capital humano e que os seus constituintes individualizados (competências, atitudes e agilidade intelectual) causam no desempenho organizacional, através da validação de um instrumento capaz de medir o capital humano no desempenho organizacional e examinar os efeitos das correlações entre os demais constructos. Foi utilizado o inquérito através de questionário aplicado ao setor do turismo, no segmento de atividade económica designado de alojamento e restauração. A análise dos dados recorreu a uma técnica recente e bastante usada em ciências sociais e humanas, a técnica dos Mínimos Quadrados Parciais - Partial Least Squares (PLS). Foram efetuadas as avaliações do modelo de mensuração e do modelo estrutural aplicadas ao modelo geral de investigação. Os resultados demonstram efeitos, tanto positivos como negativos, entre o capital humano e os seus componentes, assim como os seus efeitos no desempenho organizacional. Curiosamente o constructo que representa um maior coeficiente de determinação, R2, é o efeito total gerado pela agilidade intelectual no desempenho organizacionalThe increasing importance given to human capital and its impact on organizational performance has attracted the attention and dedication not only of researchers, but also the increased relevance of business leaders. Finding ways of measuring the influence that this component of intellectual capital originates in business performance is a challenging endeavour to many. Given the clear recognition of the importance that human capital has on organizational performance and how it is represented as an added factor to organizational success, the primary objective of this work was to establish a better understanding of the effects that human capital and its individual constituents (skills , attitudes and intellectual agility) have on organizational performance through the validation of an instrument capable of measuring how human capital influences organizational performance and examine the correlation effects among the other constructs. It was used a survey through a questionnaire applied to the tourism sector in economic activity segment: Hotels and Restaurants. For the data analysis it was used a fairly new technique but very popular among social sciences and humanities, Partial Least Squares (PLS). Evaluations of the measurement model and the structural model were applied to the general model of research. The results show both positive and negative effects between human capital and its components, as well as their effects on organizational performance. Interestingly the construct that better represents the proportion of total variation of organizational performance explained by the model is intellectual agility.ISCALCustódio, Sandra GanchoRCIPLMarques, Ana Rita Fernandes2021-02-25T18:39:02Z2016-102016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12963porMarques, A. R. F. (2016). Capital humano e desempenho organizacional - aplicação da técnica PLS no sector hoteleiro. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Disponível eminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:52Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:59.644922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capital humano e desempenho organizacional: aplicação da técnica PLS no sector hoteleiro |
title |
Capital humano e desempenho organizacional: aplicação da técnica PLS no sector hoteleiro |
spellingShingle |
Capital humano e desempenho organizacional: aplicação da técnica PLS no sector hoteleiro Marques, Ana Rita Fernandes Capital humano Capital intelectual Desempenho organizacional Human capital Intellectual capital Organizational performance |
title_short |
Capital humano e desempenho organizacional: aplicação da técnica PLS no sector hoteleiro |
title_full |
Capital humano e desempenho organizacional: aplicação da técnica PLS no sector hoteleiro |
title_fullStr |
Capital humano e desempenho organizacional: aplicação da técnica PLS no sector hoteleiro |
title_full_unstemmed |
Capital humano e desempenho organizacional: aplicação da técnica PLS no sector hoteleiro |
title_sort |
Capital humano e desempenho organizacional: aplicação da técnica PLS no sector hoteleiro |
author |
Marques, Ana Rita Fernandes |
author_facet |
Marques, Ana Rita Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Custódio, Sandra Gancho RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Ana Rita Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capital humano Capital intelectual Desempenho organizacional Human capital Intellectual capital Organizational performance |
topic |
Capital humano Capital intelectual Desempenho organizacional Human capital Intellectual capital Organizational performance |
description |
Mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10 2016-10-01T00:00:00Z 2021-02-25T18:39:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12963 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Marques, A. R. F. (2016). Capital humano e desempenho organizacional - aplicação da técnica PLS no sector hoteleiro. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Disponível em |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISCAL |
publisher.none.fl_str_mv |
ISCAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550256856891392 |