Jogos cooperativos como estratégia de inclusão: avaliação das atitudes dos professores de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penas, Joana Sofia Luís
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/3610
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Emocional e da Personalidade
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spelling Jogos cooperativos como estratégia de inclusão: avaliação das atitudes dos professores de educaçãoJogos cooperativosInclusãoNEEAtitudes dos professores de educação físicaCooperative gamesInclusionSENAttitudes of teachers of physical educationJeux coopératifsInclusionSENAttitudes des professeurs d'éducation physiqueDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Emocional e da PersonalidadeO presente estudo tem como principal objetivo avaliar as atitudes dos professores de Educação Física face à utilização dos Jogos Cooperativos como estratégia de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Deste modo, verificaram-se as atitudes dos professores de Educação Física face à inclusão de alunos com NEE, face aos Jogos Cooperativos como estratégia de inclusão e recolheram-se, ainda, as opiniões dos docentes sobre a utilização dos Jogos Cooperativos como estratégia de inclusão. A Educação Física, ao conceder a participação dos alunos com NEE em atividades físicas adequadas às suas capacidades, proporciona a estas crianças a sua valorização e integração. Os Jogos Cooperativos nestas aulas são um auxiliar precioso no acompanhamento de crianças com NEE. Na tentativa de promover a interação social entre crianças com NEE e crianças com desenvolvimento normal, vários autores conceberam programas que utilizam a atividade lúdica como contexto de aprendizagem das habilidades sociais. Como tal, o professor desempenha um papel fundamental na educação do aluno com NEE, uma vez que deve ser responsável por estimular e fazer desencadear no mesmo competências essenciais e imprescindíveis para o seu futuro como adulto. O trabalho é constituído por três partes: na primeira parte encontra-se o enquadramento teórico, dividido por três capítulos; na segunda parte, o estudo empírico, distribuído por um capítulo; e, por último, os resultados, repartidos em três capítulos. A investigação baseou-se numa amostra de cento e quinze docentes, do segundo e terceiro ciclos do ensino básico, sessenta docentes da Zonas Oeste (Concelhos de Alcobaça e Caldas da Rainha) e cinquenta e cinco docentes da Zona da Lezíria e Médio Tejo (Concelhos de Rio Maior e Santarém). Em termos de metodologia, foi selecionado como instrumento de pesquisa, um inquérito por questionário com questões fechadas e uma aberta, dirigido aos professores de Educação Física. O problema de estudo formulou-se da seguinte forma: Será que os professores de Educação Física têm atitudes favoráveis face à utilização dos Jogos Cooperativos como estratégia de inclusão? Os resultados mostram que nas duas zonas (Oeste e Lezíria e Médio Tejo), os professores revelam atitudes favoráveis face à inclusão de alunos com NEE nas suas aulas e face à utilização dos Jogos Cooperativos como estratégia de inclusão nas aulas de Educação Física. Registando-se pequenas diferenças perante as atitudes dos professores, para as duas zonas, entre o género feminino e masculino, a idade, o tempo de serviço, a formação em Educação Especial, a experiência com alunos com NEE e na variável, os Jogos Cooperativos como promotores de inclusão. Como se pode constatar na discussão dos resultados e nas conclusão. The present study aims to evaluate the attitudes of physical education teachers face the use of Cooperative Games as a strategy of including pupils with Special Educational Needs (SEN). Thus, there were the attitudes of physical education teachers face the inclusion of pupils with SEN, compared to Cooperative Games and inclusion strategy and collected, yet the views of teachers on the use of Cooperative Games as inclusion strategy. Physical Education, to grant the participation of pupils with SEN in physical activities appropriate to their abilities, gives these children their recovery and integration. The cooperative games in these classes are a valuable aid in the monitoring of children with SEN. In an attempt to promote social interaction among children with SEN and children with normal development, several authors have designed programs that use atual playing as a context for learning social skills. As such, the teacher plays a key role in the education of students with SEN as it should be responsible for stimulating trigger and make the same core competencies and essential to its future as an adult. The work consists of three parts: the first part is the theoretical framework, divided into three chapters, in the second part, an empirical study, distributed by a chapter, and, finally, results, divided into three chapters. The research was based on a sample of one hundred and fifteen teachers, the second and third cycles of basic education, sixty teachers from Western Areas (Counties Alcobaca and Caldas da Rainha) and fifty-five teachers from East Zone Wetland and Tejo (Counties Santarém and Rio Maior). In terms of methodology, was selected as a research tool, a questionnaire with closed questions and one open, aimed at teachers of Physical Education. The study problem is formulated as follows: Does the physical education teachers have favorable attitudes compared to the use of Cooperative Games as a strategy of inclusion? The results show that the two areas (West and marshland and Middle Tejo), teachers showed positive attitudes towards the inclusion of pupils with SEN in their classes and against the use of cooperative games as a strategy for inclusion in physical education classes. Registering small differences before the teachers' attitudes to the two zones between female and male gender, age, length of service, training in special education, experience with students with SEN and variable cooperative games as promoters for inclusion. As can be seen in the discussion of results and conclusion. La présente étude vise à évaluer les attitudes des enseignants d'éducation physique face à l'utilisation des jeux coopératifs comme une stratégie d'intégration d'élèves à besoins éducatifs particuliers (BEP). Ainsi, il y avait les attitudes des enseignants d'éducation physique face à l'intégration des élèves ayant des besoins particuliers, par rapport à Jeux coopératifs et la stratégie d'inclusion et recueillie, mais les points de vue des enseignants sur l'utilisation des jeux coopératifs comme stratégie d'inclusion. L'éducation physique, d'accorder la participation des élèves à BEP en activités physiques adaptées à leurs capacités, donne à ces enfants leur rétablissement et leur intégration. Les jeux coopératifs dans ces classes sont une aide précieuse dans le suivi des enfants ayant des besoins particuliers. Dans une tentative pour promouvoir l'interaction sociale parmi les enfants ayant des besoins particuliers et les enfants ayant un développement normal, plusieurs auteurs ont conçu des programmes qui utilisent de jeu réel en tant que contexte d'apprentissage des compétences sociales. En tant que tel, l'enseignant joue un rôle clé dans l'éducation des élèves ayant des besoins éducatifs comme il devrait être responsable de la stimulation de déclenchement et de faire les mêmes compétences de base et essentiels pour son avenir en tant qu'adulte. Le travail se compose de trois parties: la première partie est le cadre théorique, divisé en trois chapitres, dans la deuxième partie, une étude empirique, distribué par un chapitre, et, enfin, les résultats, divisée en trois chapitres. La recherche a été basée sur un échantillon de 115 enseignants, les deuxième et troisième cycles de l'enseignement fondamental, soixante enseignants de Western Areas (Comtés Alcobaça et de Caldas da Rainha) et 55 enseignants à partir des zones humides Zone Est et du Tage (Comtés Santarém et Rio Maior). En termes de méthodologie, a été choisi comme outil de recherche, un questionnaire avec des questions fermées et une ouverte, destiné aux enseignants d'éducation physique. Le problème est l'étude formulé comme suit: Est–ce les professeurs d'éducation physique ont des attitudes favorables par rapport à l'utilisation des jeux coopératifs comme une stratégie d'inclusion? Les résultats montrent que les deux zones (l'Ouest et du marais et du Moyen–Tejo), les enseignants ont montré une attitude positive envers l'inclusion des élèves ayant des besoins éducatifs particuliers dans leurs classes et contre l'utilisation des jeux coopératifs comme une stratégie pour l'inclusion dans les classes d'éducation physique. Enregistrement de petites différences avant que les attitudes des enseignants aux deux zones entre les sexes masculin et féminin, l'âge, la durée du service, la formation dans l'enseignement spécial, l'expérience avec les élèves ayant des besoins particuliers et variables des jeux coopératifs comme promoteurs pour l'inclusion. Comme on peut le voir dans la discussion des résultats et conclusion.[s.n.]Salete, Vanda de LaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPenas, Joana Sofia Luís2013-02-15T12:55:28Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3610TID:203036441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-27T02:00:42Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:31.754364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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