A influência digital na desmaterialização da obra de arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3669 |
Resumo: | Nesta dissertação procura-se compreender a influência dos sistemas digitais na desmaterialização da obra de arte. Em concreto, é proposto um paralelismo entre o desenvolvimento da tecnologia e o percurso da arte, não perdendo de vista a reciprocidade que mantêm com o indivíduo. Com�o metodologia apresentam-se duas abordagens fundamentais: a reprodutibilidade técnica que introduziu um novo conceito de imagem e de real permitindo e impulsionando a libertação da arte, e os sistemas digitais qu�e efectivamente desmaterializaram a obra de arte ao fazer depender a sua existência da participação do observador, condição extremada pelos sistemas em realidade virtual que imergem o indivíduo numa realidade imulada, sem a mediação de uma interface visível. O fio condutor das sinergias entre a tecnologia e a arte é o enfoque na percepção e na cognição do indivíduo virtualizado pelos dois sistemas pela extensão dos sentidos. Osmose de Charlotte Davies, em R.V., encerra a dissertação ao funcionar como paradigma da obra de arte imaterial. A imagem deslocou a presença virtualizando o indivíduo. Nos sistemas em R.V. o participante, estendido pela a consciência e traduzido em informação numérica, vive e age em “osmose” com o simulacro que é a obra de arte. |
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A influência digital na desmaterialização da obra de arteCriação artísticaFilosofia da arteArte digitalFotografia - HistóriaFotografia digitalNesta dissertação procura-se compreender a influência dos sistemas digitais na desmaterialização da obra de arte. Em concreto, é proposto um paralelismo entre o desenvolvimento da tecnologia e o percurso da arte, não perdendo de vista a reciprocidade que mantêm com o indivíduo. Com�o metodologia apresentam-se duas abordagens fundamentais: a reprodutibilidade técnica que introduziu um novo conceito de imagem e de real permitindo e impulsionando a libertação da arte, e os sistemas digitais qu�e efectivamente desmaterializaram a obra de arte ao fazer depender a sua existência da participação do observador, condição extremada pelos sistemas em realidade virtual que imergem o indivíduo numa realidade imulada, sem a mediação de uma interface visível. O fio condutor das sinergias entre a tecnologia e a arte é o enfoque na percepção e na cognição do indivíduo virtualizado pelos dois sistemas pela extensão dos sentidos. Osmose de Charlotte Davies, em R.V., encerra a dissertação ao funcionar como paradigma da obra de arte imaterial. A imagem deslocou a presença virtualizando o indivíduo. Nos sistemas em R.V. o participante, estendido pela a consciência e traduzido em informação numérica, vive e age em “osmose” com o simulacro que é a obra de arte.The aim of this dissertation is to understand the influence of the digital systems on the dematerialization of the art work. In concrete, we have focus in the advance of the technology and the art course without losing their affinity with the subject. As methodology we consider two fundamentals matters: Technological reproducibility which has introduced a new image and reality concepts towards the art freedom; the digital systems that has lead to dematerialization of the art work because of its dependency on the participation of the observer. This dependency was extreme by the immersion in V.R. systems because of the absence of a visible interface, on which Osmose is the paradigm as an immaterial art work.Universidade de Aveiro2011-06-21T16:58:19Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3669porJorge, Ana Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:25Zoai:ria.ua.pt:10773/3669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:49.253955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Nesta dissertação procura-se compreender a influência dos sistemas digitais na desmaterialização da obra de arte. Em concreto, é proposto um paralelismo entre o desenvolvimento da tecnologia e o percurso da arte, não perdendo de vista a reciprocidade que mantêm com o indivíduo. Com�o metodologia apresentam-se duas abordagens fundamentais: a reprodutibilidade técnica que introduziu um novo conceito de imagem e de real permitindo e impulsionando a libertação da arte, e os sistemas digitais qu�e efectivamente desmaterializaram a obra de arte ao fazer depender a sua existência da participação do observador, condição extremada pelos sistemas em realidade virtual que imergem o indivíduo numa realidade imulada, sem a mediação de uma interface visível. O fio condutor das sinergias entre a tecnologia e a arte é o enfoque na percepção e na cognição do indivíduo virtualizado pelos dois sistemas pela extensão dos sentidos. Osmose de Charlotte Davies, em R.V., encerra a dissertação ao funcionar como paradigma da obra de arte imaterial. A imagem deslocou a presença virtualizando o indivíduo. Nos sistemas em R.V. o participante, estendido pela a consciência e traduzido em informação numérica, vive e age em “osmose” com o simulacro que é a obra de arte. |
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