A influência digital na desmaterialização da obra de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Ana Nunes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3669
Resumo: Nesta dissertação procura-se compreender a influência dos sistemas digitais na desmaterialização da obra de arte. Em concreto, é proposto um paralelismo entre o desenvolvimento da tecnologia e o percurso da arte, não perdendo de vista a reciprocidade que mantêm com o indivíduo. Com�o metodologia apresentam-se duas abordagens fundamentais: a reprodutibilidade técnica que introduziu um novo conceito de imagem e de real permitindo e impulsionando a libertação da arte, e os sistemas digitais qu�e efectivamente desmaterializaram a obra de arte ao fazer depender a sua existência da participação do observador, condição extremada pelos sistemas em realidade virtual que imergem o indivíduo numa realidade imulada, sem a mediação de uma interface visível. O fio condutor das sinergias entre a tecnologia e a arte é o enfoque na percepção e na cognição do indivíduo virtualizado pelos dois sistemas pela extensão dos sentidos. Osmose de Charlotte Davies, em R.V., encerra a dissertação ao funcionar como paradigma da obra de arte imaterial. A imagem deslocou a presença virtualizando o indivíduo. Nos sistemas em R.V. o participante, estendido pela a consciência e traduzido em informação numérica, vive e age em “osmose” com o simulacro que é a obra de arte.
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