Promoção da resiliência da família de crianças e adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44419 |
Resumo: | Nas últimas décadas as famílias têm sido alvo de transformações, com frequentes alterações na sua estrutura, constituição multicultural, papéis de género, condições socioeconómicas e padrões do ciclo vital. Assim, torna-se premente compreender os desafios que cada família atravessa e identificar quais os processos familiares que permitem a sua prosperidade. Numa perspetiva sistémica e considerando a família um sistema social, onde coexistem indivíduos em constante interação, é compreensível que uma crise num indivíduo, afete a família como um todo. Surge assim o conceito de resiliência familiar, que possibilita dar sentido às adversidades, através de processos de crescimento pessoal e relacional, que reforçam a estrutura, tornando-a capaz de fazer face a eventos potencialmente stressores. No entanto, os momentos de crise embora sejam entendidos como propícios a uma evolução e crescimento podem constituir um momento de risco patológico, de dificuldade ou perturbação evolutiva, carecendo de apoio e acompanhamento profissional e individualizado. Nesse sentido, à luz do Modelo Teório de Betty Neuman, desenvolvi a minha intervenção no âmbito da promoção da resiliência familiar de pais de crianças com dificuldades da linguagem e/ou socialização, integrando como coterapeuta, um grupo multifamiliar, numa consulta externa de um hospital da região de Lisboa. Sendo a resiliência um fenómeno recente em Enfermagem recorri a um projeto qualitativo assente no método de estudo de caso, definindo como objetivos: conhecer os fatores de stress, protetores e de reconstituição de cada família e promover a resiliência de famílias cujos filhos apresentam problemas da linguagem/socialização. Em conclusão, pese embora as limitações impostas pela situação pandémica atual pude perceber que a intervenção de enfermagem em grupo multifamiliar é uma estratégia promotora da resiliência familiar. A partilha das vivências e a aprendizagem em grupo permitem às famílias potenciar a sua capacidade de fazer face às adversidades, promovendo assim a sua resiliência. |
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Promoção da resiliência da família de crianças e adolescentesEnfermagem psiquiátricaFamíliaResiliênciaCuidados de enfermagemNas últimas décadas as famílias têm sido alvo de transformações, com frequentes alterações na sua estrutura, constituição multicultural, papéis de género, condições socioeconómicas e padrões do ciclo vital. Assim, torna-se premente compreender os desafios que cada família atravessa e identificar quais os processos familiares que permitem a sua prosperidade. Numa perspetiva sistémica e considerando a família um sistema social, onde coexistem indivíduos em constante interação, é compreensível que uma crise num indivíduo, afete a família como um todo. Surge assim o conceito de resiliência familiar, que possibilita dar sentido às adversidades, através de processos de crescimento pessoal e relacional, que reforçam a estrutura, tornando-a capaz de fazer face a eventos potencialmente stressores. No entanto, os momentos de crise embora sejam entendidos como propícios a uma evolução e crescimento podem constituir um momento de risco patológico, de dificuldade ou perturbação evolutiva, carecendo de apoio e acompanhamento profissional e individualizado. Nesse sentido, à luz do Modelo Teório de Betty Neuman, desenvolvi a minha intervenção no âmbito da promoção da resiliência familiar de pais de crianças com dificuldades da linguagem e/ou socialização, integrando como coterapeuta, um grupo multifamiliar, numa consulta externa de um hospital da região de Lisboa. Sendo a resiliência um fenómeno recente em Enfermagem recorri a um projeto qualitativo assente no método de estudo de caso, definindo como objetivos: conhecer os fatores de stress, protetores e de reconstituição de cada família e promover a resiliência de famílias cujos filhos apresentam problemas da linguagem/socialização. Em conclusão, pese embora as limitações impostas pela situação pandémica atual pude perceber que a intervenção de enfermagem em grupo multifamiliar é uma estratégia promotora da resiliência familiar. A partilha das vivências e a aprendizagem em grupo permitem às famílias potenciar a sua capacidade de fazer face às adversidades, promovendo assim a sua resiliência.In the last few decades, families have suffered a serious of transformations, with changes in its structure, multicultural constitution, gender roles, social and economic conditions and life cycle patterns. It then becomes vital to understand the challenges each family faces and identify the processes that contribute to its welfare. In a systemic perspective, and considering the family as a social system where individuals coexist in permanent interaction, it is understandable that a crisis in one individual disrupts the family as a whole. Thus, the concept of family resilience emerges, as it allows to validate adversities through personal and relational development processes that enforce the structure and make it capable of coping with potentially stressful events. However, although the moments of crisis are realised as conducive to evolution and growth, it may also pose to a moment of pathologic risk, of difficulty or disturbance in the development, lacking professional and individualised support and follow up. Hence, in the light of Betty Neuman Theoretic Model, I have developed my intervention in the scope of promotion of family resilience for parents with children with language and/or socialization difficulties, integrating a co-therapist and a muti-family group in an outpatient clinic of a hospital within the region of Lisbon. Considering that resilience is a recent concept in Nursing, I have resorted to a quality project based on a case study method, setting as objectives the following: to know the stressor, protective and coping factors of each family, and to promote resilience in families whose children present language and/or socialization difficulties. As a conclusion, despite the limitations imposed by the current pandemic situation, I was able to perceive that the nursing intervention in multi-family groups is a family resilience promoter strategy. Sharing experiences and learnings in groups, allows families to enhance their capability of facing adversities, promoting their resilience.Lopes, Joaquim Manuel de OliveiraRepositório ComumNeves, Nuno Miguel Silva2023-04-03T14:25:03Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44419TID:203095359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-06T07:15:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:32.856315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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