A sinalética para a orientação dos clientes em espaço hospitalar: Caso de um hospital privado na região de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Diogo Filipe Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/29806
Resumo: Esta dissertação explora o papel crucial da sinalética efetiva na orientação dos clientes através do espaço hospitalar, com foco no impacto dos processos de comunicação, melhoria comportamental e construção de confiança na instituição. Este tema surge na sequência de uma problemática existente em instituições de saúde de grandes dimensões, que não são capazes de fornecer uma sinalética clara e de fácil leitura para uma melhor experiência do cliente no espaço hospitalar. Através de uma revisão abrangente da literatura existente, um estudo qualitativo das entrevistas realizadas aos profissionais clínicos e não clínicos e um estudo quantitativo, com um questionário realizado aos clientes de um hospital privado na região de Lisboa. A pesquisa demonstra que, nesta instituição, existem lacunas na sinalética fornecida para a orientação dos clientes no espaço e, que, por vezes pode resultar num aumento da ansiedade e prejudicar a experiência do cliente durante a sua visita ao hospital. Indica também que uma sinalética bem projetada pode melhorar significativamente a experiência geral do hospital para os clientes. O estudo identifica os principais fatores que contribuem para uma sinalética bem-sucedida. Além disso, a dissertação oferece recomendações para as instituições de saúde melhorarem as suas estratégias de sinalética e criarem uma experiência mais positiva para o cliente. Numa última análise, os resultados desta pesquisa destacam a importância da sinalética efetiva na promoção de uma melhor e mais eficaz comunicação, comportamento e confiança do cidadão no ambiente hospitalar.
id RCAP_acf47a8ba8fa9e26e0f8f04b18ae644e
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/29806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A sinalética para a orientação dos clientes em espaço hospitalar: Caso de um hospital privado na região de LisboaSinaléticaOrientaçãoEstabelecimento hospitalarComunicação -- CommunicationConfiança -- TrustSegurança -- SecuritySignageOrientationHospitalEsta dissertação explora o papel crucial da sinalética efetiva na orientação dos clientes através do espaço hospitalar, com foco no impacto dos processos de comunicação, melhoria comportamental e construção de confiança na instituição. Este tema surge na sequência de uma problemática existente em instituições de saúde de grandes dimensões, que não são capazes de fornecer uma sinalética clara e de fácil leitura para uma melhor experiência do cliente no espaço hospitalar. Através de uma revisão abrangente da literatura existente, um estudo qualitativo das entrevistas realizadas aos profissionais clínicos e não clínicos e um estudo quantitativo, com um questionário realizado aos clientes de um hospital privado na região de Lisboa. A pesquisa demonstra que, nesta instituição, existem lacunas na sinalética fornecida para a orientação dos clientes no espaço e, que, por vezes pode resultar num aumento da ansiedade e prejudicar a experiência do cliente durante a sua visita ao hospital. Indica também que uma sinalética bem projetada pode melhorar significativamente a experiência geral do hospital para os clientes. O estudo identifica os principais fatores que contribuem para uma sinalética bem-sucedida. Além disso, a dissertação oferece recomendações para as instituições de saúde melhorarem as suas estratégias de sinalética e criarem uma experiência mais positiva para o cliente. Numa última análise, os resultados desta pesquisa destacam a importância da sinalética efetiva na promoção de uma melhor e mais eficaz comunicação, comportamento e confiança do cidadão no ambiente hospitalar.This dissertation explores the crucial role of effective signage in guiding clients through hospital spaces, with a focus on the impact of communication processes, behavioral improvement, and trust building within the institution. This topic arises in response to a problem in large healthcare institutions that are unable to provide clear and easy-to-read signage for a better customer experience in the hospital space. Through a comprehensive review of existing literature, a qualitative study of interviews conducted with clinical and non-clinical professionals, and a quantitative study with a questionnaire conducted with clients of a private hospital in the Lisbon region, the research demonstrates that there are gaps in the signage provided for client guidance in this institution, and that this can sometimes result in increased anxiety and harm the customer experience during their hospital visit. It also indicates that well-designed signage can significantly improve the overall hospital experience for customers. The study identifies the key factors contributing to successful signage. Additionally, the dissertation offers recommendations for healthcare institutions to improve their signage strategies and create a more positive customer experience. Ultimately, the results of this research highlight the importance of effective signage in promoting better and more effective communication, behavior, and citizen trust in the hospital environment.2023-11-27T15:59:38Z2023-10-02T00:00:00Z2023-10-022023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/29806TID:203401298porGuedes, Diogo Filipe Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-03T01:18:35Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/29806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:41.480439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A sinalética para a orientação dos clientes em espaço hospitalar: Caso de um hospital privado na região de Lisboa
title A sinalética para a orientação dos clientes em espaço hospitalar: Caso de um hospital privado na região de Lisboa
spellingShingle A sinalética para a orientação dos clientes em espaço hospitalar: Caso de um hospital privado na região de Lisboa
Guedes, Diogo Filipe Pereira
Sinalética
Orientação
Estabelecimento hospitalar
Comunicação -- Communication
Confiança -- Trust
Segurança -- Security
Signage
Orientation
Hospital
title_short A sinalética para a orientação dos clientes em espaço hospitalar: Caso de um hospital privado na região de Lisboa
title_full A sinalética para a orientação dos clientes em espaço hospitalar: Caso de um hospital privado na região de Lisboa
title_fullStr A sinalética para a orientação dos clientes em espaço hospitalar: Caso de um hospital privado na região de Lisboa
title_full_unstemmed A sinalética para a orientação dos clientes em espaço hospitalar: Caso de um hospital privado na região de Lisboa
title_sort A sinalética para a orientação dos clientes em espaço hospitalar: Caso de um hospital privado na região de Lisboa
author Guedes, Diogo Filipe Pereira
author_facet Guedes, Diogo Filipe Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Diogo Filipe Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Sinalética
Orientação
Estabelecimento hospitalar
Comunicação -- Communication
Confiança -- Trust
Segurança -- Security
Signage
Orientation
Hospital
topic Sinalética
Orientação
Estabelecimento hospitalar
Comunicação -- Communication
Confiança -- Trust
Segurança -- Security
Signage
Orientation
Hospital
description Esta dissertação explora o papel crucial da sinalética efetiva na orientação dos clientes através do espaço hospitalar, com foco no impacto dos processos de comunicação, melhoria comportamental e construção de confiança na instituição. Este tema surge na sequência de uma problemática existente em instituições de saúde de grandes dimensões, que não são capazes de fornecer uma sinalética clara e de fácil leitura para uma melhor experiência do cliente no espaço hospitalar. Através de uma revisão abrangente da literatura existente, um estudo qualitativo das entrevistas realizadas aos profissionais clínicos e não clínicos e um estudo quantitativo, com um questionário realizado aos clientes de um hospital privado na região de Lisboa. A pesquisa demonstra que, nesta instituição, existem lacunas na sinalética fornecida para a orientação dos clientes no espaço e, que, por vezes pode resultar num aumento da ansiedade e prejudicar a experiência do cliente durante a sua visita ao hospital. Indica também que uma sinalética bem projetada pode melhorar significativamente a experiência geral do hospital para os clientes. O estudo identifica os principais fatores que contribuem para uma sinalética bem-sucedida. Além disso, a dissertação oferece recomendações para as instituições de saúde melhorarem as suas estratégias de sinalética e criarem uma experiência mais positiva para o cliente. Numa última análise, os resultados desta pesquisa destacam a importância da sinalética efetiva na promoção de uma melhor e mais eficaz comunicação, comportamento e confiança do cidadão no ambiente hospitalar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27T15:59:38Z
2023-10-02T00:00:00Z
2023-10-02
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/29806
TID:203401298
url http://hdl.handle.net/10071/29806
identifier_str_mv TID:203401298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136312025939968