Satisfação e qualidade apercebida do utente e acompanhante perante a sinalética do edifício da consulta externa do Hospital de Braga: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durães, Joana Licínia Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44706
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
id RCAP_df87f9df122dd63cdeca7924653740a8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação e qualidade apercebida do utente e acompanhante perante a sinalética do edifício da consulta externa do Hospital de Braga: estudo de casoSinalética hospitalarWayfindingSatisfaçãoQualidadePerceção do utenteHospital signageSatisfactionQualityPerception of the patientCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Gestão de Unidades de SaúdeOs Hospitais são das Organizações mais complexas existentes na atualidade, com estruturas e procedimentos muito específicos. Consequentemente, necessitam impreterivelmente de um espaço que possua um sistema de orientação claro, objetivo e de fácil leitura e interpretação. Uma sinalética eficiente permite uma melhor circulação, acarretando, desta forma, maior satisfação por parte dos utentes e acompanhantes, traduzindo-se também na eficiência do funcionamento do Hospital. Apesar de ainda serem escassos os estudos sobre wayfinding, as organizações de saúde começam a implementar o sistema wayfinding para combater o problema da sinalética, pois este tem como objetivo principal proporcionar ao utente uma deslocação precisa, facilitando a orientação e deslocação entre serviços. Este projeto, desenvolvido durante um estágio curricular na Direção de Serviço ao Utente do Hospital de Braga, teve como principal objetivo avaliar a satisfação e qualidade apercebida do utente e acompanhante perante a sinalética existente, assim como identificar os principais pontos que carecem de sinalética mais adequada no Edifício da Consulta Externa. O campo de análise foi o Edifício da Consultas Externas do Hospital de Braga e a unidade de análise os utentes ou acompanhantes aí presentes, no período compreendido entre os dias 4 e 19 de maio. Para a recolha de dados, e em conformidade com o projeto, foi utilizada uma metodologia quantitativa e qualitativa. Com este projeto, foi possível obter algumas conclusões, nomeadamente a relevância de a Ágora, que apresenta uma linha de visão clara e consistente com a informação necessária, a identificação dos elevadores e das escadas e a sinalética das entradas, que em muito afetam a facilidade de orientação. Os resultados revelam a importância da intervenção na sinalética do Edifício da Consulta Externa para suprir os pontos negativos identificados. As recomendações apresentadas para a resolução do problema estão devidamente fundamentadas com análise estatística, benchmarking e com dados qualitativos. Demonstram ainda potencial para ter um impacto positivo na perceção do utente.Hospitals are one of the most complex organizations nowadays, with very personal structures and procedures. Consequently, they imperatively need a space that possesses a clear and objective system that is easy to ready and interpret. An efficient signage allows a better circulation, leading to a greater satisfaction of patients and caregivers, translating also in the efficiency of Hospital operation. Although studies about wayfinding are still scarce, health organizations are starting to implement the wayfinding systems to fight the signage problem since this system has the purpose of providing the patient a precise movement, facilitating the orientation and movement between services This project, developed during an extracurricular internship in the Patient Service Direction, aimed to evaluate the satisfaction and perceived quality of the patient and caregiver towards the signage, as to identify the main points that lack signage in the External Consultation Building. The field of analysis was the Building of External Consultation of Hospital de Braga and the unity of analysis were the patients or caregivers present in the building, between 4 and 19 of May. For data collection, and in accordance with the project, a quantitative and qualitative analysis was performed. With this project it was possible to draw several conclusions, namely the importance of the main hall, which presents a clear line of sight consistent with the necessary information, the identification of the lifts and stairs and the signs of entries that have a great effect on users orientation. The results tell the importance of an intervention on the signage of the building to surpass the negative points that were identified. The recommendations presented to solve the problem are substantiated with statistical analysis, benchmarking and qualitative data, and show a potential positive impact in patient’s perception.Crispim, José António AlmeidaUniversidade do MinhoDurães, Joana Licínia Machado20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44706por201566150info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:05.721862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação e qualidade apercebida do utente e acompanhante perante a sinalética do edifício da consulta externa do Hospital de Braga: estudo de caso
title Satisfação e qualidade apercebida do utente e acompanhante perante a sinalética do edifício da consulta externa do Hospital de Braga: estudo de caso
spellingShingle Satisfação e qualidade apercebida do utente e acompanhante perante a sinalética do edifício da consulta externa do Hospital de Braga: estudo de caso
Durães, Joana Licínia Machado
Sinalética hospitalar
Wayfinding
Satisfação
Qualidade
Perceção do utente
Hospital signage
Satisfaction
Quality
Perception of the patient
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Satisfação e qualidade apercebida do utente e acompanhante perante a sinalética do edifício da consulta externa do Hospital de Braga: estudo de caso
title_full Satisfação e qualidade apercebida do utente e acompanhante perante a sinalética do edifício da consulta externa do Hospital de Braga: estudo de caso
title_fullStr Satisfação e qualidade apercebida do utente e acompanhante perante a sinalética do edifício da consulta externa do Hospital de Braga: estudo de caso
title_full_unstemmed Satisfação e qualidade apercebida do utente e acompanhante perante a sinalética do edifício da consulta externa do Hospital de Braga: estudo de caso
title_sort Satisfação e qualidade apercebida do utente e acompanhante perante a sinalética do edifício da consulta externa do Hospital de Braga: estudo de caso
author Durães, Joana Licínia Machado
author_facet Durães, Joana Licínia Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crispim, José António Almeida
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Durães, Joana Licínia Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Sinalética hospitalar
Wayfinding
Satisfação
Qualidade
Perceção do utente
Hospital signage
Satisfaction
Quality
Perception of the patient
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Sinalética hospitalar
Wayfinding
Satisfação
Qualidade
Perceção do utente
Hospital signage
Satisfaction
Quality
Perception of the patient
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44706
url http://hdl.handle.net/1822/44706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201566150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133014103425024