O tempo geológico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Dorinda
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Morgado, Margarida, Monteiro, Graça, Bonito, Jorge, Medina, Jorge, Martins, Luísa, Marques, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9288
Resumo: O conceito de Tempo Geológico apresenta-se muito complexo no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências, pelo que continua a justificar a necessidade de se desenvolverem investigações que possam facilitar a sua compreensão no contexto educativo. No Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal) foi desenvolvido um projecto de investigação sobre o Tempo Geológico1 que integrou, intencionalmente, investigadores e professores dos ensinos básico e secundário. A partir do diagnóstico das concepções de alunos de 12-13 anos sobre o referido conceito, elaboraram-se materiais curriculares, subsequentemente aplicados em sala de aula a alunos do 7.º (12-13 anos) e 12.º anos de escolaridade (17-18 anos) e avaliados os seus impactos na aprendizagem. Os resultados indicam no sentido dos materiais curriculares produzidos contribuírem para uma melhor compreensão do conceito de Tempo Geológico e permitirem a integração de saberes de várias áreas disciplinares. Posteriormente, considerou-se pertinente discutir com professores dos mesmos ciclos de estudos os indicadores que foram emergindo desta investigação. Assim, em Outubro de 2011 decorrerá na Universidade de Aveiro um curso de formação de professores, no contexto do Seminário “Os tempos do mundo e o tempo geológico: das aprendizagens ao contributo para a cidadania”. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer alguns dos indícios que emergiram desta investigação, bem como apresentar o Programa de Formação, concebido numa lógica de diálogo entre investigação e práticas lectivas, intenção que radica na própria natureza da equipa envolvida no projecto.
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