Estudo comparativo luso-brasileiro sobre a avaliação do nível da cultura intra-empreendedora nas empresas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12067 |
Resumo: | A cultura intra-empreendedora é definida por Gilfford Pinchot III (1987) como a existência, dentro duma organização, dum clima favorável para a inovação. Os líderes necessitam de promover este clima, cativando todos os funcionários para que se sintam motivados a compartilhar conhecimentos, com a finalidade de gerarem novas ideias aplicáveis e aproveitáveis pela empresa nos seus produtos e/ou processos (Pinchot & Pellman, 2004). Neste estudo foi realizado uma comparação internacional entre o nível da cultura intra-empreendedora de empresas de dois países, Portugal e Brasil. Tendo sido para o efeito utilizado, um questionário e uma ferramenta validada (Hartman, 2006a), para determinar o nível da cultura intra-empreendedora nas empresas. Complementarmente, foi ainda realizada uma análise estatística com recurso ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados apresentados revelam que a amostra das empresas portuguesas apresenta um nível de cultura intra-empreendedora superior à amostra das empresas brasileiras, porém nenhuma empresa avaliada demonstra ter verdadeiramente uma cultura intra-empreendedora; ### Abstract: The intrapreneurial culture is defined by Gilfford Pinchot III (1987) as the existence of a favorable environment for innovation within an organization. Leaders should promote these conditions, so that all employees feel motivated to share their knowledge to generate new ideas usable by the company in its products and / or processes (Pinchot & Pellman, 2004). This study was based on an international comparison on the level of intrapreneurial culture from a sample of firms of these two countries, Portugal and Brazil. For this purpose it has been used a questionnaire and a validated tool (Hartman, 2006a) to determine the level of intrapreneurial culture within several companies. In addition, was also performed a statistical analysis with Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). The results reveal that the Portuguese companies sample have a higher level of intrapreneurial culture compared with the Brazilian ones. However no company rated demonstrates a truly intrapreneurial culture. |
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Estudo comparativo luso-brasileiro sobre a avaliação do nível da cultura intra-empreendedora nas empresasEmpreendedorismoEmpreendedorismo corporativoIntra-empreendedorismoCultura intra-empreendedoraGestão estratégicaEntrepreneurshipCorporate entrepreneurshipIntrapreneurshipIntrapreneurial cultureStrategic managementA cultura intra-empreendedora é definida por Gilfford Pinchot III (1987) como a existência, dentro duma organização, dum clima favorável para a inovação. Os líderes necessitam de promover este clima, cativando todos os funcionários para que se sintam motivados a compartilhar conhecimentos, com a finalidade de gerarem novas ideias aplicáveis e aproveitáveis pela empresa nos seus produtos e/ou processos (Pinchot & Pellman, 2004). Neste estudo foi realizado uma comparação internacional entre o nível da cultura intra-empreendedora de empresas de dois países, Portugal e Brasil. Tendo sido para o efeito utilizado, um questionário e uma ferramenta validada (Hartman, 2006a), para determinar o nível da cultura intra-empreendedora nas empresas. Complementarmente, foi ainda realizada uma análise estatística com recurso ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados apresentados revelam que a amostra das empresas portuguesas apresenta um nível de cultura intra-empreendedora superior à amostra das empresas brasileiras, porém nenhuma empresa avaliada demonstra ter verdadeiramente uma cultura intra-empreendedora; ### Abstract: The intrapreneurial culture is defined by Gilfford Pinchot III (1987) as the existence of a favorable environment for innovation within an organization. Leaders should promote these conditions, so that all employees feel motivated to share their knowledge to generate new ideas usable by the company in its products and / or processes (Pinchot & Pellman, 2004). This study was based on an international comparison on the level of intrapreneurial culture from a sample of firms of these two countries, Portugal and Brazil. For this purpose it has been used a questionnaire and a validated tool (Hartman, 2006a) to determine the level of intrapreneurial culture within several companies. In addition, was also performed a statistical analysis with Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). The results reveal that the Portuguese companies sample have a higher level of intrapreneurial culture compared with the Brazilian ones. However no company rated demonstrates a truly intrapreneurial culture.Universidade de Évora2014-12-29T16:38:07Z2014-12-292010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12067http://hdl.handle.net/10174/12067porDepartamento de Gestãoteses@bib.uevora.pt256Lopes, Steve Palmares Clementeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:41.102916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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