Cursos de educação e formação na escolaridade obrigatória: um caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3603 |
Resumo: | Os Cursos de Educação e Formação (CEF) inserem-se no quadro das respostas nacionais aos objectivos definidos na Estratégia Europeia (2000-2010-2020). Este quadro representa uma mudança de paradigma na educação, formação e aprendizagem ao longo da vida, cujo êxito passa do sucesso meramente escolar para a inclusão na vida activa, concretizando-se em mais e melhores empregos, e maior coesão social. Desde 2005-2006, em Portugal, os Cursos de Educação e Formação (CEF) permitem às escolas básicas a «diversificação da oferta curricular» para: favorecer o cumprimento da escolaridade obrigatória «com aproveitamento»; combater o abandono escolar e a exclusão; e facilitar o ingresso no mundo do trabalho. Pretende-se saber, a partir de um estudo de caso num agrupamento de escolas, se os CEF atingem estes três objectivos e/ou acompanham esta mudança de paradigma. |
id |
RCAP_ad0727d6f1c6cabf19485cf0efb085a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/3603 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cursos de educação e formação na escolaridade obrigatória: um casoPolítica educativaEnsino profissional - PortugalQualificação profissionalSucesso escolarOs Cursos de Educação e Formação (CEF) inserem-se no quadro das respostas nacionais aos objectivos definidos na Estratégia Europeia (2000-2010-2020). Este quadro representa uma mudança de paradigma na educação, formação e aprendizagem ao longo da vida, cujo êxito passa do sucesso meramente escolar para a inclusão na vida activa, concretizando-se em mais e melhores empregos, e maior coesão social. Desde 2005-2006, em Portugal, os Cursos de Educação e Formação (CEF) permitem às escolas básicas a «diversificação da oferta curricular» para: favorecer o cumprimento da escolaridade obrigatória «com aproveitamento»; combater o abandono escolar e a exclusão; e facilitar o ingresso no mundo do trabalho. Pretende-se saber, a partir de um estudo de caso num agrupamento de escolas, se os CEF atingem estes três objectivos e/ou acompanham esta mudança de paradigma.The Education and Training (CEF) falls within the framework of national responses to the objectives defined in the European Strategy (2000-2010-2020). This table represents a paradigm shift in education and training (lifelong learning), whose success is purely academic success for inclusion in working life, putting on more and better jobs and greater social cohesion. Since 2005-2006, in Portugal, the Education and Training Courses (CEF) allow elementary schools to "diversify the curriculum offer" to: To encourage the completion of compulsory schooling 'successfully' – to combat school dropout and exclusion and facilitating entry into the world of work. Want to learn from a case study of a cluster of schools, if the CEF achieve these three objectives and / or accompany this paradigm shift.Universidade de Aveiro2011-06-09T15:19:26Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3603porClemente, António José Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:16Zoai:ria.ua.pt:10773/3603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:46.266428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cursos de educação e formação na escolaridade obrigatória: um caso |
title |
Cursos de educação e formação na escolaridade obrigatória: um caso |
spellingShingle |
Cursos de educação e formação na escolaridade obrigatória: um caso Clemente, António José Lopes Política educativa Ensino profissional - Portugal Qualificação profissional Sucesso escolar |
title_short |
Cursos de educação e formação na escolaridade obrigatória: um caso |
title_full |
Cursos de educação e formação na escolaridade obrigatória: um caso |
title_fullStr |
Cursos de educação e formação na escolaridade obrigatória: um caso |
title_full_unstemmed |
Cursos de educação e formação na escolaridade obrigatória: um caso |
title_sort |
Cursos de educação e formação na escolaridade obrigatória: um caso |
author |
Clemente, António José Lopes |
author_facet |
Clemente, António José Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clemente, António José Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educativa Ensino profissional - Portugal Qualificação profissional Sucesso escolar |
topic |
Política educativa Ensino profissional - Portugal Qualificação profissional Sucesso escolar |
description |
Os Cursos de Educação e Formação (CEF) inserem-se no quadro das respostas nacionais aos objectivos definidos na Estratégia Europeia (2000-2010-2020). Este quadro representa uma mudança de paradigma na educação, formação e aprendizagem ao longo da vida, cujo êxito passa do sucesso meramente escolar para a inclusão na vida activa, concretizando-se em mais e melhores empregos, e maior coesão social. Desde 2005-2006, em Portugal, os Cursos de Educação e Formação (CEF) permitem às escolas básicas a «diversificação da oferta curricular» para: favorecer o cumprimento da escolaridade obrigatória «com aproveitamento»; combater o abandono escolar e a exclusão; e facilitar o ingresso no mundo do trabalho. Pretende-se saber, a partir de um estudo de caso num agrupamento de escolas, se os CEF atingem estes três objectivos e/ou acompanham esta mudança de paradigma. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-06-09T15:19:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/3603 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/3603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137466084491264 |