Cursos de educação e formação na escolaridade obrigatória: um caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, António José Lopes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3603
Resumo: Os Cursos de Educação e Formação (CEF) inserem-se no quadro das respostas nacionais aos objectivos definidos na Estratégia Europeia (2000-2010-2020). Este quadro representa uma mudança de paradigma na educação, formação e aprendizagem ao longo da vida, cujo êxito passa do sucesso meramente escolar para a inclusão na vida activa, concretizando-se em mais e melhores empregos, e maior coesão social. Desde 2005-2006, em Portugal, os Cursos de Educação e Formação (CEF) permitem às escolas básicas a «diversificação da oferta curricular» para: favorecer o cumprimento da escolaridade obrigatória «com aproveitamento»; combater o abandono escolar e a exclusão; e facilitar o ingresso no mundo do trabalho. Pretende-se saber, a partir de um estudo de caso num agrupamento de escolas, se os CEF atingem estes três objectivos e/ou acompanham esta mudança de paradigma.
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