Avaliação do retorno do investimento em formação profissional: o caso da FORINOVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julião, Sandra Isabel Pessoa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3501
Resumo: Os recursos humanos tendem a ser cada vez mais valorizados na sociedade actual, onde o conhecimento e a informação são um recurso valioso para as organizações. Actualmente o desempenho e evolução das organizações dependem em grande medida duma boa gestão dos recursos humanos e do capital intelectual. Uma questão pertinente é a forma de avaliar, para cada interveniente, o retorno dos investimentos realizados no seu desenvolvimento e formação, nomeadamente estudar formas de avaliação do investimento em formação profissional quer em termos colectivos e individuais, quer em termos de instituições. De que forma é que quem decide apostar na formação profissional pode avaliar o seu retorno, ou colocado de outro modo, quais as motivações para investir em formação, quando e de que forma é que esse investimento se irá traduzir em benefícios e em que prazo. Uma política de recursos humanos não se justifica por si mesma, mas sim pela sua contribuição para a eficiência da Organização. Não é uma actividade isolada, mas um elemento de um processo global de gestão e de qualificação dos Recursos Humanos. Estimular, manter e desenvolver as competências necessárias para o sucesso do negócio tornou-se o desafio primordial da gestão contemporânea. Cabe ao gestor dominar conceitos, modelos de acção e ferramentas que concretizem esta tarefa, criando oportunidades de aprendizagem em todos os momentos da vida organizacional. Por outro lado interessa saber como construir planos formativos com qualidade adequados às necessidades individuais e organizacionais, por forma a potenciar os resultados obtidos.
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