A prática faz o mestre : estudo do treino e integração do autocuidado na formação académica em psicologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41586 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019 |
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A prática faz o mestre : estudo do treino e integração do autocuidado na formação académica em psicologiaAutocuidadoFormação académicaBem-estar psicológicoTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019Com a crescente preocupação relativa ao autocuidado dos psicólogos, também a literatura acerca da importância da integração do autocuidado na formação académica em psicologia tem vindo a expandir-se. O presente estudo pretendeu explorar as perceções dos estudantes de psicologia acerca da ênfase dada ao autocuidado na sua formação académica, o seu envolvimento em estratégias de autocuidado, bem como a relação destes construtos com outras variáveis. Foi recolhida uma amostra total de 382 estudantes de psicologia, de licenciatura e mestrado, dividida em duas partes para a adaptação do Questionário de Ênfase no Autocuidado (n = 228) e do Questionário de Autocuidado (n = 154). As análises fatoriais realizadas revelaram que estas medidas apresentaram propriedades psicométricas pouco robustas, ausência de uma estrutura fatorial adequada, uma boa consistência interna e uma discriminação moderada dos itens. Verificou-se que o envolvimento dos alunos em estratégias de autocuidado se encontrou associado a níveis elevados de bem-estar psicológico e a níveis baixos de stress percebido. Observou-se que quanto maior a ênfase dada ao autocuidado na formação académica, maior o envolvimento dos alunos em estratégias de autocuidado. Não se observaram associações significativas entre a importância atribuída ao autocuidado e as variáveis ênfase dada ao autocuidado e envolvimento no autocuidado, bem como ausência de diferenças na ênfase dada ao auto-cuidado entre a licenciatura e o mestrado. Foram analisadas as recomendações dos alunos relativas à promoção do autocuidado no curso, que refletiram a necessidade de mudanças estruturais no curso, da implementação do ensino e treino sistemático do autocuidado e de uma mudança para uma cultura de autocuidado.With the growing concern about psychologists’ self-care, the literature on the importance of integrating self-care into academic psychology training has also been expanding. The present study aimed to explore psychology students’ perceptions about the self-care emphasis in their graduate programs, their use of self-care strategies, as well as the association between these constructs and other variables. A total sample of 382 bachelor and master psychology students was collected and separated into two parts for the adaptation of the Self-Care Emphasis Questionnaire (n = 228) and the Self-Care Questionnaire (n = 154). The exploratory factor analysis revealed that these measures showed poor psychometric properties, a lack of an adequate factor structure, a good internal consistency and a mild item discrimination. It was observed that the students’ use of self-care strategies was related to higher levels of psychological well-being and lower levels of perceived stress. It was found that the higher the self-care emphasis in graduate programs, the higher it was the students’ use of self-care strategies. There were no significant associations between students’ perceived self-care importance and the variables perceived program’s self-care emphasis and self-care use, as well as the lack of differences in perceived program’s self-care emphasis between bachelor’s and master’s degree. The students’ recommendations for the promotion of self care in their programs reflected the need of programs’ structural changes, of systematic education and training in self-care and of a shift to a self-care culture.Silva, Ana Catarina Nunes daRepositório da Universidade de LisboaMontenegro, Ana Raquel Antunes2020-02-04T15:16:02Z20192019-10-022019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41586TID:202465462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:49.575208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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