Alunos sem medo de falar: a interação oral na aula de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45217 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
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Alunos sem medo de falar: a interação oral na aula de língua estrangeiraFearless speaking students: oral interaction in second language classroomInteração oralLíngua estrangeiraLíngua maternaOral interactionForeign languagesMother tongueCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório de estágio insere-se na realização do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e tem como objetivo central o desenvolvimento da Interação Oral (IO) na aula de Língua Estrangeira (LE) através de materiais motivadores para os alunos. A principal finalidade é que os alunos percam o medo de falar na LE. Este estágio realizou-se numa escola semiprivada, numa turma do 8º ano de escolaridade a Inglês e uma turma do 11º ano do ensino secundário a Espanhol, ambas no nível A2 de iniciação. Devido à desvalorização da competência oral existente em termos avaliativos na escola e a sobrevalorização da competência linguística dos alunos, escolhi como tema do projeto de intervenção a IO, a fim de colmatar esta lacuna que tinha vindo a observar – o facto de os alunos estarem despreparados quanto ao uso da LE para fins comunicativos e, consequentemente, o uso excessivo da Língua Materna (LM) para interagirem e participarem na sala de aula. Os principais objetivos deste projeto foram: 1. Caraterizar o perfil dos alunos como aprendentes; 2. Diagnosticar as dificuldades dos alunos na IO; 3. Promover a autonomia do aluno através de atividades motivadoras de IO na sala de aula; 4. Fomentar a reflexão sobre a IO como um processo autorregulado; 5. Avaliar o impacto e o resultado das atividades de IO propostas aos alunos. Para o efeito, após a delineação dos principais objetivos para a intervenção pedagógica passei às estratégias a implementar no grupo-alvo. Para isto foi necessária uma escolha meticulosa de materiais que vão ao encontro dos interesses dos alunos, tornando-os agentes ativos e interativos em sala de aula. Foi, igualmente, realizada uma investigação-ação, através de instrumentos como questionários, observações, reflexões e grelhas de observação que foram desenvolvidos em função dos objetivos supramencionados. Este processo de investigação-ação procurou levar a dinâmica social que os alunos têm fora da sala de aula para a mesma – através do trabalho cooperativo e reflexivo. Foi sempre pedido aos alunos para refletirem sobre o que aprenderam, desenvolvendo assim a sua autonomia e capacitando-os de conseguirem identificar as suas dificuldades.This report is carried out within the scope of the Master´s degree in English and Spanish Teaching in Basic and Secondary Education. The main objective was to develop Oral Interaction (OI) in second language learning through motivating materials. The main focus is to foster speaking skills in Foreign Language (FL) students. The Practicum was carried in a semi-private school in an 8th grade English class and in an 11th grade Spanish class, both in A2 initiating learning level. Due to the fact that, in this school, oral skills were undervalued in assessment, and, students’ linguistic skills were overvalued, I’ve chosen OI as my project’s theme in order to counteract this deficiency that I’d been observing – the fact that students are not well prepared regarding the use of the FL to communicate and, consequently, the excessive use of their mother tongue (MT) to interact and to participate in the classroom. The main objectives of the project were: 1.To characterize the students’ profile as learners; 2. To diagnose the students’ difficulties regarding oral interaction; 3. To promote students’ autonomy through motivating oral interaction activities; 4. To encourage reflection on the OI as a self-regulated process and 5. To evaluate the impact and the result of the oral interaction activities developed with students. After delineating the main goals for my educational intervention I implemented several strategies in both classes. To meet the students’ interests a meticulous choice of materials and themes was required in order to make them active and interactive agents in the classroom. At the same time, an action research methodology was developed through questionnaires, observations, reflections, and observation grids to meet the goals above. This action research process aimed at taking the students’ social dynamics that outside of the classroom into the classroom – through cooperative and reflective work. Students were often asked to reflect on what they had learnt, thus developing their autonomy and making them capable to identify their own difficulties.Moreira, Maria AlfredoDono López, PedroUniversidade do MinhoBarbosa, Martina Sofia Carvalho2017-01-262017-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45217por201648156info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:56.474838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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