Utilização de um modelo de Kano para a melhoria de qualidade no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Mariana Reis Mano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31315
Resumo: A melhoria e otimização do ensino é algo que todas as universidades procuram e pretendem atingir. Esta dissertação está inserida no projeto E3@UA -"Excelência do Ensino em Engenharia na Universidade de Aveiro", que através da caracterização do perfil do docente pretende melhorar o ensino em engenharia. Numa primeira fase, docentes e estudantes participaram no projeto através de vários contactos. Alguns dos contactos foram feitos de forma presencial para a discussão da temática. Para além disso, foi feito o preenchimento de um inquerito, que foi utilizado para selecionar várias características que cada grupo considera importante para o perfil dos docentes. Consideraram-se três eixos basilares do perfil do docente, o aspeto pessoal, o institucional e o exterior. Sendo a ligação ao exterior um dos eixos do perfil do docente era importante trazê-lo para a discussão. Esta dissertação envolveu empresas e indústrias no projeto com o objetivo de comparar os resultados das mesmas com os dos estudantes e dos docentes, de forma a obter uma caracterização mais detalhada do perfil do docente. A análise dos resultados no projeto E3@UA foi feita através de uma ferramenta denominada de Higher Education Assessment Tool (HEAT) que utiliza o modelo de Kano para avaliar a satisfação em relação ao papel do docente e ao ensino. A abordagem feita às empresas ocorreu de duas formas distintas e em dois grupos. Num primeiro grupo houve uma abordagem pessoal e no segundo grupo foi apenas via e-mail. Do contacto pessoal saiu uma grande vontade, por parte das empresas, em colaborarem mais ativamente na preparação dos futuros engenheiros. Ao longo desta dissertação foram analisados os alinhamentos e os desalinhamentos entre docentes, estudantes e empresas e em que situações é que existia concordância ou discórdia entre os três grupos.
id RCAP_ad26397741cf08d78c616556f51182d6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31315
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de um modelo de Kano para a melhoria de qualidade no ensino superiorEnsino em engenhariaModelo HEATQualidade reconhecidaPerfil de um docente do ensino superiorModelo de KanoA melhoria e otimização do ensino é algo que todas as universidades procuram e pretendem atingir. Esta dissertação está inserida no projeto E3@UA -"Excelência do Ensino em Engenharia na Universidade de Aveiro", que através da caracterização do perfil do docente pretende melhorar o ensino em engenharia. Numa primeira fase, docentes e estudantes participaram no projeto através de vários contactos. Alguns dos contactos foram feitos de forma presencial para a discussão da temática. Para além disso, foi feito o preenchimento de um inquerito, que foi utilizado para selecionar várias características que cada grupo considera importante para o perfil dos docentes. Consideraram-se três eixos basilares do perfil do docente, o aspeto pessoal, o institucional e o exterior. Sendo a ligação ao exterior um dos eixos do perfil do docente era importante trazê-lo para a discussão. Esta dissertação envolveu empresas e indústrias no projeto com o objetivo de comparar os resultados das mesmas com os dos estudantes e dos docentes, de forma a obter uma caracterização mais detalhada do perfil do docente. A análise dos resultados no projeto E3@UA foi feita através de uma ferramenta denominada de Higher Education Assessment Tool (HEAT) que utiliza o modelo de Kano para avaliar a satisfação em relação ao papel do docente e ao ensino. A abordagem feita às empresas ocorreu de duas formas distintas e em dois grupos. Num primeiro grupo houve uma abordagem pessoal e no segundo grupo foi apenas via e-mail. Do contacto pessoal saiu uma grande vontade, por parte das empresas, em colaborarem mais ativamente na preparação dos futuros engenheiros. Ao longo desta dissertação foram analisados os alinhamentos e os desalinhamentos entre docentes, estudantes e empresas e em que situações é que existia concordância ou discórdia entre os três grupos.The improvement and optimization of education is something that all universities look for and want to achieve. This dissertation is inserted in a project called E3@UA - "Excelência do Ensino em Engenharia na Universidade de Aveiro"which, through the characterization of teacher’s profile, aims to improve engineering teaching. In the first phase, teachers and students participated in this project through several contacts. Some of these contacts were made in person to discuss the topic. Besides that, a survey was conducted to select the characteristics that each group considers important for teacher’s profile. Three basic axes of the teacher’s profile were considered, the personal, institutional, and the outside. Since the connection with the outside was one of the axes of the teacher’s profile, it was important bring it to the discussion. This dissertation involved companies and industries in the project to compare their results with the teacher’s and student’s results in order to obtain a more detailed characterization of teacher’s profile. The analysis of E3@UA project results was made through a tool named Higher Education Assessment Tool (HEAT) that uses the Kano model to evaluate the satisfaction related to the role of the teacher and the teaching itself. The approach to the companies was made in two distinct ways and into two groups. In the first group, the approach was personal while in the second, it was only by e-mail. In the personal meeting, companies demonstrated a great willingness to collaborate more actively in the preparation of the future engineers. Throughout this dissertation, some alignments and misalignments were analysed between teachers, students and the companies as well as the situations where there is total agreement or disagreement between all them.2021-08-10T00:00:00Z2020-07-29T00:00:00Z2020-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31315porNunes, Mariana Reis Manoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:00:26Zoai:ria.ua.pt:10773/31315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:13.316043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de um modelo de Kano para a melhoria de qualidade no ensino superior
title Utilização de um modelo de Kano para a melhoria de qualidade no ensino superior
spellingShingle Utilização de um modelo de Kano para a melhoria de qualidade no ensino superior
Nunes, Mariana Reis Mano
Ensino em engenharia
Modelo HEAT
Qualidade reconhecida
Perfil de um docente do ensino superior
Modelo de Kano
title_short Utilização de um modelo de Kano para a melhoria de qualidade no ensino superior
title_full Utilização de um modelo de Kano para a melhoria de qualidade no ensino superior
title_fullStr Utilização de um modelo de Kano para a melhoria de qualidade no ensino superior
title_full_unstemmed Utilização de um modelo de Kano para a melhoria de qualidade no ensino superior
title_sort Utilização de um modelo de Kano para a melhoria de qualidade no ensino superior
author Nunes, Mariana Reis Mano
author_facet Nunes, Mariana Reis Mano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Mariana Reis Mano
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino em engenharia
Modelo HEAT
Qualidade reconhecida
Perfil de um docente do ensino superior
Modelo de Kano
topic Ensino em engenharia
Modelo HEAT
Qualidade reconhecida
Perfil de um docente do ensino superior
Modelo de Kano
description A melhoria e otimização do ensino é algo que todas as universidades procuram e pretendem atingir. Esta dissertação está inserida no projeto E3@UA -"Excelência do Ensino em Engenharia na Universidade de Aveiro", que através da caracterização do perfil do docente pretende melhorar o ensino em engenharia. Numa primeira fase, docentes e estudantes participaram no projeto através de vários contactos. Alguns dos contactos foram feitos de forma presencial para a discussão da temática. Para além disso, foi feito o preenchimento de um inquerito, que foi utilizado para selecionar várias características que cada grupo considera importante para o perfil dos docentes. Consideraram-se três eixos basilares do perfil do docente, o aspeto pessoal, o institucional e o exterior. Sendo a ligação ao exterior um dos eixos do perfil do docente era importante trazê-lo para a discussão. Esta dissertação envolveu empresas e indústrias no projeto com o objetivo de comparar os resultados das mesmas com os dos estudantes e dos docentes, de forma a obter uma caracterização mais detalhada do perfil do docente. A análise dos resultados no projeto E3@UA foi feita através de uma ferramenta denominada de Higher Education Assessment Tool (HEAT) que utiliza o modelo de Kano para avaliar a satisfação em relação ao papel do docente e ao ensino. A abordagem feita às empresas ocorreu de duas formas distintas e em dois grupos. Num primeiro grupo houve uma abordagem pessoal e no segundo grupo foi apenas via e-mail. Do contacto pessoal saiu uma grande vontade, por parte das empresas, em colaborarem mais ativamente na preparação dos futuros engenheiros. Ao longo desta dissertação foram analisados os alinhamentos e os desalinhamentos entre docentes, estudantes e empresas e em que situações é que existia concordância ou discórdia entre os três grupos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29T00:00:00Z
2020-07-29
2021-08-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31315
url http://hdl.handle.net/10773/31315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137687640211456