Estudo de viabilidade de desenvolvimento de um demonstrador de realidade virtual para implementação de treino aeronáutico das inspeções pré-voo da aeronave A-29 Super Tucano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Afonso Miguel Marques de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11675
Resumo: Com a constante evolução da tecnologia, torna-se nossa obrigação renovar os nossos métodos e aproveitar ao máximo todas as possibilidades que temos disponíveis, de modo a melhorarmos a nossa eficiência e capacidade individual e coletiva. A formação e treino de pilotos é uma área que deve fazer uso de novas tecnologias para diminuir o tempo de formação e o custo de treino, sem a necessidade de sacrificar a sua qualidade. A Realidade Virtual (RV), sendo uma tecnologia que permite a imersão de um indivíduo num ambiente virtual e a sua interação com este, pode ser utilizada como um novo método de formação e treino de pilotos mais individualizado e adaptável às capacidades de cada aluno. No âmbito deste trabalho, foi desenvolvido um demonstrador, tanto em 3D como em RV, para o treino de procedimentos de pré-inspeção do Embraer A-29 Super Tucano, com o intuito de determinar se esta solução constitui um método de formação e treino com potencial para substituir ou complementar o método tradicional, que consiste em estudo do manual, aprendizagem em Computer Based Training (CBT)’s e treino em ambiente real quando os recursos necessários se apresentam disponíveis. Conclui-se que tanto o modo 3D como a RV constituem boas ferramentas para a aprendizagem e treino dos procedimentos, embora cada modo tenha os seus pontos fortes e fracos. O modo 3D destaca-se pela sua facilidade de uso em realizar os procedimentos de forma sequencial como estão no manual de voo, constituindo uma excelente ferramenta de aprendizagem com potencial para substituir o estudo por manual e complementar os CBT’s e treino em aeronave real. A realidade virtual destaca-se pela sua elevada imersão e, embora não seja tão compatível com a realização de tarefas em modo sequencial fixo, demonstra bastante potencial no que toca a exploração livre da aeronave e ambiente virtual, bem para propósitos de simulação de voo. Aliando a imersão visual que a RV oferece com controlos físicos da aeronave, obtemse uma excelente plataforma de treino que complemente o treino em Full Flight Simulator (FFS)’s e em aeronave. Ambas as ferrramentas são de baixo custo relativamente aos métodos que se propõe a complementar, especialmente o simulador em RV, podendo assim serem adquiridas mais unidades, o que permite o treino simultâneo de vários alunos. A disponibilidade destas ferramentas é permanente, o que permite uma frequência de treino muito mais elevada do que seria com os métodos tradicionais, devido à minimização de complicações logísticas comparado com os FFS’s e aeronave real. Sendo soluções maioritariamente baseadas em software, torna-se possível guardar e analisar o desempenho individual de cada aluno para avaliações posteriores, bem como adicionar mais funcionalidades e módulos ao programa. Além disso, estas tecnologias são bastante apelativas, o que resulta num maior interesse e esforço por parte do aluno. Em suma, a realidade virtual é uma tecnologia que pode e deve ser aproveitada para reforçar e complementar a formação e treino de pilotos, tanto para a realização de procedimentos de pré-inspeção como para simulação de voo.
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No âmbito deste trabalho, foi desenvolvido um demonstrador, tanto em 3D como em RV, para o treino de procedimentos de pré-inspeção do Embraer A-29 Super Tucano, com o intuito de determinar se esta solução constitui um método de formação e treino com potencial para substituir ou complementar o método tradicional, que consiste em estudo do manual, aprendizagem em Computer Based Training (CBT)’s e treino em ambiente real quando os recursos necessários se apresentam disponíveis. Conclui-se que tanto o modo 3D como a RV constituem boas ferramentas para a aprendizagem e treino dos procedimentos, embora cada modo tenha os seus pontos fortes e fracos. O modo 3D destaca-se pela sua facilidade de uso em realizar os procedimentos de forma sequencial como estão no manual de voo, constituindo uma excelente ferramenta de aprendizagem com potencial para substituir o estudo por manual e complementar os CBT’s e treino em aeronave real. A realidade virtual destaca-se pela sua elevada imersão e, embora não seja tão compatível com a realização de tarefas em modo sequencial fixo, demonstra bastante potencial no que toca a exploração livre da aeronave e ambiente virtual, bem para propósitos de simulação de voo. Aliando a imersão visual que a RV oferece com controlos físicos da aeronave, obtemse uma excelente plataforma de treino que complemente o treino em Full Flight Simulator (FFS)’s e em aeronave. Ambas as ferrramentas são de baixo custo relativamente aos métodos que se propõe a complementar, especialmente o simulador em RV, podendo assim serem adquiridas mais unidades, o que permite o treino simultâneo de vários alunos. A disponibilidade destas ferramentas é permanente, o que permite uma frequência de treino muito mais elevada do que seria com os métodos tradicionais, devido à minimização de complicações logísticas comparado com os FFS’s e aeronave real. Sendo soluções maioritariamente baseadas em software, torna-se possível guardar e analisar o desempenho individual de cada aluno para avaliações posteriores, bem como adicionar mais funcionalidades e módulos ao programa. Além disso, estas tecnologias são bastante apelativas, o que resulta num maior interesse e esforço por parte do aluno. Em suma, a realidade virtual é uma tecnologia que pode e deve ser aproveitada para reforçar e complementar a formação e treino de pilotos, tanto para a realização de procedimentos de pré-inspeção como para simulação de voo.As technology evolves, it is our obligation to renew our methods and take advantage of all the possibilities we have available in order to improve our efficiency and elevate ourselves individually and collectively. Pilot training is an area that ought to make use of new technologies to reduce total training time and cost, without having to sacrifice its quality. Virtual Reality (VR), being a technology that has the ability to immerse an individual in a virtual environment and allow this individual to interact with its surroundings, can be used as a new learning and training method that is more tailored and adaptable to each student. For this dissertation, a simulator was developed, both in 3D and in VR, for the training of preinspection procedures of the Embraer A-29 Super Tucano, in order to ascertain if this type of solution and training method has potential to replace or complement the traditional pilot training method, which consists of studying through the manual, learning through Computer Based Training (CBT) software and practicing in real environments when the necessary resources are available. Both 3D and VR revealed to be good tools for learning and training pre-inspection procedures, albeit each with its strengths and weaknesses. The simulator in 3D stands out for its ease of use in performing the procedures in a sequential manner as they are in the flight manual, making it an excellent tool for learning, with potential to replace studying through the manual and to complement the CBT’s and real aircraft training. Virtual reality stands out for its high level of immersion, and, although not being as suited to performing the procedures in a sequential way, it has a lot of potential when it comes to free exploration of the virtual environment and the aircraft, as well as flight simulation. By combining VR’s visual immersion with physical aircraft controls, we get an excellent training platform which complements training in Full Flight Simulators (FFS)’s and real aircraft. Both tools are relatively low cost compared to the methods they propose to complement, especially the VR simulator, which can result in the acquisition of more training units, allowing simultaneous training of several students. These tools are permanently available, which allows a higher frequency of training than what is possible with the traditional methods, due to less logistical constraints when compared with training in FFS’s and real aircraft. Being mostly software based tools, it becomes possible to save and analyze the individual performance of each student for further evaluations and to add more features and training modules. Besides, these technologies are very appealing, resulting in a larger interest and effort from the To sum up, virtual reality is a technology that can and should be used to reinforce and complement pilot training, both for pre-inspection procedures and flight simulation.Saúde, José Manuel Mota Lourenço daTeixeira, LuísuBibliorumCarvalho, Afonso Miguel Marques de2022-01-12T15:15:30Z2021-07-152021-05-062021-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11675TID:202847209porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:24.538235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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