O jogo e a relação com a matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino, Ana Isabel Unguento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11126
Resumo: O presente trabalho decorre de um projeto desenvolvido, durante três meses, no âmbito da unidade curricular Estágio III, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O seu objetivo é compreender potencialidades dos jogos no contexto da aprendizagem da Matemática. Neste âmbito, defini as seguintes questões: como se relacionam os alunos com a Matemática? Como experienciam a exploração de jogos quando trabalham em Matemática? No enquadramento teórico centro-me, em primeiro lugar, em aspetos gerais relacionados com o ensino e a aprendizagem da Matemática. Em segundo lugar, foco-me nos jogos no ensino e aprendizagem da Matemática, abordando o significado de jogo, tipos de jogos, relações entre o jogo e a atividade Matemática e potencialidades dos jogos para a aprendizagem da Matemática. Quanto à metodologia, o estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa de investigação e constitui uma investigação sobre a prática. Neste contexto, concebi e concretizei uma intervenção pedagógica durante a qual alunos do 4º ano de escolaridade exploraram jogos de diversos tipos. Todos os jogos escolhidos tinham a intenção de despertar o interesse dos alunos para aprender Matemática e estavam relacionados com o tema Números e Operações. Os dados empíricos foram recolhidos através da observação participante e da recolha documental. Estes dados foram posteriormente objeto de análise de conteúdo orientada por categorias temáticas. Os resultados da investigação revelam que alguns alunos gostam de Matemática, mas que a maioria não se sente à vontade com esta disciplina, nomeadamente devido a dificuldades que experienciam. A referência a dificuldades é feita, também, por alunos que dizem gostar de Matemática. Os jogos foram encarados pelos alunos como um desafio e em qualquer momento de jogo (no início, no meio ou no fim), maioritariamente, referiram sentir-se contentes ou fascinados.
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