Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alda
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Miranda, Branca, Oliveira, Isolina, Bastos, Glória, Mota, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/148
Resumo: A tendência mais generalizada na modalidade de ensino a distância tem-se pautado por abordagens estruturadas, com base em materiais que são disponibilizados aos estudantes. A estes é pedido que aprofundem os conteúdos predefinidos, sob a forma de auto-aprendizagem. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer uma abordagem em regime de seminário aberto, a distância, não centrada nos conteúdos e que visa o desenvolvimento reflexivo de profissionais. Descreve-se de forma sucinta o objectivo desta abordagem e são apresentados resultados no que respeita à percepção dos estudantes quanto à sua evolução e quanto ao seu grau de satisfação quando é feita a comparação com abordagens mais tradicionais.
id RCAP_ad50b1b39111c9c0acbf0e8dac3efcb6
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professoresEnsino a distânciaFormação de professoresSemináriosA tendência mais generalizada na modalidade de ensino a distância tem-se pautado por abordagens estruturadas, com base em materiais que são disponibilizados aos estudantes. A estes é pedido que aprofundem os conteúdos predefinidos, sob a forma de auto-aprendizagem. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer uma abordagem em regime de seminário aberto, a distância, não centrada nos conteúdos e que visa o desenvolvimento reflexivo de profissionais. Descreve-se de forma sucinta o objectivo desta abordagem e são apresentados resultados no que respeita à percepção dos estudantes quanto à sua evolução e quanto ao seu grau de satisfação quando é feita a comparação com abordagens mais tradicionais.Universidade AbertaRepositório AbertoPereira, AldaMiranda, BrancaOliveira, IsolinaBastos, GlóriaMota, José2008-12-05T16:09:26Z2003-122003-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/148porPereira, Alda; et al. - Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 1 (Dez. 2003), p. 53-630872-0738info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T01:47:17Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:43.546560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores
title Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores
spellingShingle Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores
Pereira, Alda
Ensino a distância
Formação de professores
Seminários
title_short Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores
title_full Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores
title_fullStr Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores
title_full_unstemmed Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores
title_sort Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores
author Pereira, Alda
author_facet Pereira, Alda
Miranda, Branca
Oliveira, Isolina
Bastos, Glória
Mota, José
author_role author
author2 Miranda, Branca
Oliveira, Isolina
Bastos, Glória
Mota, José
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alda
Miranda, Branca
Oliveira, Isolina
Bastos, Glória
Mota, José
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Formação de professores
Seminários
topic Ensino a distância
Formação de professores
Seminários
description A tendência mais generalizada na modalidade de ensino a distância tem-se pautado por abordagens estruturadas, com base em materiais que são disponibilizados aos estudantes. A estes é pedido que aprofundem os conteúdos predefinidos, sob a forma de auto-aprendizagem. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer uma abordagem em regime de seminário aberto, a distância, não centrada nos conteúdos e que visa o desenvolvimento reflexivo de profissionais. Descreve-se de forma sucinta o objectivo desta abordagem e são apresentados resultados no que respeita à percepção dos estudantes quanto à sua evolução e quanto ao seu grau de satisfação quando é feita a comparação com abordagens mais tradicionais.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12
2003-12-01T00:00:00Z
2008-12-05T16:09:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/148
url http://hdl.handle.net/10400.2/148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Alda; et al. - Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 1 (Dez. 2003), p. 53-63
0872-0738
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551557128880128