Factores que influenciam a escolha das disciplinas de física e de química : um estudo de caso no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Catarina Alexandra Santos Azevedo, 1979-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2564
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_ad514130eb1c49141984433fdaec4e82
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2564
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Factores que influenciam a escolha das disciplinas de física e de química : um estudo de caso no ensino secundárioDidáctica das ciênciasEnsino da físicaEnsino da químicaTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Este estudo tem por finalidade descobrir alguns factores que possam cativar os alunos nas escolas para o estudo da Física e da Química no ensino secundário. Um estudo de caso foi efectuado em duas escolas secundárias, do Concelho de Sintra. Os participantes do estudo foram os professores do grupo de Física e Química dessas escolas e os alunos que pertenciam a três turmas do Curso de Ciências e Tecnologias de cada uma das escolas. Os dados foram recolhidos através das técnicas de questionamento, análise documental e observação directa, tendo recorrido a questionários desenvolvidos no contexto da investigação, aos documentos das escolas e a notas de campo. Os dados foram analisados recorrendo a análise de conteúdo e a estatística descritiva e comparativa. O estudo permitiu a reflexão sobre alguns dos factores que podem ser geradores da escolha das disciplinas de Física e Química. Foram analisados factores essencialmente do âmbito das práticas lectivas dos professores, da cultura da escola e da matriz curricular. Verificou-se existirem práticas de ensino-aprendizagem que podem gerar mais interesse nos alunos, como por exemplo: resolução de problemas, trabalhos práticos de cariz mais aberto, trabalho experimental, trabalho laboratorial e o recurso às novas tecnologias. As escolas devem promover uma cultura científica mais acentuada, melhorar os laboratórios e promover actividades extracurriculares relacionadas com a Física e a Química se pretendem promover estas disciplinas. Parte dos alunos optam pelas disciplinas que apresentem maior facilidade e maior possibilidade de obter bons resultados, em detrimento de algumas disciplinas essenciais na sua formação ou progressão de estudos. Assim, conjuntamente com a definição pelas Universidades e Institutos do Ensino Superior dos pré-requisitos para ingresso em cada curso superior, as disciplinas na Matriz Curricular do Ensino Secundário para cada área de estudos devem ser repensadas quanto à sua natureza e carácter de obrigatoriedade.This research aims to find out some factors that can attract students to study Physics and Chemistry in secondary schools. A case study was conducted in two secondary schools, in the Municipality of Sintra. The study participants were Physics and Chemistry teachers of those schools and the students pertaining to three classes of the Science and Technology Course of each school. Data were collected through questioning, document analysis and observation, using questionnaires developed for the study, documents of the schools and field notes. Data analysis was done through content analysis and descriptive and comparative statistics. The study generated reflection about some of the factors responsible for the choice of Physics and Chemistry subjects, namely factors related with the teachers’ practices in the classrooms, the School Culture and the Curriculum. The study showed that there are teaching and learning practices that can generate more interest in students, such as: problem solving, more open practical work, experimental work, laboratory work and the use of new technologies. Schools must promote a stronger scientific culture, improve laboratories and promote extracurricular activities related to Physics and Chemistry. A part of the students chose subjects with the greatest easiness and more likely to get good results, at the expense of some core subjects in their formation or progression of studies. Therefore, according to each field of studies and in agreement with the Universities and Institutes of Higher Education, the curriculum of secondary education should be redefined in order to rethink the type and compulsory nature of each subject.Oliveira, Maurícia Maria Marques Mano de, 1951-Repositório da Universidade de LisboaRamos, Catarina Alexandra Santos Azevedo, 1979-2011-02-23T10:46:44Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:55.514250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Factores que influenciam a escolha das disciplinas de física e de química : um estudo de caso no ensino secundário
title Factores que influenciam a escolha das disciplinas de física e de química : um estudo de caso no ensino secundário
spellingShingle Factores que influenciam a escolha das disciplinas de física e de química : um estudo de caso no ensino secundário
Ramos, Catarina Alexandra Santos Azevedo, 1979-
Didáctica das ciências
Ensino da física
Ensino da química
Teses de mestrado - 2010
title_short Factores que influenciam a escolha das disciplinas de física e de química : um estudo de caso no ensino secundário
title_full Factores que influenciam a escolha das disciplinas de física e de química : um estudo de caso no ensino secundário
title_fullStr Factores que influenciam a escolha das disciplinas de física e de química : um estudo de caso no ensino secundário
title_full_unstemmed Factores que influenciam a escolha das disciplinas de física e de química : um estudo de caso no ensino secundário
title_sort Factores que influenciam a escolha das disciplinas de física e de química : um estudo de caso no ensino secundário
author Ramos, Catarina Alexandra Santos Azevedo, 1979-
author_facet Ramos, Catarina Alexandra Santos Azevedo, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Maurícia Maria Marques Mano de, 1951-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Catarina Alexandra Santos Azevedo, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Didáctica das ciências
Ensino da física
Ensino da química
Teses de mestrado - 2010
topic Didáctica das ciências
Ensino da física
Ensino da química
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-23T10:46:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2564
url http://hdl.handle.net/10451/2564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134173033660416