As práticas de investigação com alunos de 10º ano de escolaridade : um contributo para a aprendizagem em Biologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2541 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
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As práticas de investigação com alunos de 10º ano de escolaridade : um contributo para a aprendizagem em BiologiaDidáctica das ciênciasEnsino da biologiaTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010O actual enquadramento legal curricular que está na base dos novos programas para o ensino da Ciência dá relevância à componente prático - experimental tornando-a parte integrante e fundamental do processo de ensino e aprendizagem, numa perspectiva construtivista da aprendizagem. A utilização de práticas de investigação, com base em situações problema, proporciona aos alunos uma compreensão dos procedimentos e estratégias de investigação científica, bem como uma compreensão dos conceitos científicos. Este estudo envolveu 23 alunos do 10.º ano de escolaridade na realização de actividades de investigação em Biologia e pretendeu responder às seguintes questões de investigação: Qual a influência das práticas de investigação para a aprendizagem em Ciência? Qual a relação das práticas de investigação e a motivação dos alunos para a aprendizagem de Biologia? Como é que as práticas de investigação promovem o desenvolvimento das competências preconizadas no currículo? e Quais as potencialidades das práticas de investigação no desenvolvimento do pensamento científico? A metodologia seguida neste estudo teve por base o paradigma de métodos mistos, utilizando-se um desenho quasi-experimental, de um só grupo simples com pré-teste e pós-teste, sem grupo de controlo. Os resultados do estudo indicaram que, os alunos foram motivados para a aprendizagem em Biologia, desenvolvendo expectativas positivas quanto às suas capacidades de realizar as acções propostas; através das práticas laboratoriais/experimentais implementadas, em grupo, foram desenvolvidas competências dos três domínios preconizados no programa da disciplina em causa. Verificou-se que as práticas de investigação com base na resolução de problemas, obrigaram os alunos a raciocinarem sobre conteúdos que lhes exigiram um pensamento com um grau de abstracção crescente. Contudo, os resultados apontaram que ainda subsistiram dificuldades que comprometem o desenvolvimento do pensamento abstracto, fundamental para o desenvolvimento do pensamento científico. Tendo em conta estes resultados, concluiu-se que a realização de práticas de investigação contribuiu para influenciar positivamente a aprendizagem em Ciência dos alunos envolvidos no estudo.The current legal guidelines that serve as the foundation to the new Science Curricula emphasise the practical-experimental component through making it a fundamental part in the learning and teaching process within a constructive approach to learning. The learning method based on problem solving allows the students to better comprehend the procedures and strategies inherent to a scientific investigation as well as a better understanding of the scientific concepts. This study involved 23 students from the 10th grade in the realization of several scientific experiments in Biology and pretended to answer the following research‟s questions: What is the influence of the practice of investigation to the learning in Science? What is the relation between the practice of investigation to the students‟ learning motivation? How does the practice of investigation promote the curriculum‟s advocated skills? and what is the potential of the practice of investigation in the development of the scientific thinking? The methodology followed in this study is based on the paradigm of mixed methods, which consists in a quasi-experimental design of a simple group with pre and post-tests, without a control group. The study shows that the students were motivated for the learning in Biology developing positive expectations about their abilities to develop the requested actions; through the experimental/laboratorial in-group actions implemented, were developed skills in the three areas of the advocated curriculum for the discipline. It was shown that the practice of investigation obliged the students to a higher abstraction level of thinking. However, the results had shown that there are still some difficulties, which compromised the abstract thinking, which is an imperative component in the scientific thinking. Based on the results, it was possible to conclude that the practice of investigation contributed to influence positively the learning in Science of the students included in the group.Carvalho, Carolina, 1960-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Alice Mariete Inglés Fernandes de Oliveira, 1958-2011-02-21T11:52:40Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:03:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:03:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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